Barbie tem esse nome por causa de Bárbara Handler, a filha de Ruth. Após o lançamento da boneca, o brinquedo tornou-se uma febre e vendeu cerca de 300 mil unidades apenas no seu primeiro ano, o que fez com que a Mattel resolvesse lançar outro brinquedo.
O que a grande maioria não sabe é que o nome “Barbie”, na verdade, vem de Bárbara Millicent Roberts, filha de Ruth Marianna Handler, criadora da boneca. Inclusive, toda a criação dela tem a ver com Bárbara.
A ideia de criar uma boneca adulta surgiu quando a co-fundadora da Mattel, Ruth Handler, percebeu que sua filha, Barbara, preferia brincar com bonecas que representavam adultos e suas vidas, em vez de apenas bebês. Essa observação levou ao nascimento da icônica Barbie, nomeada em homenagem à sua filha.
A inspiração para a criação da Barbie veio quando Ruth Handler observou sua filha Barbara brincando com bonecas e imaginando papéis adultos para elas. Percebendo a falta de bonecas realistas no mercado, Ruth decidiu criar uma boneca que pudesse representar as aspirações e sonhos das meninas.
Novo e incrível penteado para boneca - Maquiagem de moda para bonecas por La La Life Gold
O que significa ser chamada de Barbie?
A letra da música descreve uma relação afetuosa e cheia de admiração, onde a figura feminina é tratada com amor e carinho, sendo comparada a uma 'barbiezinha', uma referência à boneca Barbie, símbolo de beleza e perfeição estética.
Biografia fictícia. O nome completo da Barbie é Barbara Millicent Roberts. Em uma série de romances publicados pela Random House na década de 1960, os nomes de seus pais são George e Margaret Roberts, da cidade fictícia de Willows, Wisconsin.
Envolta em um mundo de beleza, riqueza e aventura, que supostamente valoriza a diversidade e as diferenças, Barbie está imersa em uma pedagogia cultural, com o intuito de ensinar a supremacia de um tipo de corpo, raça e comportamento, além da produção de subjetividades infantis.
A estratégia era ampliar o público de meninas que queriam comprar a boneca. Como antes a Barbie era voltada para a alta moda, as meninas mais velhas compravam a boneca. A Mattel então utilizou da linguagem da cor rosa, pois acreditava que a cor traria essa vontade de querer a boneca de meninas mais novas.
A empresária Ruth Handler, que faleceu em 2002 aos 85 anos, foi co-fundadora e presidente da Mattel. Ela teve a ideia de criar uma nova boneca ao ver sua filha brincar com as amigas usando bonequinhas de papel.
Ela queria ver sua menina brincando com algo que não fosse de papel. Mas a pequena Barbara gostava também de trocar as roupas de suas bonecas, com temas ligados às profissões. A mãe chegou então ao conceito de Barbie, nome dado em homenagem ao apelido da filha.
Ela é conhecida por sua beleza, estilo e personalidade únicos. Mas, além disso, a Barbie no mercado também pode nos ensinar muito sobre marketing e gestão de produtos. Desde sua criação em 1959, a Barbie tem sido um exemplo de como criar, promover e vender produtos de forma eficaz.
A ideia era que a cor contrastasse com os rosas bem marcantes das outras roupas que a Barbie usou ao longo do filme. "Queríamos um amarelo suave e que tivesse menos pop.
O filme Barbie estreou nos cinemas acompanhado de uma verdadeira febre cor-de-rosa: como parte de uma empenhada campanha de marketing da Mattel e da Warner Bros., foram licenciados inúmeros produtos com a imagem da boneca para diversas marcas ao redor do mundo.
O fenômeno, Barbie voltou para pintar o mundo com a cor favorita da garotinha que vive dentro de cada uma de nós. Nas redes sociais, nas vitrines das lojas, nos looks, e agora, nos cinemas. Não há como negar, o rosa está com tudo!
Barbie tem esse nome por causa de Bárbara Handler, a filha de Ruth. Após o lançamento da boneca, o brinquedo tornou-se uma febre e vendeu cerca de 300 mil unidades apenas no seu primeiro ano, o que fez com que a Mattel resolvesse lançar outro brinquedo.
Criada a partir de uma boneca alemã, inspirada de um desenho em quadrinho, a surpresa é que essa personagem era um símbolo sexual na época. Uma certa ousadia para um brinquedo, mas que em nada impactou o nascimento desse ícone pop.
Barbie foi apresentada como uma modelo teenager vestida na última moda. Aliás, a imagem da boneca sempre foi a de uma top model, símbolo de sucesso, beleza e juventude.
O filme de 2023 apresenta dois mundos ao telespectador: a Barbielândia, um lugar de protagonismo majoritariamente feminino, onde as Barbies, Kens e outros personagens criados pela Mattel convivem em harmonia; e o mundo real, onde a desigualdade de gênero ainda é uma realidade e elas são apenas bonecas.
Lançada em 1959, a boneca mais icônica do mundo tem milhares de modelos em sua galeria. Hoje é aniversário da boneca mais icônica do planeta: Barbie faz 65 anos.