Os prazos de validade tanto de garrafões de 20 litros quanto da própria água devem ser rigorosamente respeitados. As embalagens devem ser colocadas sobre pallets ou estrados limpos e secos e em bom estado de conservação e nunca em contato direto com o piso.
O consumidor deve tomar alguns cuidados ao comprar água em galão e armazená-la. Em casa, o recipiente deve ficar longe do sol para evitar o surgimento de algas e bactérias. O líquido contaminado pode causar danos à saúde, como diarreia, desidratação e até infecção alimentar, segundo o Ministério da Saúde.
O armazenamento de água mineral deve ser feito em um local livre goteiras, vazamentos ou infiltrações, pois essas condições podem favorecer o surgimento de bolor e fungos. Os galões e garrafas de água devem ser acondicionados sobre estrados ou paletes limpos e secos para evitar o contato direto com o piso.
Sabemos que a água potável não possui cheiro ou sabor. No Brasil, a regulamentação determina os prazos de validade que devem constar nas garrafas de água. De acordo com a legislação, se a embalagem for de plástico, a validade é de apenas 1 ano após o envase. Se a garrafa for de vidro, a validade aumenta para 2 anos.
Prazo de validade de galões de água é importante para garantir consumo de água mineral
Quanto tempo a água estraga?
De acordo com a ABINAN as águas têm os seguintes prazos de validade: - Água sem gás – Vidro: Validade – 24 meses. - Água sem gás – PET (plástico mais brilhante e transparente): Validade – 12 meses.
“Em garrafas de plástico o gás dura menos, cerca de 4 a 6 meses, pois esse material não é impermeável ao gás carbônico. Já no vidro, a água com gás vai ter até 1 ano de validade”.
Basicamente, a água não perde a validade, o que acontece é que a embalagem pode liberar substâncias químicas ou entrar em decomposição — o que gera os micro e nanoplásticos — ao longo do tempo. Esse processo pode ser intensificado pelo armazenamento inadequado e por oscilações extremas de temperatura.
Detalhes. A água para dias de racionamento deve ser armazenada tampada, para não causar a proliferação de bactérias. É possível usar um papel filme para cobrir os baldes. E não se deve esquecer de fechar as garrafas com a tampa.
Deve ser por causa da pressão, por algum motivo. Um dia eu coloquei água fervendo dentro e fechei com uma toalha de secar louças em cima, a água esfriou e diminuiu de volume, por consequência a pressão de dentro ficou menor e deformou o galão.
Quando ocorre a exposição à luz, as algas, microrganismos existentes na água mineral, que é retirada direto da fonte, realizam a fotossíntese. Ao realizar esse processo, as algas liberam clorofila, que é o ativo responsável pela coloração verde na água. É por essa razão que a água fica esverdeada.
As opções mais seguras para evitar contaminação microbiológica são garrafinhas, squeezes e copos de material metálico ou de vidro, pois o plástico é mais propenso à aderência de microrganismos, por ser mais poroso. O uso desses recipientes deve ser individual.
Umas das explicações dadas é que com a garrafa, animais como cães e gatos se afastem assim que percebam o objeto que reflete sua própria imagem. "Ao se aproximar do portão protegido pela garrafa o cão vê refletida sua imagem e se afasta. Por isso tem que ser garrafa transparente", comentou um dos membros do grupo.
O problema, segundo a especialista, começa na composição: — Qualquer plástico tem uma chance maior de liberar compostos que podem não ser interessantes para a saúde. Pela pequena durabilidade, é muito mais fácil que as garrafas plásticas sofram danos, o que aumenta o risco de adesão de microrganismos.
De acordo com o DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral, determinam o prazo de validade de três anos para esse tipo de produto. Esse período foi estabelecido pelo simples fato de galões começarem a se desgastar.
Aqui estão algumas dicas sobre a melhor maneira de armazenar galões de água mineral: Local fresco e protegido da luz solar: Mantenha o galão em um local fresco e protegido da luz direta do sol. A exposição à luz solar pode acelerar a degradação da água e afetar seu sabor.
Deve ser água em garrafa vendida no supermercado ou água de torneira clorada colocada em recipientes de plástico limpos, do tipo garrafa PET, jamais embalagens de papelão tipo leite ou suco.
A medida foi estabelecida pela portaria nº 358 do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e determina que o prazo de validade dos galões de 10 e 20 litros de água mineral seja de três anos.
A água mineral não tem um prazo de validade. Acontece que depois de envasada ela entra em contato com uma série de substâncias que podem alterar suas características naturais (material da garrafa, luz, calor, oxigênio), o que pode levar a decomposição ao longo do tempo.
Como é que ferver a água torna-a segura? O ato de ferver a água mata os microorganismos (organismos pequenos demais para serem vistos a olho nu) presentes na água que podem fazer com que você fique doente. Ao ferver a água e matar os microorganismos, a água se torna segura para beber.
E ela é para ser levada a sério por algumas razões. A água, por ser um simples composto químico, é segura para ser consumida e não tem data de validade.
Entretanto, uma vez que esses recipientes são abertos, o recomendado é que toda a água presente em seus interiores seja consumida em um prazo de até dez dias corridos, como forma de preservar as características, além de manter a qualidade.