Para facilitar a condução, o volante dos veículos está localizado à esquerda no habitáculo. Contudo, a Inglaterra e outros 55 países no mundo adotam a mão inglesa, onde o lado do condutor é o direito e os veículos trafegam à esquerda das vias. VEJA TAMBÉM: Passanezi: nada de poluição ao gerar energia!
A mão inglesa tornara-se obrigatória em 1773. Isto porque, em tempos onde o cavalo era o único meio de transporte, a circulação à esquerda era mais conveniente, já que a maioria dos cavaleiros eram destros. Sendo assim, ficava muito mais fácil para contra-atacar qualquer inimigo que viessem à frente.
Para saber qual o lado correto da peça, você deve imaginar a direção estando sentado no banco de motorista. Ou seja, o lado do motorista é o lado esquerdo, enquanto o lado do passageiro é o direito.
No caso do Japão, por exemplo, isso aconteceu pelo fato de suas ferrovias, nos primórdios, terem sido projetadas por engenheiros britânicos. Eles planejaram de modo que passassem pelo lado esquerdo, o que acabou tornando-se uma regra também para os carros. Quer saber mais sobre a mão inglesa?
3 DICAS PARA APRENDER NOÇÃO DE ESPAÇO PARA DIRIGIR
Por que o motorista fica do lado esquerdo?
Para facilitar a condução, o volante dos veículos está localizado à esquerda no habitáculo. Contudo, a Inglaterra e outros 55 países no mundo adotam a mão inglesa, onde o lado do condutor é o direito e os veículos trafegam à esquerda das vias. VEJA TAMBÉM: Passanezi: nada de poluição ao gerar energia!
Braços: considerando que você estará encostado, os seus cotovelos devem ficar dobrados em um ângulo de aproximadamente 120º — ou seja, mais aberto que o ângulo de 90º; Mãos: ambas devem estar no volante.
Os motoristas dirigem pela pista da direita. E o volante fica no lado esquerdo do carro. As ultrapassagens são feitas pela esquerda. A mão inglesa é a invertida.
A origem desses termos é curiosa! Antigamente, na Inglaterra medieval, a maioria dos cavaleiros eram destros. Ou seja, era mais fácil e seguro montar a cavalo do lado esquerdo da estrada. Com isso, a mão direita ficava livre para segurar espadas ou lanças.
Na Alemanha dirige-se pelo lado direito da pista. Nas Autobahns, se você não está disposto a dirigir mais de 160 km/h , evite a faixa esquerda. Em cruzamentos onde não á indicação ou placas, o condutor da direita sempre tem prioridade.
O nome mão francesa existe por conta da origem desse tipo de peça, que teve o início de sua utilização na França, sendo utilizado em forma de braço ou mão, para fazer o suporte, principalmente para vasos.
No entanto, em outras partes e regiões da China, como Macau e Hong Kong, os motoristas dirigem do lado esquerdo da via, devido à influência de Portugal e Inglaterra, países que colonizaram estas nações no passado.
De acordo com o folclore, soldados ingleses mostravam os dois dedos aos combatentes franceses. Os soldados da França ameaçavam cortar os dedos dos arqueiros capturados, para evitar que eles conseguissem atirar flechas. O gesto britânico seria, portanto, uma provocação.
Vale destacar que alguns países já adotaram carros com volante do lado direito no passado, mas deixaram de usá-los. É o caso da Itália (até 1920), Portugal (até 1928) e Argentina (até 1945).
Os pedestres devem caminhar sempre do lado direito, ciclistas e motoristas do lado esquerdo. A preferencial entre um veículo e pedestre, é sempre do pedestre.
Também há casos que não se enquadram nesse cenário, a exemplo do Japão, onde os condutores têm o volante posicionado ao lado direito do veículo por consequência das obras das ferrovias no país terem sido realizadas por engenheiros britânicos, o que expandiu o sistema para outros modais.
Na Europa, há apenas quatro países que dirigem oficialmente à esquerda: o Reino Unido, Irlanda, Malta e Chipre. São mais 13 na África e 15 na Ásia, incluindo Hong Kong, Índia, Japão, Malásia e Singapura. Leia também: 8 curiosidades sobre universidades do mundo.
Quais são as principais regras? Na Espanha se dirige pelo lado direito, o cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo e existem limites de velocidade em todas as estradas. São eles: 120 km/h em autoestradas e autopistas; 90 km/h em estradas convencionais e 30 km/h em áreas urbanas.
Já o Japão, mesmo sem ter sido dependente da Inglaterra, tem a mão inglesa. Uma explicação é que os samurais, como os cavaleiros ingleses, portavam as espadas do lado esquerdo da cintura e andavam pelo lado esquerdo nas ruas, firmando uma tradição que se perpetuou. Na Ásia, outros países também têm mão inglesa.
O lado do motorista, também conhecido como lado esquerdo do veículo, é a posição em que o condutor se senta em um automóvel. Em países como o Brasil, onde o tráfego segue a direção da mão direita, o lado do motorista está localizado à esquerda do veículo.
"O ideal é se sentar atrás do banco do motorista. Assim, ele não terá visão completa do corpo do passageiro. Isso pode inibir ou dificultar casos de assédio sexual, por exemplo", diz Alcadipani.
Quando o motorista coloca o braço esquerdo para fora?
Nas ruas ou estradas, não é difícil encontrar motoristas dirigindo com o braço para fora da janela do veículo. Hábito comum, o ato, além de proibido pela legislação de trânsito – com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH, é muito perigoso.