A progesterona, hormônio que tem seus níveis elevados durante a ovulação e ainda mais durante a gestação, aumenta os episódios de sonolência diurna e ainda fragmenta o sono noturno. Esse é um dos motivos pelo qual a fadiga gestacional é inevitável, sobretudo nos primeiros meses da gravidez.
Quantas horas de sono deve ter uma gestante? O ideal é que a gestante mantenha sempre o mesmo horário de dormir e de despertar. Durma cedo, tome bastante líquido e tente fazer com que o seu sono dure de 10 a 12 horas por dia. O metabolismo da grávida é bastante acelerado e o descanso é importante.
A insônia na gravidez pode ser causada por alterações hormonais, posição desconfortável, devido ao aumento do tamanho da barriga, ou maior vontade de fazer xixi, por exemplo, sendo uma situação comum. A insônia pode acontecer em qualquer período, sendo mais comum durante o primeiro e o terceiro trimestre da gestação.
Além da consequente indisposição, a falta do sono reparador ainda aumenta o risco de desenvolver pré-eclâmpsia e diabetes gestacional. E tem mais! Estudos mostram que gestantes que dormem menos de seis horas por noite têm trabalhos de parto mais longos e maiores taxas de cesarianas.
O tempo total de sono diminui ainda mais no segundo e no terceiro trimestres. O despertar noturno nessa fase geralmente é causado pelos desconfortos, dor nas costas, frequência urinária aumentada, movimentos fetais, falta de ar e câimbras nas pernas.
CANSAÇO NA GRAVIDEZ | Porque acontece e o que fazer | Monica Romeiro
Quando a grávida dorme o bebê dorme também?
O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.
Insônia na gravidez é normal? Sim, a insônia na gravidez é normal. A dificuldade para ter uma boa noite de sono é ainda mais comum em dois períodos específicos da gestação.
O fundamental é que a gestante tenha um sono de qualidade, que proporcione o descanso necessário. Quanto à melhor posição para dormir, é recomendado deitar-se sobre o lado esquerdo do corpo, pois, assim, o fluxo de sangue e de nutrientes que alimenta o seu bebê é estimulado.
O momento em que a gravidez começa a ser notada é diferente em cada mulher. Entre a semana 13 e a semana 16, você pode notar que suas calças estão um pouco apertadas no seu corpo. Isso ocorre porque o útero começa a crescer e subir além da pelve. Em geral, a barriga de grávida de 3 meses já começa a sofrer mudanças.
O que é a privação do sono? É quando a pessoa dorme menos do que o seu organismo necessita para se manter saudável. Geralmente, um adulto precisa dormir de 7 a 8 horas por dia. Porém, isso não é o que acontece na vida das mães de bebês recém-nascidos.
Geralmente, a fase da gravidez que dá mais sono é entre o primeiro e o terceiro trimestres. Durante o primeiro trimestre, o corpo da mulher passa por alterações físicas e hormonais, especialmente o aumento da progesterona, logo no início da gravidez, para que o feto se desenvolva com saúde.
8ª semana. Na oitava semana de gravidez, é normal você sentir mais fome. É importante se alimentar de maneira saudável. Afinal, agora, seus hábitos alimentares terão reflexo no crescimento e no desenvolvimento do bebê.
Com o fim do primeiro trimestre, os sintomas tendem a desaparecer e a gestante volta a sentir-se bem. Porém, a fadiga volta no terceiro trimestre, momento em que o bebê já está bem grande e a grávida encontra-se, além do barrigão, com, pelo menos, 10 a 12 quilos acima do seu peso habitual.
O que fazer durante a gravidez para ter um bebê calmo?
A música ajuda a acalmar seu pequenino, e ouvir um ritmo calmo e gostoso pode ajudar a relaxá-lo também. Seu bebê sente quando você está estressada, triste ou ansiosa, e cantar para ele ou colocar fones de ouvido na barriga podem ajudar também.
A grávida, geralmente, sente o bebê mexendo pela primeira vez na barriga entre a 16ª e a 20ª semana de gestação, ou seja, no final do 4º mês ou durante o 5º mês de gravidez. Porém, na segunda gravidez, é normal a mãe sentir o bebê mexer mais cedo, entre o final do 3º mês e o início do 4º mês de gestação.
Por lei, não existe uma quantidade fixa de horas por dia que uma colaboradora grávida pode trabalhar durante a gestação. Em vez disso, a legislação trabalhista foca em garantir que, enquanto estiverem no trabalho, o ambiente seja seguro e não prejudicial à sua saúde ou do bebê.
Os vasos sanguíneos continuam a se desenvolver no embrião e na placenta. Quase todos os órgãos estão totalmente formados após dez semanas da fecundação (o que equivale a 12 semanas de gravidez). As exceções são o cérebro e a medula espinhal, que continuam a se formar e a se desenvolver durante a gravidez.
A maioria das grávidas, no entanto, vê a barriga despontando entre as 12a e a 16a semana. Quem já teve uma gravidez ou mais antes pode ficar barriguda mais cedo, devido ao afrouxamento do útero e dos músculos abdominais durante a gestação anterior.
Você já observou uma grávida com o umbigo para fora e se perguntou se isso também vai acontecer na sua gravidez? Pois é, essa é uma mudança anatômica comum entre as gestantes. Entre a 20ª e a 28ª semana de gestação, algumas mulheres veem o seu umbigo saltar para fora ou ficar estufado.
A progesterona, hormônio que tem seus níveis elevados durante a ovulação e ainda mais durante a gestação, aumenta os episódios de sonolência diurna e ainda fragmenta o sono noturno. Esse é um dos motivos pelo qual a fadiga gestacional é inevitável, sobretudo nos primeiros meses da gravidez.
Porque dormir com travesseiro no meio das pernas na gravidez?
Os travesseiros também podem ser um bom aliado para evitar dores nas costas. A dica é colocar um no meio das pernas ao deitar de lado, o que deixa a coluna mais reta. Também vale colocar um no meio da barriga, outro para abraçar.
A fadiga é considerada uma falta constante de energia. Durante a gravidez, você pode sentir que não consegue levantar de manhã ou mal pode esperar para dormir assim que chegar em casa à noite. Ou você pode sentir que está apenas se arrastando desde o momento em que se levanta até a hora de dormir.
Pela noite, tome um copo de leite e coma algo suave precisamente antes de ir dormir. Evite os alimentos muito apimentados, gordurosos ou doces. Os alimentos suaves e fáceis de digerir como arroz, massa, macarrão, lanchinhos, fruta e pão torrado são boas alternativas.
Quando estamos falando do primeiro trimestre, o mais comum é que as mulheres sintam mais sono, pois é nessa fase que o volume de sangue na circulação aumenta, fazendo com que o coração tenha que trabalhar mais para bombeá-lo para o corpo todo.
Falta de sono na gravidez prejudica o bebê? Infelizmente, sim, a falta de sono na gravidez pode prejudicar o bebê. Dormir muito pouco durante a gravidez é considerado um risco para o feto – e pode aumentar o risco de diabetes gestacional, parto prematuro, trabalho de parto mais longo, ganho de peso e pré-eclâmpsia.