O problema pode estar na fabricação do vidro, no armazenamento (das processadoras ou vidraçarias) ou, ainda, na instalação da peça na casa. Um exemplo é quando há fendas ou bolhas no vidro, imperfeições que, dependendo do tamanho e da localização, podem contribuir para a quebra espontânea.
Dessa forma, o vidro, quando aquecido pela luz do sol, pode apresentar pequenas fissuras formadas na sua superfície. Por isso, devido à dilatação, ocorre a quebra “espontânea” do vidro temperado.
Se o vidro não for guardado ou manipulado com todo o cuidado necessário, ele pode ter pequenas trincas que passam despercebidas. Mais uma vez, o passar do tempo pode fazer as trincas se agravarem e ocasionarem a quebra espontânea.
Uma folga mal aplicada entre o vidro e a estrutura de sustentação pode gerar tensões excessivas na movimentação do vidro e, consequentemente, levar à sua quebra. Além disso, a utilização de calços inadequados, seja por serem pouco densos ou muito rígidos, pode gerar atrito e concentração de tensões.
Os principais causadores de acidentes com boxes na área do banho são a instalação incorreta, falta de manutenção e uso inadequado, segundo o técnico em boxes da Ideia Glass, Érico Miguel.
Mesmo que de maneira imperceptível, no calor, o vidro se dilata, enquanto no frio, tende a se comprimir. Isso, de vez em quando, pode ocasionar estalos. Mas quando esses barulhos se tornam recorrentes, pode ser sinal de que algo não vai bem com o seu envidraçamento.
Contudo, de acordo com a matéria da ABRAVIDRO, toda vez que a peça de vidro tem uma diferença de temperatura entre suas superfícies ou delas em relação ao seu centro, uma movimentação acontece no seu arranjo molecular. Isso faz com que o vidro se torça ou deforme em direção ao ponto mais quente.
Isso ocorre porque com a alta temperatura o vidro se expande algumas frações de milímetros. Se uma das suas extremidades não se expandir de forma semelhante essa diferença pode provocar a ruptura, liberando as tensões internas do vidro temperado e fazendo o vidro estourar.
O temperado aguenta uma variação de temperatura de até 200ºC. Por isso, se você vai aplicar vidros em ambientes como cozinhas e indústrias, essa é a melhor escolha para reduzir a possibilidade de acidentes. Mesmo que aconteçam, as propriedades do vidro temperado diminuem as chances de problemas mais graves.
Na tradição popular, quando copos e louças se quebram, há diferentes maneiras de interpretar tal fato. Assim, alguns acreditam que é um sinal de boa sorte, indicando que algo negativo foi afastado de sua vida.
O que significa quando as coisas começam a quebrar dentro de casa?
A quebra repentina e sem explicação de itens em nossa residência é vista por muitas culturas como um possível sinal do destino ou uma mensagem mística vinda do além. Isso ocorre porque nosso lar representa nosso porto seguro, nosso espaço mais íntimo.
A quebra espontânea pode ocorrer quando a borda já foi danificada. Isso pode acontecer quando for cortado em painéis menores, entregue ou instalado no local. À medida que os anos passam e as diferentes temperaturas e elementos fazem com que o vidro se expanda ou contraia, o estresse fará com que o vidro estilhace.
Na verdade o box não estoura de repente. Provavelmente ele já não estava funcionando 100% há um tempo, mas é algo que aos nossos olhos e correria do dia a dia, torna-se imperceptível, ou seja, o box estoura devido a um acúmulo de tensão e nós é que não percebemos alguma falha em seu funcionamento.
O uso correto e a manutenção dos boxes de banheiro são procedimentos importantes para evitar danificar o vidro ou outros componentes. De acordo com a ABNT NBR 14207 - Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança, a manutenção preventiva deve ser feita a cada 12 meses.
Defeitos na têmpera, processo que garante a resistência desse vidro, podem fazer o vidro quebrar do nada. A atuação inadequada no processo geral e na montagem da enfornada, geram problemas ao vidro temperado, bem como defeitos na regulagem da temperatura no momento de têmpera.
Presença de Sulfeto de Níquel é um dos motivos da quebra espontânea do vidro temperado. Uma das causas é a presença de partículas de sulfeto de níquel (NiS) na massa do vidro float, que não são visíveis e, portanto, não são detectáveis durante o processo de fabricação.
O que significa quando um copo de vidro quebra sozinho?
Quebrar copo de vidro significa, segundo a superstição popular, que a pessoa que quebrou o copo terá boa sorte, ou seja, que algo de bom vai acontecer em sua vida. O que significa quando um copo se quebra sozinho? Presença de Sulfeto de Níquel é um dos motivos da quebra espontânea do vidro temperado.
O problema pode estar na fabricação do vidro, no armazenamento (das processadoras ou vidraçarias) ou, ainda, na instalação da peça na casa. ... O que ocorre é que o vidro também pode “sofrer” choque térmico (comum, por exemplo, quando o banheiro está frio e ligamos o chuveiro quente), tensionando as superfícies.
Porque o tampo de vidro do fogão estoura? Afinal, fogão com mesa de vidro quebra? ... Isso acontece porque o vidro utilizado na produção desse tipo de eletrodoméstico (conforme falamos, um vidro temperado com cerca de 6 mm de espessura) é altamente resistente e suporta altíssimas temperaturas.
Procure ondulações e imperfeições. Muitas vezes, no processo de aquecimento, pinças são utilizadas para remover o vidro temperado do calor, e deixam pequenas marcas que podem ser identificadas quando olhadas de perto. Verifique os cantos da peça de vidro.
As características de segurança do vidro temperado Blindex® consistem em elevada resistência, cerca de 5 vezes maior que a do vidro comum e na forma como se fragmenta, em caso de quebra. Ao quebrar-se, o vidro comum (tecnicamente chamado de monolítico) produz fragmentos grandes, pontiagudos e muito cortantes.
Isso acontece porque no momento em que a temperatura é aumentada, as moleculas presentes na madeira se agitam gerando o aumento de distancia entre elas, e normalmente a noite quando a temperatura abaixa, essa distancia diminui voltando tudo para o seu lugar, fazendo os famosos estalos que sempre nos assustam!
Muitas pessoas acreditam que a quebra de vidros acontece por causa das altas temperaturas do banho. Mas, de acordo com Rezende, isso é um mito. Ele conta que entre os principais motivos que levam um box de banheiro a estourar estão falhas na estrutura e desgaste das peças.