Por que a palavra cadáver é acentuada?
Resposta: Ele recebeu o acento como todos os paroxítonos acabados em R!Porque fêmur tem acento?
Como as vogais tônicas “e” e “o” estão estão no final da sílaba e são seguidas de consoantes nasais “m” ou “n”, o Acordo Ortográfico aceita tanto o acento circunflexo como o acento agudo em palavras como sêmen/sémen, fêmur/fémur, vômer/vómer, Fênix/Fênix, ônix/ónix.Porque lúmen tem acento?
As normas determinam que as palavras graves terminadas em ens não são acentuadas (exemplos na alínea a do 2.º da Base IX do Acordo de 1990). Assim, para o Brasil é: dolmens, semens, lumens, edens, hifens, germens, abdomens, palavras graves.Porque táxi tem acento?
Se você tem dúvidas sobre ortografia (uso dos acentos gráficos, em especial), a dica a seguir vai ajudar bastante: palavras paroxítonas terminadas em i e u, seguidas ou não de s, são acentuadas.Putrefação: como as bactérias agem sobre o cadáver
Porque a palavra abacaxi não tem acento?
Mas nosso sistema ortográfico vigente determina que oxítonas terminadas na letra "I" antecedida de consoante NÃO recebem acento agudo: assim são abacaxi, aqui, juriti, Parati e as formas verbais comi, parti, vivi, bebi, sorri etc. GARI, portanto, NÃO tem acento.Por que Luísa tem acento?
O Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa de José Pedro Machado só regista Luísa (com s e com o í acentuado), referindo que vem do francês Louise. Também o «Vocabulário da Língua Portuguesa» de Rebelo Gonçalves apenas regista Luísa.Porque mágoa acento?
Porque a palavra mágoa é uma paroxítona terminada em semivogal + vogal; portanto é um ditongo crescente.Porque rei não tem acento?
Não recebem acento gráfico as palavras paroxítonas que têm as vogais tônicas i e u precedidas de ditongo decrescente.Porque polens não têm acento?
Em função disso, os paroxítonos terminados em - ENS não devem ser acentuadas. São os plurais de palavras como “homem”, “jovem”, “nuvem”, que não recebem acento nem no singular, nem no plural. O mesmo acontece com alumens, hifens, himens, liquens e polens, ou seja, todas sem acento.Porque caju não tem acento?
Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.Porque nuvem não tem acento?
As palavras paroxítonas terminadas em “em” ou “ens” não recebem acento gráfico: jovem, jovens; ordem, ordens; nuvem, nuvens; homem, homens; modem, modens; item, itens; polens, abdomens, liquens, hifens...Porque ônix tem acento?
Em português, há um pacto entre as palavras. Todas as terminadas em x são oxítonas. (O acento tônico cai na última sílaba.) É o caso de inox, pirex, xerox, Onyx.Por que Plâncton tem acento?
Paroxítonas que recebem acento circunflexoPalavras que contêm na sílaba tônica as vogais fechadas -a, -e, -o terminadas em -l, -n, -r, -x. Exemplos: plâncton; cônsul; têxtil.