O fumacê pode ser aplicado por equipamento costal motorizado (portátil) ou através de equipamento veicular, como um carro. O produto causa uma excitação no sistema nervoso dos mosquitos que, ao entrar em contato com o inseticida, morrem.
Depois de seco, o pó deve ser colocado em um prato, em cima de uma folha de papel alumínio. Em seguida, é preciso colocar fogo na borra do café e deixar queimar metade do material. A chama deve ser apagada assim que metade da borra estiver queimada. Assim, a fumaça gerada afastará os mosquitos na área.
Cheiro é o que espanta. Alguns odores funcionam como repelentes de insetos e você pode usá-los a seu favor se não quiser receber essas visitas indesejadas. Citronela é o mais conhecido deles, mas também pó de café, manjericão, capim-santo, limão e cravo funcionam superbem.
Algumas delas são lavanda, menta, sálvia, tomilho, manjericão, gerânio limão, arruda e cravo chinês. É aconselhável colocá-las estrategicamente perto das janelas da casa, para que seu cheiro sirva como repelente.
As essências que espantam os pernilongos são citronela, lavanda e eucalipto. Agora, se você quer uma planta que espanta pernilongo, aposte no manjericão e no capim-santo.
semente de urucum é muito utili- zada pelo índio brasileiro para pintar o corpo e o rosto em oca- siões de festas na tribo e também para se proteger de picadas de mosquitos.
5 dicas para espantar mosquitos e pernilongos de casa:
Se as lâmpadas da sua casa se tornaram chamariz de mosquitos, esta dica é para você. Em um balde ou pote de vidro, misture vinagre de maça e algumas gotas de detergente e coloque o recipiente embaixo da lâmpada, de modo que a luz reflita no líquido.
Os mosquitos são atraídos pelo gás carbônico (CO₂) que exalamos ao respirar. Este gás serve como um sinalizador para os mosquitos, indicando a presença de um potencial hospedeiro nas proximidades. Além do CO₂, nossa respiração também libera outros compostos orgânicos que podem atrair esses insetos.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Vigilância Epidemiologia, adverte que o uso indiscriminado do carro fumacê pode causar danos graves à saúde e ao ecossistema como um todo.
O fumacê era realizado nas ruas com eficácia de apenas 40%. A nebulização age diretamente no foco do mosquito que está amoitado nos cantos e nos acúmulos de água e não causa transtornos ao meio ambiente nem riscos à saúde das pessoas, apesar de também ser um produto tóxico.
A falta mundial do insumo que produz a substância que mata o Aedes aegypti na fase adulta atrasou o repasse do órgão aos estados desde o ano passado, segundo informações de reportagem do Estadão.
A inalação de pequenas quantidades de fumaça geralmente não causa efeitos sérios e duradouros. No entanto, podem surgir sérios problemas se a fumaça contiver determinados produtos químicos venenosos ou estiver incomumente densa ou se sua inalação for prolongada.
De acordo com o Ministério da Saúde, o fumacê é um inseticida que combina duas moléculas: a praletrina e a imidacloprida. Ele funciona como uma aplicação espacial a ultrabaixo volume (UBV) a frio, e, por isso, não há a formação de nuvem de fumaça por não haver a queima de óleo mineral no momento da aplicação.
Suor e temperatura corporal: substâncias expelidas durante a transpiração, tais como ácido lático, ácido úrico e amônia, são atrativas para os mosquitos. Além disso, o aumento da temperatura corporal durante exercícios físicos também pode atrair mais pernilongos.
Os mosquitos foram mais atraídos pelos ácidos carboxílicos do ar, incluindo o ácido butírico, um composto encontrado em queijos “fedidos” como Limburger. Esses ácidos carboxílicos são produzidos por bactérias na pele humana e geralmente não são perceptíveis para nós.
"Assim como outros insetos hematófagos (que se alimentam de sangue), eles são atraídos por vários estímulos, e um dos principais é o dióxido de carbono", diz Torres. "O mosquito fica ao redor da orelha e passa pelo rosto.
Segundo a SUCEN – Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo, um dos motivos porque se controla o uso do Fumacê é, justamente, por não ser a estratégia mais eficiente. O inseticida mata o mosquito adulto apenas se estiver voando, se atravessar a fumaça e se o vento não estiver muito forte.
Verifique toda a área externa da sua casa, como o jardim, pratinhos de vasos de plantas, depressões no chão que possam formar poças e ralos. Faça um check-in também dentro de casa.
Como queimar borra de café para espantar mosquitos?
Depois de seco, é preciso colocar o pó em um prato, em cima de uma folha de papel alumínio. Em seguida, é preciso colocar fogo na borra do café e deixar queimar metade do material. É preciso apagar a chama assim que metade da borra estiver queimada. Assim, a fumaça gerada afastará os mosquitos na área.
O que significa quando o mosquito fica rodeando a gente?
Os mosquitos buscam dióxido de carbono (o que em parte explica por que eles são tão bons em nos encontrar), e quanto mais exalamos, mais dióxido de carbono enviamos para o ar, convidando os insetos para perto de nós.
A vitamina do tipo B é indicada, entre outros casos, como suplemento alimentar para pessoas desnutridas. Quando ingerida em quantidade superior à demanda do organismo, a vitamina B é expelida através da pele. O cheiro provocado nesses casos teria o poder de afastar diversas espécies de mosquitos.
A maneira mais eficiente para acabar com mosquitos em volta de sua residência é eliminando qualquer tipo de água parada – ambiente propício para que os mosquitos depositem seus ovos. Verifique o seu quintal para se certificar de que não há água parada em vasos ou quaisquer outros recipientes de jardim.