O testículo retrátil é muito comum na infância devido ao desenvolvimento dos músculos abdominais, mas pode ocorrer durante a idade adulta, causado por climas frios, situações de perigo ou ainda devido ao cordão espermático curto, por exemplo.
O testículo retrátil é uma condição onde o músculo cremaster se contrai, puxando o testiculo para o alto, acima do saco escrotal, se escondendo na região da virilha. O problema pode ocorrer em qualquer idade, porém é mais comum durante a infância.
O testículo retrátil é ocasionado pela subida dos testículos pelo canal inguinal. Em crianças, é um quadro muito comum devido ao desenvolvimento dos músculos abdominais.
A atrofia testicular pode ser causada por varicocele, orquite, torção testicular, tratamento de reposição hormonal com testosterona, câncer de testículo ou até infecções sexualmente transmissíveis (IST's), como gonorreia ou clamídia, por exemplo.
No entanto, a remoção de ambos os testículos leva à infertilidade permanente, uma vez que os testículos são responsáveis pela produção de espermatozoides. Se apenas um testículo for removido, a fertilidade ainda é possível. Para saber se a fertilidade poderá ser preservada no seu caso, agende sua consulta com o Dr.
Meus testículos sumiram: O que você precisa saber sobre testículos retráteis!
Por que as bolas somem do saco?
O testículo retrátil é muito comum na infância devido ao desenvolvimento dos músculos abdominais, mas pode ocorrer durante a idade adulta, causado por climas frios, situações de perigo ou ainda devido ao cordão espermático curto, por exemplo.
Veja você mesmo: olhando de cima, normalmente o esquerdo fica mais baixo que o direito. Isso ocorre por causa da diferença entre os cordões que sustentam os testículos. Os dois são formados por vasos sanguíneos, nervos e músculo, mas o cordão do lado esquerdo é mais baixo que o direito.
A retração do pênis e saco escrotal é absolutamente normal quando há a exposição ao frio. Os testículos precisam estar numa temperatura ideal e ao serem expostos ao frio, retraem para próximo ao Abdome a fim de aumentar a temperatura. Pode ser que você tenha excesso de pele e gordura na região do púbis.
Hematomas, torção testicular e ruptura testicular são consequências comuns de pancadas nos testículos. Apertar os testículos pode até resultar em morte por parada cardíaca reflexa, de acordo com diversos casos noticiados de homens que morreram após ter os testículos esmagados.
Quando o homem ejacula os testículos ficam vazios?
Prestar atenção à aparência dos testículos permite saber quando um homem vai ejacular, pois como ficam contidos dentro de uma "bolsa de pele" forrada por uma fina camada de músculos, eles ficam contraídos em determinadas situações, como baixas temperaturas e proximidade da ejaculação.
Nesse caso, a fadiga é ocasionada por um acúmulo de ácido lático, devido a reações químicas ligadas ao alto gasto energético em decorrência da intensa atividade. Em casos de relações sexuais muito longas sem a ejaculação, o fluxo de sangue não irá parar, o que pode gerar essa sensação de dor nos testículos.
Os dois testículos produzem os espermatozóides e os hormônios masculinos do homem e dos mamíferos machos. A falta de um deles não interrompe essas funções.
O inchaço do escroto (saco que circunda e protege os testículos) de um ou dos dois lados pode ser um sintoma de um distúrbio do trato urinário. O inchaço pode ser pequeno e detectável apenas quando o escroto é analisado delicadamente ou pode ser muito grande e facilmente visível.
O testículo retrátil ocorre quando a criança possui um testículo completamente descido, mas que, em algumas situações, “muda” de posição, permanecendo acima do saco escrotal. O testículo é envolvido por um músculo chamado de cremaster que pode contrair-se e causar o quadro.
Normalmente, os testículos de um bebê descem para o escroto antes ou logo após o nascimento. A criptorquidia ocorre quando um ou ambos os testículos não descem para o escroto até a idade em que seria considerado normal, geralmente até os 6 meses de idade.
Aproximadamente dois terços dos casos de testículos retidos descem espontaneamente até os quatro meses de idade em bebês a termo ou, no caso de bebês prematuros, até quatro meses depois da data em que eles teriam nascido se não tivessem nascido prematuramente.
Os caroços nos testículos podem ocorrer em todas as fases da vida. Quando surgem, podem significar cistos, hidrocele (um acúmulo de fluídos) ou até mesmo o crescimento anormal de células no órgão, que pode representar um tumor no testículo.
Quando está mais quente, por um mecanismo de proteção dos espermatozoides, esse testículo tende a ficar mais mole, mais afastado da cavidade abdominal, e aí você pode ter essa impressão de que eles estão "derretidos" ou algo desse tipo.
A função desse músculo é contrair para puxá-los para perto do corpo ou relaxar para afastá-los, mantendo, assim, o mecanismo ideal para controle da temperatura. Por isso, nos dias muito frios, os testículos diminuem de tamanho e, quando faz muito calor, a bolsa escrotal dilata.
Os autores constaram que os níveis de testosterona e o tamanho dos testículos eram inversamente proporcionais ao envolvimento dos pais nos cuidados com as crianças expresso nos questionários.
Acontece por um defeito anatômico na fixação dos testículos na bolsa escrotal. É uma emergência médica, porque o testículo pode sofrer isquemia e evoluir para necrose (infarto) e “morte” pela falta de oxigênio que o estrangulamento dos vasos acarretou.
O criptorquidismo continua sendo uma das principais causas de infertilidade masculina e pode estar associado a tumores de células germinativas. Pouco antes do nascimento, os testículos descem para o escroto. Se isso não acontecer, os médicos chamam o problema de testículos que não desceram ou criptorquidia.
Isso se deve ao fato de que o ligamento suspensor do testículo está anormalmente apertado. Algumas vezes, o testículo retrátil é hereditário ou ocorre devido a algum dano no ligamento suspensor no nascimento. Embora possa afetar homens de qualquer idade, é mais comum em crianças recém-nascidas.