Olá, os betabloqueadores (família do atenolol) podem piorar a circulação de pacientes que tem obstruções graves nas artérias das pernas. Caso seja seu caso, procure seu médico para avaliar outras possibilidades de tratamento.
Depois que eu estou tomando o Atenolol estou me sentindo mais cansada e com sono é normal? O atelolol é uma substância beta-bloqueadora, ou seja, ele inibe nosso sistema simpático, responsável por nosso reação de luta ou fulga.
Podem ocorrer as seguintes reações adversas com o uso de atenolol: Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): bradicardia (batimentos lentos do coração), mãos e pés frios, alterações gastrointestinais, depressão, embolia pulmonar e fadiga (cansaço).
ATENOLOL - Para que serve, como usar e efeitos colaterais
Qual é o remédio que substitui o atenolol?
Entre os medicamentos similares, pode-se citar o Ablok. Além destas opções, é possível também encontrar o fármaco em sua versão genérica. Leia a bula e consulte um médico antes de utilizar o produto.
Atenolol não deve ser descontinuado abruptamente em pacientes que sofrem de doença cardíaca isquêmica. Atenolol pode causar uma reação mais grave a uma variedade de alérgenos quando administrado a pacientes com história de reação anafilática a tais alérgenos.
O atenolol é indicado para o controle da hipertensão arterial (pressão alta), controle da angina pectoris (dor no peito ao esforço), controle de arritmias cardíacas, infarto do miocárdio e tratamento precoce e tardio após infarto do miocárdio.
O aumento da frequência urinária não é um efeito colateral comum do atenolol, mas pode ocorrer em alguns casos individuais. O atenolol é um medicamento betabloqueador usado principalmente para tratar a pressão alta, doenças cardíacas e enxaqueca.
O atenolol não é um medicamento indicado para tratar ansiedade. Sua principal indicação é tratar hipertensão arterial e arritmias. A ansiedade pode ser um problema quando é muito frequente ou muito intensa, atrapalhando a vida.
ATENOLOL, ASSIM COMO OUTROS BETA-BLOQUEADORES, NÃO DEVE SER USADO NOS SEGUINTES CASOS: PACIENTES COM CONHECIDA HIPERSENSIBILIDADE AO ATENOLOL OU A OUTROS COMPONENTES DA FÓRMULA; BRADICARDIA; CHOQUE CARDIOGÊNICO; HIPOTENSÃO; ACIDOSE METABÓLICA; DISTÚRBIOS GRAVES DA CIRCULAÇÃO ARTERIAL PERIFÉRICA; BLOQUEIO CARDÍACO DE ...
Qual o melhor para baixar a pressão atenolol ou losartana?
Olá, são de famílias diferentes e tem efeitos distintos. A losartana é uma excelente primeira opção no tratamento da hipertensão, enquanto os betabloqueadores (família do atenolol) são a quinta opção - ou utilizados em situações específicas como pós infarto.
"Pessoas que fazem uso crônico desse medicamento podem ter o chamado efeito rebote. Como o organismo se adapta aos efeitos do atenolol, a interrupção abrupta da sua administração poderá acarretar a intensificação de sintomas, como arritmias, e a frequência da angina", diz o especialista.
O álcool interage com diversos fármacos, muitas vezes potencializando, reduzindo ou abolindo suas propriedades. Portanto, se usas o beta bloqueador ATENOLOL, evite consumir bebidas alcoólicas. O álcool, inclusive, tem efeito chamado PRÓ ARRITMICO - induz a arritmias cardíacas.
sim o atenolol é usado para tratar taquicardia ou palpitações, porem geralmente o sintoma de taquicardia ou palpitações esta associado ao quadros ansiosos quando descartado problemas de saúde. sendo assim o atenolol tem um papel importante no tratamento desse sintoma.
Segundo a bula, o atenolol é indicado para: Controle da hipertensão arterial (doença caracterizada por pressão alta na maior parte do dia) Controle da angina pectoris (dor no peito ao esforço) Controle de arritmias cardíacas.
Porquê não se pode tomar Atenolol com jejum prolongado? Causa alguma reação grave? Boa noite. Nao se trata de reação grave, porem, o atenolol pode mascarar alguns sintomas de hipoglicemia ( queda de açucar no sangue ), que advém de jejum prolongado.
2- Medicações com tempo de meia-vida mais longo e que são ingeridas apenas 1x ao dia (ex: atenolol, bisoprolol) - diminuir a dose pela metade durante uma semana. Posteriormente usar a metade da dose inicial em dias alternados por mais uma semana. Por fim, suspender a medicação. Obviamente isto é apenas uma sugestão.