Uma das possíveis causas para o estol ocorre quando há formação de gelo sobre as asas. Nessa situação, há mudanças na aerodinâmica que afetam a sustentação do aparelho no ar. Havia a possibilidade de formação de gelos sobre as asas por causa das condições climáticas na rota do aparelho da Voepass, a antiga Passaredo.
(1) Condição de um aerofólio ou avião em que ele se encontra operando num ângulo de ataque maior que aquele de máxima sustentação. É uma perda da velocidade de voo, e em muitos casos, perda temporária da sustentação e do controle da aeronave.
Ao aterrissar, é importante manter uma velocidade lenta e constante que irá manter o avião voando, mas não estagnado. O estol de um avião acontece mesmo com o melhor piloto de RC, a coisa mais importante a lembrar é tentar aumentar a velocidade do avião quando você diminuir o ângulo de ataque das asas.
O avião sai do chão e permanece no ar, sem cair, por dois fatores: resistência do ar e peso da aeronave. Ao decolar, o vento bate de baixo e “suga” as asas para cima. Isso gera a força necessária para tirá-lo do chão.
Isso acontece se a aeronave reduz drasticamente a velocidade de voo. Se o avião está com velocidade muito baixa, o ar que passa pela asa não é suficiente para gerar a sustentação. Nos dois casos, a solução para sair da situação de estol é colocar o nariz do avião para baixo.
Uma das possíveis causas para o estol ocorre quando há formação de gelo sobre as asas. Nessa situação, há mudanças na aerodinâmica que afetam a sustentação do aparelho no ar. Havia a possibilidade de formação de gelos sobre as asas por causa das condições climáticas na rota do aparelho da Voepass, a antiga Passaredo.
Isso ocorre quando o fluxo de ar sobre as asas é interrompido, resultando em uma perda repentina de sustentação, explica a FAA (Federal Aviation Administration). Quando uma aeronave entra em estol, ela pode começar a cair, e o piloto precisa realizar manobras corretivas para recuperar o controle.
O avião voa por causa do formato das asas e de outras partes, como turbinas e pás, que geram impulsos. Além disso, os caminhos que o ar percorre por todo o comprimento do avião geram diferenças de pressão que permitem o vôo.
Mas a principal forma de manter a segurança dos aviões que voam simultaneamente pela mesma aerovia é com a separação vertical das aeronaves. A distância vertical mínima de segurança deve ser de 1.000 pés (305 metros).
Qual a velocidade mínima para um avião se manter no ar?
De maneira geral, para introduzir uma noção sobre essa questão, podemos afirmar que a estimativa de um avião comercial é que se mantenha no ar voando acima de 200 km/h – ou aproximadamente 108 kn (nós, unidade de medida comumente utilizada na aviação).
O que acontece se abrir a porta do avião durante o voo?
O avião ainda poderia se desfazer no ar caso a pressão causasse o descolamento de partes da fuselagem. Além disso, com a cabine despressurizada, todo o oxigênio seria sugado para fora e a temperatura interna cairia a níveis insuportáveis.
Evite roupas apertadas e desconfortáveis, como calça de cintura alta, salto alto e saias e shorts muito curtos. Aposte em peças confortáveis e soltinhas, como calças macias, camisetas de manga longa ou curta e blusas de botão.
"Depois o gelo tem uma característica de aumentar muito o atrito do avião com o ar, então ele vai diminuindo a velocidade, ficando difícil dos motores tracionarem o avião na mesma velocidade", afirma Waterhouse, que acrescenta que o gelo reduz a sustentação do avião e "pode também bloquear os instrumentos".
Antes do voo, o piloto realiza um planejamento minucioso. Isso inclui revisar o plano de voo, que envolve a rota a ser seguida, o tempo estimado de voo, as condições meteorológicas ao longo do percurso e as restrições de tráfego aéreo.
O voo mais longo do mundo, atualmente realizado pela Singapore Airlines, é a prova disso. Para os viajantes que querem visitar os seus entes queridos, esta viagem de 19 horas saindo do aeroporto John F. Kennedy, em Nova Iorque, nos EUA, é uma joia na coroa das viagens de longa distância.
Aviões que parecem parados no ar não são nenhum truque ou algo paranormal; O fenômeno pode acontecer devido a ventos que impedem que ele se locomova normalmente, reduzindo sua velocidade; Outro motivo é uma ilusão de ótica causada pelo avião estar voando no sentido contrário do observador.
Segundo o professor, as turbulências não causam perdas de altitudes relevantes no avião, mas a aeronave sofre mais variações no trecho em questão. Apesar disso, tem estrutura suficiente para passar com segurança. "O avião vai para cima e para baixo em uma turbulência, não é questão de perda de altitude", disse.
Isso leva a fraturas múltiplas e graves, incluindo na coluna, membros, crânio e costelas, além de esmagamento de tecidos e danos internos significativos aos órgãos vitais, como coração, fígado, pulmões e baço. — Vasos sanguíneos importantes, como a aorta, podem romper-se.
Abrace a flutuação: Uma vez fora do avião e na água, mantenha-se calmo e abrace a flutuação. Se você estiver usando o colete salva-vidas, isso será mais fácil. Agrupe-se com outros sobreviventes: Tente se agrupar com outros sobreviventes próximos.
A grosso modo, isso ocorre por conta dos diferentes picos de pressão no momento em que a aeronave está no ar e por isso, janelas quadradas ou retangulares seriam quebradas com mais facilidade, podendo colocar em risco a vida de todos que estão no avião. Confira abaixo com mais detalhes como tudo isso funciona.
A queda aeronave de pequeno porte deixou duas pessoas feridas. "Teve uma pane de hélice aqui e vai para pouso, procurando um ponto de pouso", diz o piloto. "Ciente, informe a localidade que vai utilizar para pouso e a emergência", responde a torre de controle.
Quando, em voo, um avião perde uma peça e fica com um buraco, como o que aconteceu, a pressão interna do aparelho pode sofrer alterações que podem ser fatais, motivo pelo qual a colocação das máscaras de oxigénio são essenciais.