Para ele - e para toda Igreja de confissão luterana - o Batismo é a ação fundamental de Deus sobre a pessoa humana: “Realiza o perdão dos pecados, livra da morte e do diabo, e dá a salvação eterna a todas as pessoas que creem no que dizem as palavras e promessas de Deus.” Assim o Reformador o diz no Catecismo.
O Batismo é um dos mais importantes sinais da presença de Deus em nossas vidas. Por meio dele, Deus cria a fé e concede perdão, vida e salvação. Tornamo-nos templo do Espírito Santo e somos convidados a viver uma vida santificada com Deus.
Luteranos batizam por aspersão ou derramando água na cabeça da criança, através do batismo infantil, ou do adulto, em alguns casos, sendo que esse ato é feito enquanto se recita a Fórmula Trinitária.
O Batismo de crianças é realizado por todas as Igrejas Apostólicas: Igreja Católica Romana, Igreja Católica Oriental, Igreja Ortodoxa, Igreja Ortodoxa Oriental e Igreja Assíria do Oriente; além de vários ramos do Protestantismo, tais como: os luteranos, anglicanos, presbiterianos e alguns congregacionais e metodistas.
Embora Jesus tenha vivido uma vida perfeita e sem pecados, Ele também foi batizado para “cumprir toda a justiça” (Mateus 3:15). Ao ser batizado, Jesus demonstrou a todos os filhos de Deus que “[seria] obediente [ao Pai] na observância de seus mandamentos” (2 Néfi 31:7).
Por que os luteranos batizam bebês e outras igrejas não?
O que a Bíblia diz sobre batizar bebês?
(Mt 28,19). O costume de batizar as crianças vem do Cristianismo da idade antiga, quando os adultos, abraçando a fé, queriam que também seus filhos participassem da comunidade e aprendessem, desde cedo, a conhecer e a amar Jesus Cristo. Mais tarde, a prática de batizar crianças se tornou geral.
O batismo foi apenas o ritual de iniciação pelo qual foram admitidos na comunhão, da Igreja visível. Simboliza a fé dos seus país nas promessas de Deus quanto aos seus filhos (cf. Pv 22.6; At 2.38; At 16.31) e expressa os termos da aliança que nós e nossos filhos temos com o Senhor (Dt 6.6,7; Ef 6.4).
Além das Testemunhas de Jeová, os seguidores da Ciência Cristã e os mórmons têm o batismo inválido pela Igreja Católica, pois não possuem a fé na Santíssima Trindade.
A historiadora Francisca Pires de Almeida acredita que o batismo de crianças já era realizado no território que viria a ser Portugal no século VI, e, apesar de ser difícil precisar quando se deu a generalização da prática, é correto afirmar que no século VIII o batismo já era administrado no primeiro ano de vida do ...
Nas igrejas calvinistas e na católica, por exemplo, o que se faz é o batismo por aspersão, ou seja, goteja-se um pouco de água na cabeça da pessoa", compara ele.
“Igreja Metodista estabelece em seus documentos (Cânones) que 'o Batismo é sinal vivível da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual nos tornamos participantes da comunhão com o Espírito Santo e herdeiros da vida eterna”. (COLÉGIO EPISCOPAL.
Qual a idade certa para se batizar de acordo com a Bíblia?
E que idade é essa exatamente? A resposta finalmente veio quando o Senhor descreveu como os pais deveriam ensinar o evangelho aos filhos. Ele disse: “E seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade; e receberão a imposição das mãos” (Doutrina e Convênios 68:27).
E mais uma vez lembro o Catecismo, onde Lutero ensina: “Mas com a palavra de Deus, a água é Batismo, isto é, água de vida, cheia de graça e um lavar de renascimento no Espírito Santo.” Todas as pessoas batizadas recebem o Espírito Santo, e ele age nelas pela pregação da palavra de Deus e pela administração dos ...
Pode ser padrinho ou madrinha qualquer pessoa cristã batizada e confirmada. Caso não seja luterana, que tenha a idade mínima de 14 anos. Pessoas de outras religiões participam na qualidade de testemunhas.
O batismo, além da graça da filiação divina, concede o perdão dos pecados. A criança possui pecado? Sim, ela possui o pecado original, que significa o mal cometido por Adão e Eva. Eles foram chamados à santidade original – todos os homens foram e são chamados à santidade em Adão e Eva.
O que acontece com uma criança que não é batizada?
Aqueles que não são batizados não podem entrar no Reino de Deus. No dia do juízo, aqueles que não entram no Reino (Mt 25,34) serão condenados ao inferno (Mt 25,41). Não existe um “estado intermediário” entre paraíso e inferno. “Não ficou algum lugar intermediário no qual tu possas situar as crianças”31.
Por razões teológicas ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica não valida o batismo se for realizado em algumas Igrejas (Pentecostais, Brasileiras, Mórmons, Testemunhas de Jeová e Ciência Cristã).
Para a maioria dos evangélicos, o grande obstáculo ao batismo infantil não é uma falta de evidência bíblica, mas a lente interpretativa que eles utilizam para ler as Escrituras.
Organizaram-se em várias denominações, as mais populares são: Igreja Pentecostal Unida do Brasil, Igreja Pentecostal Apostólica do Brasil, Ministério Voz da Verdade, Igreja Evangélica Cristã Tabernáculo da Fé - Ministério Fé Para Vencer, Igreja O Tabernáculo - Ministério Fé Perfeita, Igreja de Deus no Brasil, Igreja de ...
Na Igreja Adventista, os batismos envolvem novos crentes sendo totalmente imersos na água e imediatamente trazidos de volta. Esse movimento de estar totalmente submerso na água e depois voltar para fora simboliza a morte e o sepultamento de Jesus Cristo.
Quando um evengélico batizado se converte ao catolicismo, não há necessidade de se "rebatizar". Os padres fazem uma pesquisa do rito adotado e, se válido, não refazem o Batismo. Na situação contrária, alguns evangélicos não reconhecem o Batismo de crianças.
Como é o batismo nas águas da Igreja Presbiteriana?
A Igreja Presbiteriana pratica a aspersão, mas aceita a imersão como forma também válida da ministração batismal. É sem restrição, e com prazer, que recebemos à comunhão da Ceia do Senhor os irmãos em Cristo, que se tomaram membros da Igreja pela submersão no rio, na piscina ou no batistério. 04- Forma batismal.
Já com cerca de 30 anos de idade, Jesus deixa Nazaré e vai até as águas do Rio Jordão. Diante de muitas pessoas, fez-se batizar por João. “Logo ao sair da água, viu os céus se rasgarem e o Espírito, como pomba, descer sobre Ele.” E dos céus veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti, eu me agrado” (Mc 1, 10 – 11).