A lei foi criada por conta da crise mundial de combustíveis e pela poluição gerada pelo enxofre presente no diesel na época, quando o País precisava importar 78% do petróleo consumido. O Brasil é o único país do mundo que tem uma lei do tipo, embora esta restrição já exista em algumas cidades europeias.
Provavelmente você nunca parou para pensar nisso, mas o Brasil é o único país do mundo a proibir através de lei o uso de motores a diesel em carros de passeio. Essa proibição foi reflexo da crise do petróleo ocorrida em 1973 que expôs a situação altamente vulnerável a que o país estava sujeito.
O carro a diesel é bastante popular na Europa, principalmente por apresentar bom desempenho aliado à maior economia de combustível. Então, por que não temos carro a diesel à venda no Brasil? A resposta é simples: porque é proibido por lei. Queda no ICMS afeta gasolina e etanol, mas diesel segue com preço alto; por quê?
Os principais problemas do óleo diesel brasileiro estão relacionados ao alto teor de enxofre, à degrabilidade do óleo diesel B5 e à adulteração do óleo diesel. Conhecer estes problemas e saber como enfrentá-los é de fundamental importância.
Durante anos, um dos argumentos mais utilizados para manter a decisão de não permitir carros pequenos a diesel era a justificativa ambiental. Isso por que, antigamente o diesel emitia muito material considerado maligno para a saúde humana.
Ou seja, para quem procura um carro para o dia a dia na cidade, a opção em diesel pode não ser a mais vantajosa. Isso porque esses carros tendem a dar mais problemas de carbonização, de acúmulo de muita sujeira e etc., especialmente em bombas, injetores e filtros de partículas.
PL prevê o fim dos carros a diesel e a gasolina a partir de 2030. Há um Projeto de Lei (PL) mais radical e que prevê a extinção dos automóveis movidos a diesel a partir de 2030.
FUTURO DO DIESEL: DESCARBONIZAÇÃO É A PALAVRA DA VEZ
Uma das principais metas anunciadas é zerar as emissões de carbono até 2050 através de alternativas sustentáveis aos combustíveis fósseis como fonte de energia. E foi exatamente isso que as fabricantes de caminhões estão apostando com os caminhões Euro 6.
Segundo afirma o economista, consultor automotivo e CEO da Mobiauto, Sant Clair Castro Jr., a principal razão da desvalorização das caminhonetes e um SUVs a diesel está relacionada à alta do preço do óleo diesel em 2022.
A importação de derivados de petróleo também influencia no preço dos combustíveis. Para atender a demanda por diesel, por exemplo, é preciso trazer importar.
Consumo: sem dúvida, essa é uma das maiores vantagens dos veículos com motor a diesel. Eles podem fazer até 25 quilômetros por litro, marca impensável em veículos do mesmo porte movidos a gasolina.
A resposta simples é que um motor a diesel não precisa de velas de ignição porque o combustível é inflamado pela compressão do ar. Não se confunda porque há certas partes de um motor a diesel chamada "velas incandescentes".
O Brasil não permite a produção de carros de passeio a diesel. Atualmente, para um veículo poder ter um motor a diesel ele tem que ter capacidade de carga de pelo menos mil quilos ou ter tração nas quatro rodas com algum tipo de marcha reduzida.
Dentre as desvantagens, o preço é uma delas, além da grande poluição do ar com as emissões de CO2. As partículas e o NOx podem afetar diretamente causando sérios problemas, principalmente doenças respiratórias.
Desde então, no Brasil, só é permitido o uso de diesel para veículos de carga, transporte coletivo ou modelos off-road com capacidade de carga superior a 1 tonelada, como sport utility vehicles (SUVs) e crossovers.
Apesar de bastante eficiente, a intensa utilização do óleo diesel desencadeia vários problemas ambientais. A queima desse combustível libera gases poluentes na atmosfera, com destaque para o monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, enxofre, entre outros; esse fato contribui para o processo de aquecimento global.
EPE publica Projeções dos Preços dos Combustíveis Líquidos para Atendimento aos Sistemas Isolados e Usinas da Região Sul em 2024. Os preços do óleo diesel nacional devem continuar elevados em 2024, reduzindo-se pouco em relação a 2023, mas ficando abaixo dos preços recordes do óleo diesel registrados em 2022.
O parlamentar informou que, de acordo com diversos estudos, incluindo um relatório da Associação Nacional de Fabricantes de Motores dos EUA, um aumento no teor de biodiesel pode levar a problemas de desgaste do motor, corrosão, acúmulo de resíduos, entupimento do filtro e diminuição da eficiência do combustível.
Procurada, a reguladora do setor de petróleo ANP afirmou que no momento não há informes relativos à redução na oferta nacional ou internacional de diesel, tampouco foram relatados à agência problemas relativos à falta de óleo diesel, gasolina ou de qualquer outro produto.
Cada tipo de combustível e motor possui suas características. Se você busca trajetos mais curtos a médios, sabe-se que o veículo mais indicado e que traz a suavidade no percurso é a gasolina. Mas, se você quer ser aventureiro, viajar por lugares mais distantes e ter toda a potência necessária, recomenda-se o diesel.
O diesel polui mais que a gasolina e álcool, sendo o combustível que mais tem contribuído para as emissões de dióxido de carbono, o principal gás causador do efeito estufa.
A lei foi criada por conta da crise mundial de combustíveis e pela poluição gerada pelo enxofre presente no diesel na época, quando o País precisava importar 78% do petróleo consumido. O Brasil é o único país do mundo que tem uma lei do tipo, embora esta restrição já exista em algumas cidades europeias.
De acordo com a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis, foi essa modalidade de importação que ajudou as empresas a compensarem uma alta nos preços da gasolina, pois o Brasil importa hoje 10% da gasolina que consome. O preço do diesel tem um impacto direto na inflação no Brasil, que continua subindo.
Porque está faltando diesel no Brasil? Diversos fatores estão impactando o mercado de combustíveis no Brasil. A situação é influenciada pela operação da Petrobras com valores abaixo da paridade de importação, assim como pela falta de importações por outras empresas do setor.