No Natal, as cores das roupas carregam significados especiais. O vermelho simboliza amor e energia, enquanto o verde representa esperança e renovação, evocando a vitalidade das árvores natalinas.
O verde no Natal é um símbolo de esperança, resistência e resiliência; Branco: representa a pureza, a inocência e a vinda de Cristo ao mundo. Além disso, remete à neve e ao frio, sendo um símbolo de renascimento. Além das cores e seus significados, há também os símbolos.
Você já se perguntou por que as cores que prevalecem no Natal são o vermelho e o verde? Essa combinação de tons é uma herança de muitos anos atrás, mas só se popularizou a partir de uma capanha publicitária da Coca-Cola que utilizava a imagem do Papai Noel no século passado.
Um homem de roupa verde, típica de regiões frias, magro e bastante generoso. São Nicolau, bispo da cidade de Mira, atual Turquia, no século 4, foi a inspiração para o papai-noel. Com o passar do tempo, o personagem ganhou peso, barba e novas cores.
No fim do século 19, Noel foi representado em forma de desenho, com uma roupa tradicional de inverno marrom ou verde-escura. A vestimenta mudou quando o cartunista alemão Thomas Nast foi deixando as roupas com as cores vermelha e branca, e ganhou ainda mais força quando apareceu na revista Harper's Weekly, em 1886. ]
Significado da cor vermelha: é a cor do sangue de Jesus, representando também, segundo a religião, fogo e caridade. Entre as cores do Natal, o vermelho é a cor mais quente e estimulante, sendo um símbolo do encontro e da aproximação entre as pessoas e aludindo aos sentimentos mais nobres do coração.
É verdade que se passar o Natal de verde engravida?
Mito ou verdade: verde no Natal engravida? Como cromoterapeuta e conhecendo a energia das cores, posso dizer que Verde no Natal NÃO engravida. Tudo isso não passa de um mito ou superstição, porque nenhuma cor tem esse poder.
A imagem do Papai Noel que temos atualmente foi resultado de uma campanha publicitária realizada pela Coca-Cola nas décadas de 1920 e de 1930. Essas propagandas fizeram um grande sucesso e consolidaram a imagem atual do Papai Noel como um velhinho, barrigudo, barbudo e grisalho que se veste de vermelho.
Entenda a superstição e famosos que usaram. Famosos escolheram figurinos em tom de verde para o Natal 2023. Recentemente, surgiu a superstição que ao usar roupas verdes na noite de Natal, a gravidez seria atraída no ano seguinte.
Então, significa a manifestação de Deus em carne humana, para que os homens pudessem compreendê-lo melhor. A Bíblia não diz que 'o Natal é isso', apenas que Jesus nasceu. Para a fé cristã, é que Deus veio habitar entre os homens, tornou-se um igual aos homens.
Essa cor, além de ser a favorita da mamãe Noel, representa a força e o poder que o bem possui. O saco vermelho, que normalmente fica cheio de presentes, também é desse tom, mas nesse caso é para que o Papai Noel possa localizá-lo com mais facilidade entre os telhados durante a véspera de Natal.
O desenho era em preto e branco. A roupa forrada de pele, nas cores vermelha e branca, seria apresentada somente na edição natalina de 1869, que Nast fez em conjunto com George P. Webster.
Foi em 1931 que a Coca-Cola contratou o artista sueco-americano Haddon Sundblom para pintar o Papai Noel em seus anúncios de Natal. A partir de então, a imagem cativou o público e se espalhou pelo mundo, mudando a percepção de como seria um Papai Noel, para sempre.
Cores: vermelho e branco Explicação: Nos anos 1890, no começo da marca nos EUA, a empresa pintava de vermelho os seus barris que carregavam o xarope usado na fabricação da bebida. Era uma maneira dos fiscais reconhecerem rapidamente os barris da Coca e não confundi-los com os barris de bebidas alcoólicas.
No fim do século 19, o Noel foi representado em forma de desenho, com uma roupa tradicional de inverno marrom ou verde-escura. A vestimenta mudou quando o cartunista alemão Thomas Nast foi deixando as roupas com as cores vermelha e branca, e ganhou ainda mais força quando apareceu na revista Harper's Weekly, em 1886.
O Natal teve origem em festas pagãs que eram realizadas na antiguidade. Nessa data, os romanos celebravam a chegada do inverno (solstício de inverno). Eles cultuavam o Deus Sol (natalis invicti Solis), e ainda realizavam dias de festividades com o intuito de renovação.
A simbologia do verde é forte: essa é a cor que, para os esotéricos, representa a fertilidade. Abna conta que ela pode ser usada em datas comuns ou significativas (como o Natal), mas que ganha uma forcinha extra no Ano Novo. "A fertilidade que existe dentro de você aflora quando se usa a cor verde", aponta.
Entenda a superstição das cores. Se você quer engravidar em 2024, deve usar verde no Ano-Novo. Pelo menos é isso que diz uma superstição que ganhou força na internet nos últimos anos - e, inclusive, foi destaque de pesquisa no Google Trends.
Embora o vermelho e verde clássicos do Natal ainda tenham seu lugar, espere ver novas paletas de cores emergindo. Tons de jóias como safira, esmeralda e ametista, junto com combinações de cores inesperadas como rosa e ouro, oferecerão uma reviravolta moderna à decoração tradicional.
Se você tem dúvida se pode passar o Natal com roupa preta, a resposta é: sim! As cores neutras e atemporais, como o preto, branco e cinza, são opções curingas e que funcionam perfeitamente para a ceia de Natal.