Goma Guar é um composto extraído da goma oriunda de plantas nativas da Ásia, age normalizando a função intestinal, evitando a absorção de agua no intestino, além disso promove uma sensação de saciedade, reduzindo o apetite.
Quando consumida em excesso, a goma guar pode causar alguns efeitos colaterais como gases, cólicas, obstrução intestinal, náuseas, barriga inchada e diarreia. Além disso, consumir goma guar e beber pouca água pode provocar engasgos, prisão de ventre.
A goma guar é uma fibra obtida da semente da Cyamopsis tetragonolobus ou da Cyamopsis psoraloides, sendo nativa da índia e também cultivada no Paquistão. Essa fibra apresenta diversas finalidades sendo utilizada para melhorar a função intestinal, auxilia na manutenção do colesterol, diabetes e na obesidade.
Chlorella ou Clorela e SPIRULINA, o que é e quais os seus benefícios para saúde | Dr Lair Ribeiro
Como age a goma guar?
A Goma Guar ajuda a manter a textura dos alimentos mesmo após o congelamento. Quando o alimento é congelado, a água se transforma em cristais de gelo, e após o descongelamento a textura perde sua consistência.
Cada dose da Goma Guar, deve ser dispersa em 150 ml de água gelada. Utilizada como espessante na concentração de 0,02 a 1,00%. http://www.insumos.com.br/aditivos_e_ingredientes/materias/297.pdf acesso em 28/11/2015.
SUBSTITUIR A "GOMA GUAR " OU "GOMA XANTANA" indicado nas receitas americanas e canadenses por "misturar 1 colher de sopa de "fécula de Mandioca "em 1/2 copo de água e ferver . o resultado será uma espécie de goma de coloração transparente.
Tendo em vista os efeitos fisiológicos desempenhados pelas fibras no organismo e a escassez de produtos acrescidos em fibras solúveis, foi adicionado no doce cremoso de goiaba goma guar, como opção de consumo para indivíduos sadios e diabéticos.
As gomas são utilizadas comercial- mente nos mais diversos setores indus- triais, sendo indispensáveis na produção de diversos produtos alimentícios, pois contribuem para o espessamento, geli- ficação, estabilização, suspensão e for- mação de filme, além de atuarem como agentes auxiliares de processamento.
7.2 - Condições de armazenamento seguro, incluindo qualquer incompatibilidade: Manter as embalagens bem fechadas, local seco e limpo. Temperatura ambiente.
A goma guar é um polissacarídeo que, em contato com água, forma um gel altamente viscoso e é por isso que é usada pela indústria alimentícia como espessante, geleificante, emulsificante e estabilizante.
Pela propriedade de formar gel, o Glucomannan promove uma absorção de gorduras reduzindo as taxas de colesterol e triglicerídeos. Fato constatado através de ensaios clínicos. A Goma Guar é eficiente na promoção do emagrecimento saudável e combate da obesidade, pois é rica em fibras e promove a sensação de saciedade.
Pela alta quantidade de fibras contidas nas gomas xantana e guar, o seu consumo auxilia no bom funcionamento intestinal, ajuda a controlar o colesterol e a diabetes reduzindo a velocidade da absorção do açúcar no sangue. Para pessoas com doenças celíacas é uma excelente opção por não conter glúten.
Qual a diferença entre a goma xantana e a goma guar?
A goma xantana identifica-se como glutenina e a goma guar como glitadina. A diferença fundamental entre as duas é que a goma guar é elaborada com sementes provenientes da Ásia e a goma xantana é um produto de um microorganismo que, por outro lado, alimenta-se de soja ou milho.
Primeiramente, por ser altamente fibrosa, a goma é excelente para a saúde e para o funcionamento do intestino. Por isso, seu consumo pode combater a prisão de ventre (constipação) e, como consequência, prevenir a sensação de flatulência e inchaço abominal.
A goma guar parcialmente hidrolisada (GGPH) tem sua viscosidade bastante reduzida, fazendo, assim, com que essa fibra seja facilmente adicionada a alimentos e aceita pelos consumidores.