Não raspe ou depile os pêlos do corpo antes da cirurgia, pois podem ocorrer machucados que funcionam como “porta de entrada” para bactérias, aumentando o risco de infecção. Nem toda cirurgia precisa de tricotomia, mas quando for necessária, ela deve ser feita pelo próprio cirurgião momentos antes do procedimento.
Não há necessidade de depilar a área da cirurgia. Caso tenha esse hábito solicitamos que não faça nos dias que antecedem a cirurgia. A depilação, independente do método utilizado, sempre provoca uma irritação na pele aumentando a flora bacteriana com consequente aumento do risco de uma infecção no local da cirurgia.
Se a cicatriz é assim recente ( acaba de tirar os pontos...), espere que ela se consolide. A depilação, do tipo com cera, pode machucar. Se for "depilação com química", ainda pior, pode lesar o tecido jovem da cicatriz.
Antes da cirurgia, evite estresse e atividades que podem causar muitas emoções. Após o procedimento, siga todas as orientações do médico. Faça repouso e evite se programar para compromissos e eventos que possam impactar em sua recuperação.
Depilação antes da Cirurgia, fazer ou não? Dr. David Gusmão
Como se depilar para cirurgia?
Não raspe ou depile os pêlos do corpo antes da cirurgia, pois podem ocorrer machucados que funcionam como “porta de entrada” para bactérias, aumentando o risco de infecção. Nem toda cirurgia precisa de tricotomia, mas quando for necessária, ela deve ser feita pelo próprio cirurgião momentos antes do procedimento.
Pacientes com doenças graves, como por exemplo, diabetes, pressão alta, distúrbios hemorrágicos, doenças cardíacas ou depressão; Pacientes obesos, que fumam ou que ingerem muito álcool, também não são bons candidatos para as cirurgias plásticas em geral; Gestantes e lactantes.
“Não ter pelos na região pode levar a doenças como celulite infecciosa e infecção bacteriana nos lábios. O fato de a pele ter sofrido danos durante a depilação também deixa a pessoa mais vulnerável a herpes e verrugas genitais (HPV)”, avisa a médica.
Quantos dias após a cesária Posso depilar com Gillette?
O período de quanto tempo após cesárea pode fazer depilação a laser pode variar de acordo com cada organismo, mas geralmente recomenda-se um período de 30 a 40 dias antes de se submeter a técnicas de depilação a laser.
Tomar banho de chuveiro com sabonete e não passar desodorante nas axilas nem creme hidratante no corpo. Levar para o hospital os exames pré-operatórios solicitados pela médica antes, levar todos para apreciação do médico anestesiologista. Internar com antecedência mínima de uma hora do horário da cirurgia.
Depilação sem dor: utilize anestésicos específicos para sua pele: A beleza não precisa ser acompanhada de dor. Se a depilação é lembrada pela dor na pele, agora não precisa mais ser assim. Já existem produtos que anestesiam, facilitando a retirada dos pelos indesejáveis do corpo.
Jejum de 8 horas para sólidos e líquidos é suficiente. Quais são os cuidados de higiene? No dia: banho sem lavar os cabelos antes da cirurgia. Pêlos: axila – cortar curto com tesoura ou depilar 7 dias antes.
Solicitamos que preferencialmente, estes exames sejam entregues na CDE até 48 horas antes da cirurgia. Higiene: Escove os dentes e passe fio dental 1 hora antes do procedimento.
Não precisa se preocupar em se depilar para realizar o seu procedimento, caso seja necessário nossa equipe irá realizar a retirada dos pelos imediatamente antes da cirurgia. O uso de giletes e métodos depilatórios abrasivos podem causar micro lesões na pele e aumentar as chances de infecção.
Porque não pode pintar as unhas para fazer cirurgia?
Como o aparelho é colocado no dedo, a leitura pode ser prejudicada caso as unhas estejam pintadas ou cobertas por materiais resistentes. Além disso, alguns desses materiais podem queimar o paciente durante a cirurgia devido ao uso do bisturi elétrico.
Os pelos púbicos têm alguma função? Teoricamente, pode assumir-se que o pelo púbico possa ter algum papel na proteção dos grandes lábios, ao diminuir o atrito, manter os níveis de humidade cutânea e a temperatura – contudo, tal nunca foi demonstrado pela investigação e a sua ausência não parece ser causa de problemas.
Mantelli alerta para o fato de que, em alguns métodos, a depilação deixa os poros abertos e “expostos a bactérias e vírus que causam infecções vaginais, corrimentos, furúnculos, abscessos, cicatrizes, pelos encravados e até doenças sexualmente transmissíveis, como molusco e HPV”.
Vale o reforço: depilação e higiene não estão conectados! A dermatologista relembra que “os pelos servem para proteção da pele” e são completamente naturais. “Os que nascem na axila, no tórax, na barba e na virilha são respostas aos hormônios sexuais e protegem as glândulas locais.
Levar documentos pessoais (RG, CPF, Carteira do plano de saúde). OBS.: Não esquecer os exames realizados – exames de sangue, risco cirúrgico, RX, tomografia e ressonância (incluindo o laudo do médico radiologista e o CD).
Outros motivos de atraso também foram verificados: atraso referente a problemas relacionados ao paciente (2,6%); relacionados aos serviços de apoio (2,5%); relacionados aos recursos humanos de enfermagem (1,3%); problemas na organização do trabalho e previsão de materiais (1,3%).
Por exemplo, uma cirurgia que envolve o abdômen ou o peito, remoção da próstata e uma cirurgia importante em uma articulação (como artroplastia do quadril) são procedimentos com grau de risco muito alto na lista de procedimentos de maior risco.