Não deixar a porta aberta por muito tempo porque isso pode empená-la; Não deixar o carro no sol. As altas temperaturas são prejudiciais aos vidros dos veículos blindados. Evite choques térmicos: Não lave o seu veículo blindado com água fria após deixá-lo exposto ao sol.
Um carro blindado tem um aumento considerável em seu peso total, ficando, em média, 160 kg mais pesado. Automóveis maiores, como os SUVs, costumam ser mais resistentes, porém esse peso extra carregado constantemente gera o desgaste mais rápido de peças como freios, transmissão e o consumo de combustível.
Por que não pode abrir o vidro todo carro blindado?
Além disso, como esses vidros são mais pesados que os originais, abrir e fechar as janelas constantemente pode forçar o sistema elétrico e causar o seu travamento. Por fim, nunca feche a porta do veículo com os vidros abertos, pois isso também pode fazer com que eles sofram rachaduras.
Os carros que possuem teto solar, independente de ser simples, panorâmico, com abertura ou sem, deve ser modificado para que suporte o tipo de blindagem optada.
A blindagem do carro é um processo que exige bastante cuidado e atenção para que o resultado final seja perfeito. O procedimento pode levar de 30 a 45 dias, desde a regularização dos documentos até sair dirigindo com o veículo da oficina, dependendo do tipo de carro e nível de blindagem escolhido.
A blindagem nada mais é do que a instalação de materiais resistentes a impactos, como aço, vidros espessos e polímeros especiais, no automóvel. Esse revestimento é aplicado em portas, vidros, teto e outras áreas estratégicas.
+ É possível abrir os vidros de um veículo blindado? Sim. Por questão de segurança, os vidros traseiros são mantidos fixos e somente os dianteiros permanecem operáveis. Os vidros dianteiros podem baixar até 100% dependendo do modelo.
Ele enfatiza que as camadas de materiais de proteção desgastam ainda mais a suspensão, as molas e os amortecedores do carro, causando uma desvalorização de 50% no valor do veículo em até 5 anos.
A blindagem de um carro tem uma validade padrão de três anos e mesmo com esse período, é preciso fazer várias revisões. Uma dica é que a primeira revisão seja feita 60 dias após finalizar o serviço. Como o seu carro foi desmontado para inserir as proteções, é importante fazer uma avaliação prévia.
Veículos blindados sofrem mais com o desgaste da suspensão, dos freios e dos pneus, e caso o veículo apresente algum sinal de desgaste, você pode usar isso a seu favor na negociação. Mas tome cuidado!
Mesmo com a manutenção preventiva do fabricante, a blindagem sobrecarrega a suspensão, freios, motor e câmbio do automóvel. O consumo de combustível também tende a aumentar. O preço do serviço é outro fator a ser considerado. Em alguns casos, a instalação pode chegar ao preço de um veículo 0 km.
Que documento preciso para dirigir um carro blindado? Qualquer motorista com CNH categoria B pode dirigir um carro blindado, sem necessidade de documentação especial. Mas a comercialização, locação, fabricação e propriedade de um blindado exige a certificação do Exército Brasileiro.
A principal vantagem é, sem dúvida, a segurança reforçada. Em um cenário onde a proteção pessoal é vital, os carros blindados oferecem uma camada extra de tranquilidade.
Como mencionado, a Blindagem nível 3A suporta projéteis de uma arma de fogo do tipo Magnum .44, já a Blindagem nível 3 suporta projéteis de fuzis do tipo M16, AR15, AK47 e FAL 7.62.
44, a blindagem nível 3 resiste até a projéteis de alguns tipos de fuzis como M16, AR15, AK47 e FAL 7.62. As diferenças não ficam só por aí. Basicamente a blindagem de nível 3a emprega aço e fibra de aramida como componentes que promovem a resistência balística.
A blindagem aumenta o consumo de combustível? A blindagem acrescenta algo entre 150kg e 250kg ao veículo, o que equivale, mais ou menos, a dois ou três passageiros adultos. Com o aumento no peso, o consumo de combustível também aumenta, mas nada significativo.
o artigo 106 do novo CTB prevê a exigência do Certificado de Segurança, portanto o documento segue válido; o parágrafo único isenta o carro blindado de qualquer outro documento – no caso, o isenta da autorização do Exército, antes era necessária.
O uso destes aparelhos está restrito a veículos oficiais, como viaturas e veículos de resgate e emergência. Porém, existem casos especiais em que a instalação da sinalização luminosa é permitida.
A validade da blindagem automotiva pode variar de acordo com diversos fatores, como a eficiência dos materiais utilizados, a frequência de uso do veículo, as condições de armazenamento e as condições ambientais a que ele é exposto.
A revisão é o que garante que a blindagem e os itens do carro estarão em dia, de forma que a segurança dos ocupantes seja garantida, assim como a vida útil do carro. Por isso, é imprescindível, apesar do valor elevado. Os valores de revisões consultadas por nossa reportagem variaram entre R$ 650 e R$ 1.200.