O que fazer quando as folhas das plantas ficam queimadas?
Algumas manchas que possuem aparência de queima nas folhas podem também ser indícios de fungos seja espalhado nas folhas, ou somente na ponta da folha. Nestes casos, recomendamos utilizar FORTH Fungicida, aplicando a cada 7 dias para efetuar o controle da proliferação.
Porque as pontas das folhas das plantas ficam queimadas?
Em épocas de temperaturas muito baixas e até de geadas é comum que as folhas fiquem com as pontas queimadas. Já no verão as folhas tendem a ficar com as pontas queimadas pelo excesso de sol. A intensidade dos raios solares pode deixá-las esbranquiçadas ou mesmo queimadas por completo, devido à radiação.
3. Regar todo dia. A espécie não precisa ser molhada todo dia - mas também não deve ficar longos períodos sem ser receber água. "As regas variam de 1 a 2 vezes por semana, pois essa planta é capaz de armazenar água em seu caule e em suas raízes", conta a profissional.
Na maioria das vezes, as folhas enrugadas são um indicativo de falta de nutrientes. Se o problema persistir após uma boa correção de solo seguida de adubação, é possível que a planta tenha sido afetada por algum tipo de ácaro ou vírus que gera esses sintomas.
Regar sua rosa do deserto poucas vezes na semana, principalmente se o clima está quente e seco pode deixá-las murchas e com as folhas amarelas. Coloque o dedo no substrato, sempre que ele estiver seco pode regar sem medo.
As rosas do deserto não toleram substratos encharcados, mas aceitam um pouco de umidade nos mesmos. Uma dica é sempre furar os vasos onde serão plantadas as rosas do deserto, para evitar que os mesmos possam acumular água e encharcar o substrato.
No entanto, na falta do nutriente potássio, muitas plantas apresentarão margens queimadas. Se este for o seu caso (descarte primeiro as causas anteriores), suplemente suas plantas com fontes ricas em potássio, como adubos de cinzas (sem sal), de casca de banana, cloreto de potássio e outros ricos neste nutriente.
Folhas secas e flores murchas também precisam ser removidas. Para fazer nascer um novo ramo, corte-os logo acima do pequeno nó e para remover o galho todo, corte-o rente ao caule ou ramo maior. - Em algumas plantas existe um galho que costuma ser maior e mais “vivo” que os outros.
Antes de tudo, elimine a causa do problema que provocou as queimaduras. Depois, se você quiser dar um melhor aspecto para suas plantas, corte fora as pontas queimadas, num ponto dentro da área da queimadura, de forma que o corte não atinja as partes ainda vivas da planta.
“Folhas secas estão relacionadas ao posicionamento incorreto da planta ou a uma quantidade errônea de água”, explica. A rega em excesso pode fazer com que as folhas tenham um aspecto amarelado e apodrecido, enquanto a falta culmina em uma aparência quebradiça.
Borrifar água sobre as folhas ajuda bastante na hidratação das plantas, já que, por conta do calor, elas tendem a perder água mais rapidamente. Borrifar água fará com que elas se sintam mais fresquinhas, e também irá reduzir as temperaturas quentes, além de fazer com que as folhas se expandam.
O que botar na rosa do deserto para ela florescer?
A adubação da rosa-do-deserto deve ser feita periodicamente para estimular a floração. É preciso usar um adubo que seja rico em potássio, cálcio e fósforo. Evite adubos que possuam muito nitrogênio, pois essa substância estimula o crescimento vegetativo da planta.
Não é segredo que as rosas do deserto precisam de muita luz solar para um bom desenvolvimento. Consideradas plantas de sol pleno, elas precisam receber pelo menos seis horas de sol direto por dia.
A rosa-do-deserto armazena muita água. Porém, a rega é motivo de preocupação para quem cultiva essa planta: o solo não pode ficar encharcado, mas necessita de água. Assim, para as raízes não apodrecerem com excesso de líquido, você deve optar por um vaso com alto poder de drenagem.
Já dentro de casa, colocá-las perto de janelas ou na varanda é como ela ficará melhor e saudável. Colocar um arranjo com sua flor do deserto ao lado do sofá, no aparador ou rack e até mesmo na mesa de centro ou mesa de jantar, trará uma delicadeza a sua decoração.
Como a rosa do deserto é uma planta de clima semiárido e está acostumada com bastante calor, o substrato ideal para plantar as sementes de rosa do deserto deve conter uma mistura de terra, areia grossa e húmus de minhoca.
Essa planta precisa ficar exposta ao sol por pelo menos 4 horas por dia, se isso não acontecer, não irá florescer. Então, o vaso deve ser preparado com um substrato muito arejado, porque o excesso de água nas raízes é a principal causa da morte desta planta.
Por que minha rosa do deserto está ficando com as folhas amarelas?
É comum acontecer quando tem mudança de temperatura e quando você troca ela de lugar ou vaso, gerando um estresse nela, que acaba abortando suas folhas como forma de armazenar seus nutrientes.
O que fazer com a rosa do deserto quando caem todas as folhas?
Não se assuste se as folhas da sua rosa do deserto começarem a cair. Isso é normal em algumas espécies, principalmente durante o período do inverno. Você pode esperar que novas folhas cresçam ou fazer uma poda completa na sua rosa do deserto, cortando o tronco para esperar que novos galhos estourem.