Há uma teoria de que as deficiências de Hefesto refletem a maldição da vida real dos ferreiros da Era do Bronze: envenenamento por arsênico. Hefesto é o deus das forjas, o deus padrinho dos ferreiros. Na era em que a mitologia grega se formou, eles trabalhavam com bronze e não com ferro.
Hefesto nasceu com as feições horrendas e isso criou um profundo desgosto em Hera. Como consequência, a mãe lançou o filho do alto do Olimpo, e, na queda, ele teria caído no oceano, onde foi resgatado por Tétis (a mãe de Aquiles) e por Eurínome.
Hefesto era coxo, em virtude de uma briga de seus pais a propósito de Hércules. Decidiu então o jovem deus intervir a favor de sua mãe, acabando assim por sofrer as consequências da ira de Zeus, que o atirou violentamente para fora do monte Olimpo.
Outra versão narra que Hefesto foi lançado do alto do Olimpo por Zeus depois que aquele interferiu em uma discussão que este estava tendo com Hera. A queda teria acontecido em Lemnos, local que centralizava o culto de Hefesto na Grécia, conforme veremos.
Mitologia grega e Astrologia - O mito de Eros e Psiquê e sua relação com o signo de Peixes
Porque Afrodite se casou com Hefesto?
Com base na narrativa, ela era uma deusa muito bela e isso despertou o interesse de outros deuses. A disputa por Afrodite ocasionou em uma briga entre os deuses interessados por ela. Por conta da confusão formada, Zeus a obrigou casar-se com Hefesto. Esse último é caraterizado como um deus mal-humorado e feio.
No relato homérico, ele despencou durante nove dias e noites até cair no oceano, onde foi criado pela oceânides Tétis (mãe de Aquiles) e Eurínome. Outra explicação afirma que ele teria sido arremessado por Zeus, por ter resgatado sua mãe quando o rei dos deuses a acorrentou por opôr-se a ele.
Hera era uma das deusas mais importantes da religiosidade dos gregos antigos, venerada em diversos locais da Grécia. Ela era conhecida como a rainha dos deuses, pois era casada com Zeus, o deus mais poderoso do panteão grego.
Os símbolos de Hefesto são o seu pesado martelo, o machado, a bigorna e as pinças, enquanto os seus animais sagrados são o jumento (uma vez que ele pode dizer que eles são feios, teimosos e cômicos, mas também fortes e resistentes) O guindaste (devido às suas pernas não combinando o resto do seu corpo, muito como o seu ...
Polifonte era uma jovem trácia que rejeitou Afrodite e foi para as montanhas fazer esportes com Ártemis. Mas Afrodite teve sua vingança: a deusa com raiva fez com que a jovem se apaixonasse por um urso.
Pandora (em grego clássico: Πανδώρα, "a que tudo dá", "a que possui tudo", "a que tudo tira"), na mitologia grega, foi a primeira mulher, criada por Hefesto e Atena a pedido de Zeus com o fim de agradar aos homens.
No entanto, Vênus (Afrodite, para os gregos), deusa da beleza, não tolerava de forma alguma que uma mortal despertasse mais interesses do que ela própria. Por isso, diante de sua ciumenta cólera, ordena o filho Eros, deus do amor, a castigá-la.
Caracteristicas Físicas dos filhos de Hefesto: Altos, magros, cor dos olhos castanhos, preferem manter os cabelos na cor escura, pele negra. Caracteristicas Positivas dos filhos (as) de Hefesto: São habilidosos na arte da metalúrgica, os filhos de Hefesto tem um temperamento quente, amáveis e bondosos.
Afrodite era considerada a mais bela das deusas gregas. Afrodite foi uma das principais deusas da religiosidade dos gregos antigos e representava o amor, a beleza, a fertilidade, o desejo. Tinha forte relação com a sexualidade humana e era considerada a deusa mais bela entre todas as divindades gregas.
Como forma de compensar o filho e também de punir a orgulhosa Afrodite, Hera determinou que os dois se casassem, mas a bela e fútil deusa da beleza logo cedeu aos desejos e paixões, traindo Hefesto com Ares, o deus da guerra.
Criado pela deusa Tétis, desenvolveu habilidades de ferreiro e artesão. Hefesto criou os raios que Zeus lança- va do Olimpo, o tridente de Poseidon, as flechas de Apolo e a armadura usada por Aquiles na Guerra de Troia. Casou-se com a bela e orgulhosa Afrodite, mas a deusa da beleza o traiu com Ares, o deus da guerra.
Segundo Homero, Hefesto era filho de Zeus e Hera. No entanto, nunca ficou claro se ele nasceu coxo ou se ficou coxo depois que seu pai o expulsou do Olimpo por intervir em nome de sua mãe durante uma briga entre eles.
Afrodite era considerada pelos gregos antigos a deusa do amor, da beleza, do desejo e da fertilidade. Era vista como o padrão de beleza grego e considerada capaz de seduzir homens e deuses. Havia dois mitos que explicavam o seu nascimento, um trazido por Homero e outro, por Hesíodo.