A Sertralina, bem como outros antidepressivos, pode sim provocar a chamada Síndrome Amotivacional, com sintomas de redução do tônus e modulação afetiva, fazendo com que a pessoa fique menos responsiva aos estímulos de seu ambiente.
Sim, isso pode ocorrer com alguns antidepressivos, principalmente os que tem ação predominante na serotonina. Isto é chamado de distanciamento afetivo, que é a dificuldade de sentir emoções boas e ruins e muitos pacientes se sentem "vazios". Recomndo relatar este sintoma para seu psiquiatra.
É válido ressaltar que, alguns pacientes podem não sentir nenhuma diferença na esfera sexual, enquanto outros podem ficar bem incomodados ao ponto de não querer dar continuidade ao tratamento. Isto é, se trata de um efeito colateral que varia de pessoa para pessoa.
O choro mais frequente ou inadequado pode ser resultado de estados emocionais diversos. O mais comum é que esse sintoma esteja relacionado aos transtornos de humor e ansiosos. Considerando essa perspectiva, a amitriptilina em doses adequadas e por tempo suficiente, pode controlar esse sintoma.
É normal sim. Muitas pessoas relatam ter dificuldade de chorar quando sob uso de sertralina e outros antidepressivos. Algumas pessoas se queixam de um "achatamento" do humor.
Fluoxetina. A fluoxetina aumenta os níveis de serotonina no cérebro e ajuda a regular o humor e o bem-estar da pessoa. O remédio é utilizado para tratar transtornos depressivos, síndrome do pânico, bulimia, entre outros.
Os efeitos colaterais mais comuns da sertralina são insônia, sonolência, tontura, dor de cabeça, náusea, vômito, diarreia, má digestão, alterações no apetite, pesadelos, tremor, zumbido no ouvido, dor nas articulações ou palpitações.
Quando você voltou a tomar a sertralina regularmente após um período de uso irregular, seu corpo pode estar se ajustando novamente ao medicamento, o que pode causar sintomas como ansiedade aumentada, sudorese e dificuldades para dormir.
No entanto, desinteresse e desânimo leves podem ocorrer no início do tratamento da sertralina. Geralmente, esses efeitos melhoram com a continuação do uso da medicação. Por outro lado, o desinteresse e o desânimo podem ser do próprio quadro depressivo ou de outra condição associada.
Estou sentindo tristeza, náuseas e falta de apetite. Esse efeito é normal?” Nos primeiros dias tomando sertralina é comum o aparecimento de alguns efeitos colaterais, principalmente náuseas, falta de apetite e tristeza.
A sertralina age diretamente no cérebro, aumentando os níveis de serotonina, um neurotransmissor essencial para a regulação do nosso humor. Ao elevar a quantidade de serotonina disponível nos circuitos cerebrais, a sertralina ajuda a restaurar o equilíbrio químico do cérebro.
Como vários antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina, funciona fundamentalmente inibindo a recaptação de serotonina. O neurônio libera a serotonina, que seria recaptada para ser degradada, ser quebrada, que acaba inibindo essa recaptação e assim tem mais serotonina.
Olá, a Sertralina é um excelente antidepressivo usado principalmente para tratar quadros de ansiedade e depressão. Após 28 dias usando a medicação já é possível ver melhora no quadro, sendo de suma importância o uso contínuo para conseguir observar esses resultados.
Existem algumas medidas que podem ajudar a amenizar os efeitos colaterais, como beber bastante água, fazer exercícios leves, manter uma alimentação saudável e equilibrada, evitar bebidas alcoólicas e reduzir o consumo de cafeína.
Quais os males que a sertralina pode causar a longo prazo?
Os estudos na literatura médica mostram que o uso por longos períodos da sertralina podem causar queda de cabelo e disfunções sexuais, como diminuição do desejo sexual ou ausência de ejaculação. Também, a longa data, podem causar algumas alterações metabólicas, como ganho de peso e as repercussões disso no corpo.
A bupropiona (ou cloridrato de bupropiona) é um antidepressivo antigo, desenvolvido pela indústria farmacêutica na década de 80, que atua nos níveis de dois neurotransmissores (dopamina e noradrenalina) com o objetivo de dar ânimo e motivação ao paciente que apresenta um quadro de depressão.
Sertralina é um medicamento antidepressivo; No SUS, há medicações antidepressivas disponíveis, inclusive da mesma classe que a sertralina (inibidor da recaptação de serotonina), como a fluoxetina. Nimesulida é um antinflamatório, que tem também efeito analgésico.