A histamina estimula quimicamente os receptores da coceira da pele, causando aquele impulso irresistível. Dar uma coçadinha de vez em quando faz bem: “Além de aliviar a coceira, esfregar a pele aumenta o fluxo sanguíneo na região e melhora a defesa imunológica da área afetada”, afirma a médica Valéria.
Coçar dá prazer porque libera serotonina no cérebro
A serotonina é o neurotransmissor que os cientistas creditam por gerar sentimentos de bem-estar e felicidade. Quanto mais serotonina cruzar seu corpo, mais feliz você se sente. Não é difícil de entender, portanto, por que às vezes é difícil parar de se coçar.
Uma teoria afirma que, quando nos coçamos, geramos sinais de dor que são enviados para o cérebro. Esses sinais agem como distração, reduzindo a sensação de coceira, mesmo que seja por um segundo. Coçar também libera o neurotransmissor serotonina, que pode ser responsável pela sensação agradável.
Em geral, a coceira é um sinal enviado por nervos da pele ao cérebro após a liberação de substâncias do sistema imunológico - como a histamina - respondendo a irritações. É praticamente impossível ficar parado quando aquele comichão surge do nada.
Cientistas da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, concluíram que coçar ajuda a aliviar uma coceira ao bloquear a atividade em células nervosas da medula espinhal que transmitem a sensação ao cérebro.
Coça Olho, Nariz, Garganta e Ouvido. Tudo incomoda e nada resolve. Saibe o que fazer
Porque a coca é tão boa?
Coçar o corpo pode ser gostoso porque anulamos uma sensação incômoda – a coceira. Nossa pele tem terminações nervosas sensíveis a estímulos químicos (detonados por substâncias) ou físicos (como arranhões, beliscões ou perfurações). Esses receptores se dividem em dois tipos: os de dor e os de coceira.
Em primeiro lugar, você coça, o que provoca uma sensação de dor. Então você produz mais serotonina para controlar a dor. Mas serotonina faz mais do que apenas inibir a dor. A nossa nova descoberta mostra que também piora coceira ao ativar neurônios GRPR através de receptores 5HT1A.
Porque quanto mais coça, mais dá vontade de coçar?
Quanto mais você se coça, mais vai se coçar, porque ao coçar, o corpo libera histamina extra, enviando mais sinais de coceira ao cérebro. Quando a histamina é liberada no sangue, ela pode causar muitos sintomas, incluindo coceira e inflamação.
A coceira no corpo pode ser desencadeada por diversas razões, incluindo reações alérgicas, ressecamento da pele, picadas de insetos, doenças de pele, estresse e até mesmo condições médicas subjacentes. Cada um desses fatores pode desencadear uma resposta inflamatória na pele, levando à sensação de coceira.
A coceira pode surgir em pessoas que apresentam depressão, transtorno bipolar, ansiedade, distúrbio obsessivo-compulsivo, distúrbios alimentares, dependência de drogas ou distúrbios da personalidade, por exemplo.
Os remédios caseiros para coceira na pele, como tomar banho com água fria, aplicar compressa de gelo, passar hidratante corporal ou lavar a pele com chá de tanchagem, por exemplo, ajudam a acalmar e hidratar a pele, reduzindo os sintomas de coceira, vermelhidão, irritação ou inchaço.
A primeira coisa que fazemos todos os dias é coçar os olhos. Sentimos que a pressão suave nos ajuda na eliminação dos resíduos que se acumulam na visão.
Dar uma coçadinha de vez em quando faz bem, além de aliviar a coceira e proteger o corpo contra uma invasão de um microorganismo, massagear ou esfregar a pele aumenta o fluxo sanguíneo na região das costas e melhora a defesa imunológica da área afetada.
Durante a prática da atividade física, a musculatura é mais utilizada e precisa de um aporte maior de sangue. Nesse momento, aumenta tanto o fluxo de sangue arterial com oxigênio quanto o de sangue venoso para os músculos. - Acontece uma vasodilatação do sistema como um todo, o que pode causar coceira.
Isso porque quando tomamos banhos com a água muito quente, nossa skin tende a ficar ressecada e, como já vimos, pode começar a coçar. Além disso, a temperatura aumenta, causando o rubor e caso seja muito elevada, queimaduras.
As causas mais comuns das coceiras são distúrbios da pele: Pele seca (consulte xerodermia e ictiose) Dermatite atópica (às vezes chamada eczema) Dermatite alérgica de contato (uma erupção cutânea alérgica resultante do contato direto com uma substância em particular)
Mas a coceira pode muito bem ser um sintoma em não melanoma câncer de pele, principalmente carcinoma basocelular (CBC) e a carcinoma espinocelular (CEC), os dois tipos mais comuns.
A coceira é a vontade quase incontrolável de passar os dedos em uma determinada parte do corpo. A coceira pode não ser causada por nenhuma doença em específico ou ser resultado de algum processo infeccioso. Na verdade, ela surge quando há uma estimulação excessiva das terminações nervosas que fazem parte da pele.
Embora seja um hábito mais comum em pessoas que sofrem de coceira, há quem ache bom coçar o ouvido com cotonete e outros objetos, como tampas de caneta ou chaves. Como o ouvido é rico em terminações nervosas e fibras sensitivas, o estímulo, de fato, pode gerar uma sensação imediata de alívio e prazer.
Fatores externos como o calor, o atrito com os lençóis ou alergias a certos componentes de roupa de cama podem explicar o agravamento de algumas formas de prurido noturno. A comichão noturna afeta o sono, o comportamento diurno e a pele.
Utilizar compressas e panos com água fria sobre o local também pode funcionar. Quando as medidas anteriores não funcionam, o dermatologista pode indicar medicamentos para controlar a vontade de coçar a pele.
Para aumentar os níveis de serotonina, é preciso ter uma nutrição rica em triptofano e nutrientes, praticar exercícios físicos, e fazer uma boa ingesta hídrica para o equilíbrio da flora intestinal. Atividade sexual, tomar sol e receber afeto também estimulam a produção de serotonina.
Estou com o corpo pinicando e coçando. O que pode ser?
Isso pode ocorrer por diferentes motivos, como alergias, irritação, ressecamento, picadas de insetos e mais. Conforme a causa da coceira de pele, ela pode iniciar sozinha ou estar acompanhada de outros sinais e sintomas, como vermelhidão no local, caroços, manchas, bolhas e feridas.