A Comissão de Reforma do Código Penal é formada por juristas encarregados de rever o Decreto-Lei 2.848, de 1940. Porém, alguns compostos perderam a noção de composição e passaram a ser escritos aglutinadamente: girassol, madressilva, pontapé, paraquedas, paraquedista, mandachuva.
1 Indivíduo importante ou influente; figurão, magnata. 2 Chefe político, principalmente em cidades do interior, cujas ordens devem ser seguidas; caudilho. 3 Indivíduo que comanda outros; chefe, líder.
As palavras compostas por justaposição que tenham perdido a noção de composição não são mais grafadas com hífen. Exemplo: girassol; paraquedas; mandachuva e passatempo.
Como regra geral, nas palavras compostas, o hífen é usado quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representando por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal: decreto-lei, mesa-redonda, arco-íris, tio-avô, conta-gotas, porta-aviões, guarda-noturno, boa-fé, má-fé.
Guarda-chuva é uma palavra composta, portanto precisa ser escrita com hífen. O termo guarda-chuva é um substantivo composto formado por justaposição da forma verbal “guarda” e do substantivo “chuva”.
No entanto, o Acordo grafa malmequer. Ora malmequer, tanto bem-me-quer é uma espécie botânica e, portanto, deveria ser grafado mal-me-quer. Daí ser mais coerente tratar “bem” e “mal” como prefixos. O Acordo Ortográfico não cita expressamente os prefixos “ab-”, “ad-”, “ob-”, “sob-”.
Qual o processo de formação da palavra manda-chuva?
Para outros, haverá justaposição quando duas palavras se possam dissociar e ser, de imediato, encaradas como palavras plenas. Como, por exemplo, mandachuva, de que ainda há, mesmo, quem escreva, e defenda, a forma manda-chuva.
O Senhor manda a chuva para regar a terra; assim o solo fica rico e produz muito. Os rios de Deus nunca secam e a terra produz ricas colheitas de cereais.
1. Pode acontecer a justaposição com hífen ou sem hífen. Com hífen: Quando cada palavra mantém sua pauta acentual, como em navio- escola, roda-gigante, guarda-chuva. Sem hífen: quando as palavras não mantêm sua pauta acentual, como em passatempo, girassol.
1. Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: guarda-chuva, arco-íris, boa-fé, segunda-feira, mesa-redonda, vaga-lume, joão-ninguém, porta-malas, porta-bandeira, pão-duro, bate-boca.
Em palavras compostas por justaposição que formam uma unidade semântica, ou seja, nos termos que se unem para formam um novo significado: tio-avô, porto-alegrense, luso-brasileiro, tenente-coronel, segunda-feira, conta-gotas, guarda-chuva, arco-íris, primeiro-ministro, azul-escuro.
Portanto, no caso, a grafia correta é micro-ondas. Pela mesma regra, palavras como anti-inflamatório, micro-ônibus, micro-organismo, que antes do Acordo Ortográfico não levavam hífen, atualmente devem ser hifenizadas.
A resposta: travessura da reforma ortográfica. Ao cassar o hífen dos compostos com três palavras ou mais ligados por pronome, preposição, conjunção (pé de moleque, tomara que caia, testa de ferro, mão de obra, mula sem cabeça), a lei citou exceções. Entre elas, cor-de-rosa, pé-de-meia, arco-da-velha.
Artefacto constituído por uma armação articulada que se pode abrir e fechar, coberta de tecido ou material afim, usado para resguardar do sol ou criar sombra e geralmente maior do que um guarda-chuva. Plural: guarda-sóis. Origem etimológica:forma do verbo guardar + sol. Plural: guarda-sóis.
O prefixo “co” se liga sem hífen a palavras iniciadas por “o”. Exemplos do Acordo Ortográfico: coobrigação, coocupante, cooperação, cooperar, coordenar.
Como se escreve anti-inflamatório no novo acordo ortográfico?
Sem mais delongas: o correto é “anti-inflamatório”, com dois “i's” separados por um hífen! Essa é a grafia da palavra que passou a valer com o Novo Acordo Ortográfico.