Nas costas e nas proximidades das ilhas, porém, o tom costuma ser verde. “Isso acontece por causa dos pigmentos amarelos presentes na matéria orgânica de algas e vegetais.
O mar é azul porque ele funciona com um filtro da luz solar. A energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores.
O mar pode ter uma infinidade de outras cores por diversas razões. As cores podem resultar da concentração de sedimentos em suspensão, matéria orgânica e até da concentração e espécie de fitoplâncton, pois a luz se espalhará de forma diferente devido à presença dessas partículas e microalgas.
O mar aparece azul porque a água absorve as cores vermelho, laranja e amarelo (comprimentos de onda longos) deixando visíveis os azuis (comprimentos de onda curtos). Mesmo assim, a maioria dos mares e oceanos são negros.
Verde mar é uma tonalidade de verde que lembra o relevo oceânico como visto da superfície. A cor verde mar brilhante (do inglês lightseagreen) é definida pelo código de cor tripleto hexadecimal #20B2AA.
DEBATE PARA A PREFEITURA DE FORTALEZA 2024 | CORTES DEBATE ANDRE FERNANDES E OUTROS
Porque o mar do Ceará é verde?
Aparecimento de algas
Assim como as ondas e as marés transportam o sedimento e quaisquer coisas que estejam ali, elas também transportam essas algas. A gente já viu um acúmulo muito grande dessas algas no Ceará, como em Jericoacoara, no ano passado.”
“Isso acontece por causa dos pigmentos amarelos presentes na matéria orgânica de algas e vegetais. Ao misturar azul com amarelo, surge o verde”, disse o oceanógrafo Luís R. Tommasi, da USP, à Superinteressante. A areia amarelada também pode influir.
A cor normal do mar é azul porque essa é a tonalidade que as partículas de areia e os microorganismos mais comuns na sua superfície refletem quando atingidos pela luz solar (composta de comprimentos de onda vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta).
Por que o Oceano Pacífico e Atlântico não se misturam?
“O Pacífico tem a maior parte das águas mais leves, enquanto o Atlântico tem águas mais densas por causa da salinidade. Vai depender de onde se faça a comparação, pois a densidade também depende da temperatura, porque a água fria é mais densa”, explica Juan Pablo.
A luz azul é menos provável de ser absorvida e é por isso que está principalmente nas profundezas e faz com que a maior parte do mar fique com a aparência azulada.
A paisagem das Maldivas é dominada por recifes de corais, que formam as ilhas e os atóis do arquipélago. Esses recifes funcionam como uma barreira natural, amortecendo as ondas e criando lagunas de águas excepcionalmente calmas e transparentes.
Segundo ela, o litoral do estado é formado por muitos estuários, uma área ao longo da costa onde a água doce dos rios se mistura com a água salgada do mar. Os rios levam sedimentos como folhas em decomposição, areia e barro de coloração marrom, resultando na tonalidade mais escura das águas.
A água do mar contém uma variedade de minerais dissolvidos, sendo o mais abundante o cloreto de sódio, conhecido como sal comum. À medida que a água flui dos rios para o oceano, ela carrega consigo minerais dissolvidos e sedimentos.
“Aqueles flocos calcários, muito comuns nas piscinas naturais, atuam como partículas de um filtro natural para sedimentos que dão mais transparência a essa faixa da costa, criando uma gradação de cores que vai do verde claro, próximo aos corais, ao azul mais escuro, na faixa mais distante da costa”, explica Le Campion.
A praia é marcada pela extensa faixa de areia até o mar. A cor da água, mais escura –chamada ali de perolada–, é resultado da influência dos afluentes do rio Sergipe.
O Oceano Pacífico é mais perigoso que o Atlântico, além de nele estar localizado o chamado Círculo de Fogo, uma área constantemente afetada por abalos sísmicos e erupções vulcânicas.
Coloração do mar na praia de Tsurigasaki, onde Italo Ferreira conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos, rendeu comparações nas redes sociais. Especialista explica que tom de "chocolate" é provocado pela presença de algas na água.
Verde, marrom, preto... o mar pode ter várias tonalidades diferentes. A cor depende de quais sedimentos, detritos e organismos vivos estão dissolvidos na água.
O céu é azul porque a luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e atinge os átomos dos gases oxigênio e nitrogênio, que a dispersa em todas as suas cores, com seus respectivos comprimentos de onda, refletidos por essas partículas. A cor que se dispersa e é mais bem refletida é a azul.
Independente de onde se localizam, as praias arenosas são feitas de todo material sólido e solto que esteja disponível: areia, cascalho, seixos, conchas, grãos de rocha vulcânica, entre outros.