A dica é não bater demais a farinha. Do contrário, o glúten presente no trigo é ativado e faz com que a massa fique pesada. Quando queremos fazer uma pizza, por exemplo, ativar o glúten da massa é um passo importante para que ela fique elástica e fácil de manusear.
Para receitas de massas leves, como claras em neve ou chantilly, o ideal é utilizar o liquidificador em velocidade baixa. Quando usado na máxima, os ingredientes ficam com uma consistência muito densa.
Qual a diferença de bater na batedeira ou no liquidificador?
A batedeira tem o funcionamento um pouco diferente do mixer e do liquidificador. Como os batedores não têm lâminas, ela mistura os ingredientes sem cortar nada, de um jeito mais leve, sabe? É por isso que ela deixa a massa do seu bolo mais fofinha e dá aquela leveza na hora de bater as claras em neve.
DICA: Nunca mais bata a farinha de trigo | Saiba o que tem feito de errado
O que não pode bater no liquidificador?
O que NÃO colocar no liquidificador?
Líquidos muito quentes. Se você tem o costume de bater líquidos muito quentes no liquidificador, saiba que isso pode danificá-lo de maneira irreversível. ...
O que acontece se bater o fermento no liquidificador?
Antigamente nossas mães e avós diziam que o fermento não podia ser batido nem na batedeira e nem no liquidificador. Por que isso? Se a gente coloca o fermento, fica batendo o bolo e “esquece da vida”, a ação acontece e depois no forno não tem mais elemento químico para reagir. E o bolo vai solar.
Separe as claras dos ovos e coloque-as no liquidificador. Verifique se não há nenhum resíduo de gema nas claras; Ligue o liquidificador na velocidade máxima e bata as claras por cerca de 3 a 4 minutos; Quando as claras começarem a ficar firmes, continue batendo até obter o ponto de neve.
O mixer 3 em 1 é o modelo mais popular do aparelho e ele pode ser usado no lugar de um liquidificador, de um processador e de uma batedeira (dependendo do uso).
Nada de líquidos quentes no liquidificador, porque a maioria dos modelos (plástico) não suporta o calor e pode trincar, principalmente se a temperatura estiver acima de 80ºC. Isso é muito importante, porque um problema aqui e pronto, um acidente grave pode acontecer.
Pobre em nutrientes O principal problema da farinha branca é a falta de fibras. Isso acontece porque durante o processo de refinamento, a casca e o gérmen do trigo, ricos em vitaminas, fibras e sais minerais, são eliminados e com eles vão embora grandes partes de suas propriedades.
A farinha de trigo não é produzida para ser consumida crua, mas algumas pessoas comem massas de bolos antes do preparo, por exemplo. E isso é arriscado, já que ela pode conter bactérias que são eliminadas facilmente com o seu cozimento. Um dos riscos é estar contaminada com E. Coli, que causa intoxicação alimentar.
Como dissemos acima, colocar os ingredientes líquidos primeiro é o jeito correto de utilizar o liquidificador. É extremamente errado colocar primeiro os ingredientes secos, isso pode fazer com que a lâmina trave ou o motor queime, o que pode ocasionar na sobrecarga do aparelho.
1. Uso da água na temperatura indicada - nem muito quente nem fria - 36/40ºC. A água muito fria não ativa o fermento, a água muito quente mata a ação do fermento.
Para triturar alimentos sólidos, é necessário um modelo de liquidificador mais potente. Para sucos e vitaminas, pode ser útil um filtro para separar bagaço e sementes.
É o que chamamos de ativar o Glúten. Essas pontes deixam a massa mais elástica, o que permite que ela seja manipulada sem arrebentar e não deixa o gás carbônico formado durante a fermentação escapar. Isso dá uma textura macia às massas e as transforma em alimentos bem mais fáceis de mastigar.
Como falamos, em resumo o mixer é mais prático, mais leve e mais fácil de ser limpo, mas não aguenta ingredientes maiores e mais rígidos. Já o liquidificador é mais potente, maior e resistente, mas mais difícil de limpar e menos prático.
Como o próprio nome sugere, o mixer com processador combina duas ou mais funções em um único lugar. Essa função também dá uma bela ajuda na hora de preparar pratos diversos.
Excelente para trabalhar com menores quantidades de alimentos, o mixer traz praticidade e versatilidade ao cozinhar. Por ser pequeno, de fácil limpeza e às vezes portátil, é uma boa aposta para descomplicar na hora de preparar pratos e bebidas.
Para que serve a casca do ovo batida no liquidificador?
Esse movimento de triturar, com a abrasividade da casca, vai limpar superbem, tirar todo resíduo e ainda afiar a lâmina do liquidificador. Mas, é preciso bater muitas cascas de ovos juntas para conseguir o resultado. Esse é um ótimo truque para manter o liquidificador sempre afiado, limpo e potente.
O utensílio é usado no preparo de omelete, maionese, clara em neve, massa de bolo etc. Se você não tem fouet em casa, não se preocupe – o chef Benoit dá dica. “Use o garfo para fazer maionese ou misturar ovo”, sugere.
Qual a diferença de fazer bolo na batedeira ou no liquidificador?
Para fazer bolos, pães e massas, nada melhor, do que a batedeira. Como ela não destrói as moléculas dos alimentos, já que não possui lâminas, é ideal para fazer misturas, bater massas aeradas, claras em neve e deixar o bolo bem fofinho.
Caso seja acrescentado fermento em pó em excesso, o bolo vai "baixar" em vez de crescer e ficar leve e fofo: ficará um bolo frágil pois a estrutura interior cresceu em desproporção com os restantes ingredientes e o bolo não conseguirá suportar a totalidade da massa.
Para 1 colher de chá de fermento você combina 1⁄2 colher de chá de bicarbonato com 1⁄4 de colher de chá de ácido (suco de limão, laranja, vinagre, etc). Ou, para ficar mais fácil: 2 partes de bicarbonato com 1 parte ácido.
O que acontece quando o fermento e misturado com água e açúcar?
Acertou quem disse a mistura 1: fermento biológico (composto de levedos), água e açúcar. Com o fermento biológico, acontece um processo em que o organismo vivo quebra o açúcar para liberação de energia, entre os produtos gerados estão o etanol e o gás carbônico.