Frente a tamanha soberba, Deus decidiu lhes confundir a linguagem para que não compreendessem uns aos outros, e os dispersou pela superfície da Terra. Babel era o nome da torre que, em hebraico, significa confusão de línguas, confusão de vozes.
Um grupo de pessoas tentou construir uma torre “cujo cume tocasse nos céus” (Gênesis 11:4). O Senhor não estava feliz com isso! Então, em vez de todas falarem o mesmo idioma, Ele fez com que as pessoas falassem idiomas diferentes. Isso causou confusão e elas abandonaram seus planos (ver Gênesis 11:1–9).
Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer. Venham, desçamos e confundamos a língua que falam, para que não entendam mais uns aos outros”. Assim o Senhor os dispersou dali por toda a terra, e pararam de construir a cidade. Por isso foi chamada Babel, porque ali o Senhor confundiu a língua de todo o mundo.
A intervenção divina se deu ao ser lançado o desentendimento entre os seres humanos, e isso aconteceu porque, de repente, eles já não falavam a mesma língua. O surgimento de diversas línguas fez com que a construção da torre fosse interrompida e forçou a dispersão dos humanos pela Terra.
Por que Deus reprovou a construção da Torre de Babel?
Torre de Babel é um mito bíblico que narra a construção de uma torre que alcançaria os céus. Deus teria causado confusão na humanidade estabelecendo diferentes idiomas, o que impediu que a torre fosse construída.
Gênesis 11 Estudo: A TORRE DE BABEL E A CONFUSÃO DAS LÍNGUAS (Bíblia Explicada)
Qual é a verdadeira história da Torre de Babel?
A explicação mais aceita sobre a Torre de Babel é que a narrativa tenha sido inspirada na construção dos templos da antiga Babilônia, localizados no sul da Mesopotâmia, em homenagem ao deus Marduk.
Assim, ao construírem a Torre de Babel, os sumérios tentavam parodiar o ato criador de Deus. Quando o ser humano se coloca como "criador", ele faz com que qualquer coisa, moral ou imoral, se torne permissível. Sua ambição e orgulho, porém, deram em nada.
Todos os acadêmicos que acreditam na historicidade de Gênesis são unânimes em dizer que a Torre de Babel ficaria em algum lugar da Mesopotâmia, muito provavelmente na região em que se fundaria a cidade de Babilônia. Essa região, entre o Rio Tigre e Eufrates, seria hoje território do Iraque.
Nabucodonosor 2º é considerado por muitos o maior imperador da Babilônia. Governou entre 604 a.C. e 562 a.C. e foi o responsável pela construção de canais, aquedutos e reservatórios por todo território do império.
Isso inclui escuta ativa, empatia e capacidade de compreender as perspectivas de outras pessoas. A Torre de Babel nos ensina que a comunicação pode levar ao fracasso e à desconexão quando usada para fins egoístas ou para conquistar outras pessoas.
Não o encontrando, eles construíram uma torre para alcançar o céu. Deus, irado, convocou os habitantes do céu, que destruíram a torre e espalharam seus habitantes. A história não foi relacionada a um dilúvio ou confusão de línguas, embora Frazer conecte sua construção e a dispersão dos gigantes com a Torre de Babel.
Frente a tamanha soberba, Deus decidiu lhes confundir a linguagem para que não compreendessem uns aos outros, e os dispersou pela superfície da Terra. Babel era o nome da torre que, em hebraico, significa confusão de línguas, confusão de vozes.
Por que Deus confundiu as línguas na Torre de Babel?
Nele, uma população unida e monolíngue decide construir uma torre que alcance o céu. Deus, irritado com a prepotência das pessoas, confunde a língua delas para que não se entendam mais e espalha as línguas pelo mundo. Mito linguístico por trás dessa história: falar uma língua é o ideal.
De acordo com a narrativa bíblica em Gênesis 11:1-9, o pecado principal dos construtores da Torre de Babel foi a sua arrogância e desobediência a Deus. Os construtores queriam construir uma torre que chegasse até os céus para se elevarem acima dos outros povos e serem famosos.
De acordo com os escritos, a torre teria 212 metros e seria onze vezes menor do que proposto pelo Livro do Jubileu. Mesmo com essa diferença, a Torre de Babel foi a maior do mundo durante todos anos e só foi superada, em 1889, com a construção da Torre Eiffel, que tem 324 metros.
💥 A responsável por esse crime foi Sandrinha (Adriana Esteves). Ela queria se vingar do pai Clementino, que assassinara sua mãe, jogando a culpa nele, e também tinha raiva dos Toledo, que nunca a aceitaram como namorada de Alexandre (Marcos Palmeira).
De acordo com os acadêmicos que acreditam na historicidade de Gênesis revelam que a Torre de Babel ficaria localizada em algum lugar da Mesopotâmia, muito provavelmente na região em que se fundaria a cidade de Babilônia. Esse local, entre o Rio Tigre e Eufrates é atualmente território do Iraque.
De fato, a arqueologia tem mostrado que as cidades da Mesopotâmia, que formam o núcleo inicial da civilização humana, começaram sua construção a partir de uma torre enorme que tinha função litúrgica e também de proteção contra uma eventual inundação.