A explosão do hidrogênio é uma reação química em que dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio se combinam para formar uma molécula de água com liberação de energia cinética da molécula que faz, então, essa água se tornar incandescente (luminosa) e expandir muito seu volume, o que vem a ser a explosão.
O hidrogénio não é venenoso. O hidrogé- nio provoca a asfixia quando inalado em concentrações elevadas. Não deverá ser permitida a estadia de pessoas em am- bientes com concentrações elevadas de hidrogénio devido ao perigo de explosão. Por esta razão, a proteção respiratória não é relevante ao trabalhar com hidrogénio.
O hidrogênio não é tóxico, o que o torna muito mais seguro para os seres humanos do que muitos outros combustíveis. 3. No entanto, o hidrogênio inflama mais facilmente do que outros combustíveis. Isso porque pequenos níveis de convenções no ar também podem ser altamente explosivos.
A principal razão é que a queima de hidrogênio libera muita energia (242kJ/mol, ou 121kJ/g) e tem como subproduto a água: É difícil imaginar algo mais distante de um poluente do que a água. Nessa reação, o subproduto poderia, em princípio, ser descartado sem maiores preocupações!
Não existe processo 100% eficiente, muito menos com 110%, 150% ou 200% de eficiência. Na melhor das hipóteses você conseguirá 99,999… % de eficiência, mas jamais 100%. Veja só: 1 litro de água (1.000 gramas) tem 110 gramas de hidrogênio.
Gás Extremamente Inflamável. Este gás possui baixa energia de ignição. Um vazamento deste gás pode ter ignição espontânea. A chama normalmente é invisível.
O hidrogênio verde demanda grande quantidade de energia para ser gerado, fator que encarece a sua produção. Além disso, é um elemento extremamente inflamável, e requer cuidados especiais em seu armazenamento e transporte.
Uma das maiores desvantagens de quem pretende adquirir um veículo movido a hidrogênio atualmente é a falta de uma rede ampla de abastecimento. O cenário atual em grande parte do planeta é de escassez de estações dedicadas ao abastecimento de hidrogênio.
Ele também é o elemento menos denso de todos, e meros 5,65 kg do gás H2, comprimido a altíssima pressão em três tanques, bastam para que o Toyota Mirai rode cerca de 650 km normalmente — em 2021 a Toyota conseguiu rodar 1.360 km com apenas uma carga, em condições especiais.
Com base nos resultados, sugeriu-se que o hidrogênio molecular no corpo humano pode ser considerado como um agente antioxidante (ICHIHARA et al., 2015; IUCHI et al., 2016).
Porque o hidrogênio é considerado um combustível limpo?
Nesse contexto, o hidrogênio tem sido considerado a energia limpa do futuro, pois a sua combustão resulta somente em água, ao invés do monóxido e dióxido de carbono, gases emitidos pela queima do petróleo e um dos responsáveis pelo efeito estufa (WANG; WAN; WANG, 2009).
Como combustível, o hidrogénio é altamente inflamável e as fugas geram um sério risco de incêndio. No entanto, os incêndios com hidrogénio são muito diferentes dos incêndios com outros combustíveis. Quando combustíveis e hidrocarbonetos mais pesados, como a gasolina ou o gasóleo, se derramam, acumulam-se junto ao solo.
Outra desvantagem é que ele é um gás muito leve e difícil de armazenar. Para ser armazenado, o hidrogênio precisa ser comprimido a altas pressões ou liquefeito a temperaturas muito baixas. Isso torna o armazenamento de hidrogênio caro e complexo.
Infraestrutura limitada. Outra desvantagem dos carros a hidrogênio é a falta de infraestrutura adequada para abastecimento. Enquanto a rede de postos de combustível é amplamente estabelecida para veículos movidos a combustíveis fósseis, a quantidade de postos de hidrogênio é limitada.
Normalmente, o hidrogênio é obtido a partir de sua separação das moléculas de água, por meio de um método chamado eletrólise. Hoje em dia, os eletrocatalisadores são feitos à base de platina, o que torna o processo de alto custo e confere baixa estabilidade durante a extração do hidrogênio, limitando sua obtenção.
O preço base de um Mirai 2023 é de US$ 50.595 (R$ 262.097), contando o custo para entrega, e pode chegar a US$ 67.095 (R$ 347.572) na versão Limited. Isso é tanto quanto um BMW Série 5, mas para um sedã com o emblema da Toyota (embora o Mirai seja construído sobre a mesma plataforma GA-L compartilhada com o Lexus LS).
Ele é o único elemento que não pertence a nenhuma família na tabela periódica. O hidrogênio tem apenas um elétron e um próton em seu núcleo, o que o torna o elemento mais simples e leve.
A resposta é não! Isso porque o gás hélio não entra em combustão. Ou seja, ele não queima por não reagir a combinações químicas. Essa característica é que garante a classificação do produto como um gás não inflamável.