Um dos principais contras da tecnologia é o fato de que seu uso excessivo pode levar à desumanização e provocar o isolamento social. Pesquisadores apontam, por exemplo, que, apesar de os celulares manterem as pessoas conectadas, o vício neles também pode comprometer a qualidade das interações sociais.
Estar o tempo todo conectado pode afetar a saúde física e mental. Na saúde física, os principais malefícios são obesidade, problemas posturais, lesões ortopédicas nos dedos e nos punhos, problemas de visão, dentre outros.
Dentre eles, o uso exagerado de tecnologias tem se tornado um dos principais determinantes de problemas emocionais e psicológicos. Vários são os riscos da tecnologia para o bem-estar mental, sendo que o excesso pode causar perturbações comportamentais, estresse, insônia, dependência e ansiedade.
Ela traz inúmeras vantagens, como a facilidade na comunicação, melhoria na qualidade de vida e aumento da produtividade. No entanto, também pode ter um impacto negativo, como o aumento da dependência digital, a disseminação de informações falsas e a ameaça a privacidade dos indivíduos.
Há uma relação entre o uso excessivo das redes sociais, jogos muito violentos e séries com o surgimento de sintomas de ansiedade patológica, depressão e privação do sono. Na fase da juventude, o uso excessivo da tecnologia afeta o desenvolvimento e faz perder outras experiências sociais importantes.
Poderá levar ao isolamento social, sedentarismo, diminuição do rendimento escolar, dificuldades em estabelecer relações e em casos mais graves, quando está instalada a dependência da internet, poderá surgir sintomatologia ansiosa e/ou depressiva.
Olhar para um dispositivo eletrônico por longos períodos pode causar dores no pescoço e nas costas, bem como dores nos cotovelos, pulsos e mãos. Além disso, o uso de notebooks e smartphones pode envolver pessoas sentadas em posições consistentes com função ergonômica deficiente e posicionamento ergonômico deficiente.
“Alguns dos impactos negativos mais comuns incluíram danos psicológicos como ciúme, solidão, ansiedade e redução da autoestima, bem como exposição a softwares maliciosos e riscos de phishing”, disse a autora da pesquisa, Layla Boroon, em reportagem do jornal Daily Mail.
Quais os pontos negativos da tecnologia para os jovens?
Você sabia que o uso excessivo de redes sociais, jogos violentos e maratonas de filmes e séries pode estar relacionado ao surgimento de sintomas de depressão, ansiedade patológica, isolamento social e privação de sono?
Quais os pontos negativos da tecnologia na escola?
Para alguns, o relatório apresenta uma visão negativa da tecnologia na educação ao destacar os riscos de aumento de desigualdade no acesso a oportunidades de aprendizagem, de empobrecimento de relações humanas e de perda de autonomia de professores e estudantes.
Nos últimos anos, o uso excessivo de tecnologias e redes sociais tem sido diretamente associado a um aumento no caso de doenças mentais como depressão, ansiedade e estresse. Um dos efeitos mais óbvios da era digital na saúde mental é a ascensão das mídias sociais.
Entre os prejuízos para a saúde física, causados pelo uso excessivo de aparelhos com conexão à internet, especialistas listam a tendinite, cansaço visual e a dor de cabeça. Outro ponto que chama atenção é o transtorno de ansiedade.
A depressão é uma das consequências mais comuns do uso excessivo da tecnologia. Compararmo-nos com outras pessoas no Instagram e Facebook pode levar a sentimentos de inadequação e desespero em nossas próprias vidas. Além disso, a ansiedade é outra consequência frequente do uso excessivo de tecnologia.
a internet mudou a forma em que trabalhamos, fazemos compras, contatamos nossos amigos ou procuramos novos relacionamentos, lemos, escrevemos, nos informamos, nos relacionamento com nossos filhos e, sobretudo afetou drasticamente o sentido e a possibilidade de privacidade.
Ela possibilitou que relações fossem mantidas mesmo que à distância, contribuiu para o fácil acesso e divulgação de informações importantes, ajudou para que negócios sobrevivessem e outros até mesmo crescessem ainda mais, como foi o caso do e-commerce.
Com a crescente conectividade global, o mundo está cada vez mais interligado, permitindo que ideias e informações circulem rapidamente, mudando a forma como nos comunicamos, colaboramos e compreendemos uns aos outros.
- Problemas visuais; - Limitação da interação física e com o meio ambiente; - Desconstrução do vínculo afetivo com a família; - Comprometimento da saúde física e psicológica.
Os impactos do desenvolvimento tecnológico no meio ambiente são claros e vêm se tornando cada vez mais explícitos. A degradação da fauna e da flora, a degeneração da atmosfera e as mudanças climáticas são alguns dos sintomas do prejuízo que esse desenvolvimento causa.
Quais os malefícios da tecnologia para a sociedade?
Um dos principais contras da tecnologia é o fato de que seu uso excessivo pode levar à desumanização e provocar o isolamento social. Pesquisadores apontam, por exemplo, que, apesar de os celulares manterem as pessoas conectadas, o vício neles também pode comprometer a qualidade das interações sociais.