Ter uma tomada somente para a instalação do ar-condicionado Cada ar-condicionado precisa ter uma tomada exclusiva para ele. Para evitar a sobrecarga da rede elétrica, não use benjamins para ligar outros aparelhos na mesma tomada. Muitas vezes, esses “jeitinhos” podem causar sérios problemas.
Quando o equipamento precisa de uma carga mais reforçada para funcionar de mais de 1000 W, como é o caso de aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, entra em cena a tomada de 20 A, com plugues mais grossos e capacidade maior de transmitir energia com segurança.
O ar condicionado só precisa estar ligado numa tomada comum para funcionar, mas nem todo mundo tem uma próxima ao aparelho e acaba optando pela extensão elétrica.
A diferença entre as tomadas de 10A e 20A reside na capacidade de carga que cada uma suporta. As tomadas de 10A são mais comuns em ambientes residenciais e de escritório, enquanto as de 20A são encontradas em locais que requerem maior demanda energética, como cozinhas e ambientes industriais.
Um cuidado importante é sobre a corrente necessária para operar o aparelho. O ar-condicionado 9000 BTUs requer um disjuntor entre 10 e 15 ampères. Ou seja, uma peça entre 10 e 15A.
Observar o tamanho e o formato dos pinos, ler as inscrições na tomada, consultar manuais ou um profissional são maneiras eficazes de determinar se uma tomada é de 10 ou 20 amperes.
No caso da fritadeira mencionada a tomada é de 20A, pois a potência é de 1800W. Vale ressaltar que o uso de adaptador não é comentado, pois pode sobrecarregar a tomada e danificar a instalação elétrica.
O ar condicionado precisa ter a mesma voltagem da rede do local em que será feita a instalação, que no Brasil pode ser 110v ou 220v. Isso quer dizer que: se a rede de energia é 110V, você deve optar por unidades que tenham voltagem de 110V.
Pode ligar o ar-condicionado direto na tomada sem disjuntor?
Primeiramente, o ar-condicionado sempre deve estar conectado a um disjuntor. O componente serve para proteger o circuito elétrico do aparelho de climatização.
Em geral, os fios e cabos para micro-ondas mais usados são os de 2,5 mm² de seção. Essa também é a indicação de seção para o fio para tomada de uso geral. O fio para extensão elétrica mais usado costuma ser o cabo do tipo PP de 2,5 mm², mas tudo depende dos usos que você fará da extensão.
Posso usar um adaptador para conectar o plugue 20A na tomada 10A? Não é indicado, pois como os aparelhos de 20A possuem maior potência, ao ligá-lo em um ponto não projetado especialmente para esta carga, há risco de superaquecimento e curto-circuito.
Normalmente isso ocorre porque a tomada está operando com uma corrente nominal (Ampéres) superior à sua capacidade (especificação), acarretando um superaquecimento e muitas vezes, chegando a derreter a tomada e o plugue do equipamento, podendo gerar um princípio de incêndio.
Qual a bitola do fio para tomada do ar-condicionado?
Assim, para dar um exemplo prático, no caso de tomadas de uso geral, o recomendado é que a bitola tenha pelo menos 2,5 mm². A espessura dos fios de chuveiros, por sua vez, deve ter pelo menos 4 mm². E aparelhos mais potentes, como ar-condicionado, cerca de 6 mm².
Agora, as tomadas de 20 amperes são utilizadas para equipamentos maiores, como geladeiras, micro-ondas, lava-louças, fogões e máquinas de lavar roupas, por exemplo. Em resumo, se o aparelho necessita de um motor, provavelmente será necessária uma tomada de até 20 amperes.
Ou seja, o cabo de 2,5mm é o adequado para tomadas de 20 amperes em situações normais, sem a necessidade de seções maiores, a menos que o cálculo de queda de tensão para distâncias longas indique o contrário.
A resposta é bem simples, podemos sim ter as duas tomadas no mesmo ponto! Até aí tudo bem, mas é fundamental compreender que é necessário que elas estejam em circuitos separados. A tomada de 20A suporta mais corrente do que a de 10A, consequentemente os seus cabos devem ter bitolas maiores.
Para 28 amperes, normalmente utilizado em geladeiras = Utilizar uma bitola de fio de 4,0 mm²; Para 36 amperes, normalmente utilizado em chuveiros elétricos = Utilizar uma bitola de fio de 6,0 mm²; Para 50 amperes, utilizado em equipamentos mais pesados = Utilizar uma bitola de fio de 10 mm².
Amperagem da Tomada: 20A. Amperagem do Disjuntor: 25A. Essa caixa de disjuntor e tomada oferece uma conexão elétrica segura e confiável. A tomada possui capacidade de 20A, permitindo a conexão de equipamentos elétricos com maior demanda de energia.
A tensão padrão no país é de 110v, mas geralmente existe uma tomada de 220v para a instalação dos aparelhos, porque a maior parte dos equipamentos funciona nessa voltagem.
Assim como qualquer aparelho, o ar-condicionado precisa ser conectado à rede de energia elétrica. E para que tenha estabilidade e trabalhe sem problemas, é indicado que o equipamento tenha um disjuntor e uma tomada próprios.
Tomada do ar-condicionado: onde deve ficar? A tomada deve ficar perto da unidade interna do ar-condicionado split, sendo assim, considere uma distância na parede que minimize a exposição dos fios elétricos a possíveis danos.