Porque a palavra de Deus é uma espada de dois gumes?
Hebreus 4, 12 “Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração”.
Pois a palavra de Deus é viva, eficaz e mais afiada que qualquer espada de dois gumes. Ela penetra a ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para julgar os pensamentos e as intenções do coração.
A expressão ""espada de dois gumes"" é mencionada na Bíblia em Hebreus 4:12, onde é descrita como a Palavra de Deus. A espada de dois gumes simboliza o poder e a eficácia da Palavra de Deus, que é capaz de penetrar até o mais profundo do coração humano, discernindo os pensamentos e intenções.
Quando declaramos a Palavra de Deus com a boca, ela se torna uma espada de dois gumes — derrotando o inimigo com um gume e abrindo as bênçãos do Céu com o outro. Há muitas outras armas defensivas que nos protegem do ataque, mas a Palavra é ofensiva — ela derrota o inimigo.
1. Lado afiado de lâmina ou de objectos cortantes. Origem etimológica:latim acumen, -inis, ponta de espada ou lança, aguilhão, ferrão, extremidade, cume, agudeza, astúcia.
Era uma espada curta, de dois gumes, de mais ou menos 60 cm, mais larga na extremidade. Era muito mais uma arma de perfuração do que de corte, ou seja, devia ser utilizada como um punhal, ou uma adaga, no combate corpo-a-corpo. Diz-se que era capaz de perfurar a maior parte das armaduras.
Qual é a simbologia ou o significado espiritual da espada? Em primeiro lugar, a espada é o símbolo do estado militar e de sua virtude, a bravura, bem como de sua função, o poderio.
Ela indica que algo tem consequências boas e ruins, ao mesmo tempo. Apresento-lhe agora o equivalente idêntico disso em inglês: double-edged sword (literalmente, “faca de dois gumes”).
15 E da sua boca saía uma afiada espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. 16 E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.
A espada afiada de dois gumes identifica-se com a Palavra de Deus; na verdade, é a própria Palavra de Deus: “Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós” (Jo 1.14a). Não é só a Pérgamo que o Senhor se revela como espada afiada de dois gumes que sai da sua boca.
Juntas são a parte espessa, dura e externa do osso. Medula é a parte suave, frágil, interna do osso. Essa é uma analogia a “alma e espírito”. A palavra de Deus é como uma espada que é afiada o suficiente para cortar bem entre a parte externa, dura e resistente, e a parte interna suave e viva do osso.
A espada do Espírito, que é a palavra de Deus, é a única fonte de recurso que temos para enfrentar a guerra espiritual. São as Escrituras, devidamente examinadas e aplicadas, que nos garantem vitória sobre os ataques de Satanás e os conflitos espirituais.
Refere-se também a ela, simbolicamente, como o uso da palavra, a defesa de idéias. Em Isaías 49.2, por exemplo, está escrito: “Fez a minha boca como uma espada aguda”, sobre o poder e a capacitação que Deus lhe dera para profetizar.
O símbolo da espada é uma forma de ponta de lança muito estilizada, apontando para cima, a parte inferior se alargando em dois arcos de círculo e varrendo em direção ao centro para formar uma espécie de pé. Geralmente, as espadas são pretas.
Porque a palavra de Deus é como espada de dois gumes?
Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.
Portanto, a espada de dois gumes propõe uma vivência a partir de Deus, que é Amor (Primeira Epístola de João, 4:8). A solução efetiva para todos os desafios espirituais e humanos. O que requer paciência, perseverança e muita atitude firme e decidida no Bem.
A Palavra de Deus tem o poder de mudar realidades, de mudar o nosso interior, o nosso coração e o nosso ser quando nos abrimos a ela. A Palavra é mais cortante do que qualquer espada que possa entrar na nossa alma, ela tem o poder de cortar, de dividir.
Este tipo de faca da segurança a quem a carrega, sem alarmar outras pessoas. Adagas – Adagas são facas que possuem afiação nos dois lados. Conhecidas também como facas de dois gumes.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.