Pior estiagem do século fez evaporar lagos que abastecem a hidrovia, e comércio global começa a ser seriamente afetado. A situação do Canal do Panamá se agravou nas últimas semanas, quando a seca que afeta toda a América Central fez baixar ainda mais o nível de suas águas.
Graças à falta de chuvas e o fenômeno climático El Niño, 2023 foi o segundo ano mais seco no canal. Ou seja: o Canal do Panamá está secando, conforme apontado pela BBC em março de 2024. E, para lidar com isso, medidas de economia de água foram adotadas.
O Panamá enfrenta anualmente meses de seca que vão de dezembro a maio, porém desde a temporada de chuvas de 2022, notou-se que embora as precipitações fossem boas, ainda não eram excelentes.
A falta de chuvas e o fenômeno climático El Niño contribuíram para o segundo ano mais seco em 110 anos de história do canal. Outubro passado foi o mais seco já registrado.
No ano de 1977, foi assinado o Tratado Carter-Torrijos, que garantiria ao Panamá o controle da via, que estava sob administração dos Estados Unidos. O país caribenho assumiu a sua soberania sobre o canal no ano de 1999, quando foi criada a agência governamental da Autoridade do Canal do Panamá.
A França começou a construir o canal em 1880, mas teve que parar devido a problemas de engenharia e pela alta taxa de mortalidade de trabalhadores por doenças tropicais. Os Estados Unidos assumiram o projeto em 1904 e levaram uma década para concluir o canal, que foi inaugurado oficialmente em 15 de agosto de 1914.
Quanto custa para um navio atravessar o Canal do Panamá?
O valor do pedágio é calculado com base no valor da carga transportada. O custo médio da passagem de um navio fica em torno de US$ 143 mil (podendo chegar a US$ 250 mil, dependendo do tamanho da embarcação), ou, ainda, um custo médio de US$ 8,73 por tonelada de carga movimentada.
Ao conectar o Atlântico ao Oceano Pacífico, o canal revolucionou o transporte marítimo global quando foi inaugurado, em 1914. A obra eliminou a necessidade de contornar o perigoso extremo sul da América do Sul, encurtando a viagem em mais de 13.000 quilômetros.
O Panamá está localizado na América Central e faz fronteira com a Colômbia e com a Costa Rica. Esse país também é banhado pelo Mar do Caribe e Oceano Pacífico.
A finalização do canal do Panamá aconteceu em 10 anos, e foi liberada a passagem de embarcações em 15 de agosto de 1914. O custo total das obras foi de 350 milhões de dólares. Quando do término da construção, a administração dessa hidrovia era feita pelos Estados Unidos.
O Canal do Panamá é uma via artificial marítima situada no Panamá, na América Central. A obra inaugurada em 1914, possui hoje 82 km de comprimento, e sua largura varia.
Quais são os impactos ambientais do Canal do Panamá e como esses impactos estão sendo gerenciados ou mitigados?
A crise hídrica no Canal do Panamá é um exemplo contundente dos impactos das mudanças climáticas. O ano de 2023, considerado o mais quente dos últimos 100 mil anos, segundo o observatório europeu Copernicus, trouxe consigo um agravamento da seca na região, intensificada pelo fenômeno climático El Niño.
O Canal do Panamá é uma abertura artificial que foi construída na parte mais estreita da América Central (istmo), em 1914, para permitir o trânsito marítimo de cargas entre os oceanos Atlântico e Pacífico.
Qual é a importância do Canal Panamá para o mundo?
Ele, que permite a interligação entre os Oceanos Atlântico e Pacífico, possibilita aos navios percorrerem em questão de horas um caminho que levaria semanas, o que gera uma grande economia não só de tempo, mas também financeira.
As eclusas são obras de engenharia que permitem que as embarcações subam e desçam rios em locais onde há desníveis como barragens, quedas de água e corredeiras. Elas funcionam como elevadores para embarcações onde duas portas separam os dois níveis do curso d'água.
Qual a importância do Canal do Panamá para os Estados Unidos?
O Canal do Panamá foi um projeto estratégico de grande importância para os Estados Unidos, que buscavam estabelecer uma passagem marítima entre os oceanos Atlântico e Pacífico para facilitar o comércio e o deslocamento de suas embarcações.
Panamá era um dos Estados que estavam insatisfeitos com o governo centralizador em Bogotá; guerra civil e apoio dos EUA criaram condições para pressão por independência.
Além do Panamá, "os países que mais se beneficiaram do canal são os Estados Unidos e a China", diz o economista Marco Fernández, da GlobalSource Partners, à BBC Mundo, o serviço de notícias em espanhol da BBC.
A profundidade máxima do navio para a principal hidrovia global será fixada em 14,33m com efeito imediato e, em 11 de julho, será aprofundada para 14,63 m, disse a autoridade do canal em um comunicado aos clientes.
No século 19, o engenheiro francês Barão de Lesseps, que já tinha idealizado o Canal de Suez, fez os planos para o Canal do Panamá e começou as obras em 1881.
Até 2015 era possível essa travessia em um navio no qual viajavam o carro e seus passageiros a um custo mais acessível, entretanto atualmente só é possível enviar o carro em navios cargueiros e os passageiros seguem em avião ou veleiro até o Panamá.
No ano fiscal de 2023, o Canal do Panamá arrecadou US$ 3,344 bilhões (R$ 16,47 bilhões) com a passagem de embarcações e a prestação de vários serviços. Dessa quantia, entregou ao Tesouro Nacional a cifra recorde de US$ 2,544 bilhões (R$ 12,53 bilhões).
Quantos navios atravessam o Canal do Panamá por dia?
O canal panamenho não usa água do mar, como o Canal de Suez, e cerca de 200 milhões de litros de água doce são despejados no mar a cada passagem de navio, que são armazenados nos lagos Gatún (450 km²) e Alhajuela (50 km²). Antes da crise, em média 39 navios passavam pelo canal por dia.