O que determina a coloração do ouro são os metais que formam a liga junto com ele. Portanto, o ouro branco acaba sendo mais caro, já que sua composição inclui outro metal nobre, o paládio, além da prata. Em seguida, vem o ouro amarelo, considerando a quilatagem acima de 18k.
Atualmente, o valor da grama do ouro está cotado em aproximadamente R$ 341,35, mas devemos salientar que este preço não é estático e está sujeito a mudanças constantes.
Com certeza já desconfiava, regra geral, o ouro branco é mais caro do que a prata porque contém ouro, um metal muito procurado. O ouro é altamente valioso e o seu preço é baseado em fatores como a pureza, o peso e as condições de mercado. Por seu lado, a prata é mais comum e, em comparação, tem um preço mais acessível.
O ouro branco nas últimas décadas tem sido muito popular no ramo da joalheria, sendo usado para criar anéis, colares, pulseiras, brincos e tantos outros tipos de joias. O motivo dessa popularidade, é por se tratar de um metal precioso muito resistente, durável e elegante. Continue a leitura e saiba mais!
Teste da água: peças de ouro branco submergem com mais facilidade do que de outros materiais; Teste do vinagre: se ao aplicar algumas gotas de vinagre na peça, ela não mudar de cor (oxidar), é porque é de ouro verdadeiro.
Sendo assim, o ouro 24k por ser o ouro mais puro possui um valor de mercado maior do que o ouro 18k, mas o ouro 18k é o mais encontrado por estar presente em muitas joias e peças de decoração, componentes eletrônicos e muito mais.
O ouro puro (24k) quando extraído da natureza tem sempre um tom de amarelo bem vibrante. Por ser muito maleável é preciso adicionar a ele outras ligas metálicas que dão resistência às joias. O ouro 18k nada mais é que 75% puro e 25% de outras ligas metálicas.
O ouro 10K é uma opção mais acessível e durável, enquanto o ouro 18K é uma opção para joias mais trabalhadas com cor mais amarelo e potencialmente mais fácil de revender. Ambos têm seus prós e contras, então escolha aquele que melhor atende às suas necessidades.
A cor natural ouro branco 18K é acinzentada com reflexos amarelados. Para atingir a cor prateada, ele é banhado em ródio. Já a prata é naturalmente prateada e apenas é banhada em ródio para receber uma camada protetora, além de aumentar seu brilho.
Dessa maneira, convencionou-se que o ouro 24K, considerado 100% puro, equivale a 999 pontos de ouro (escala européia). O ouro puro tem 24K, e 75% de 24 é igual a 18. Assim, uma joia que possui 75% de ouro puro é uma joia de 18K (750/1000). Os outros 25% da joia correspondem ao metal ou metais que farão parte da liga.
O ouro 22k é frequentemente usado em joias de design intricado, possui uma tonalidade mais amarelada e uma aparência mais brilhante em comparação com o ouro 18k ou 14k.
Ouro, prata e platina são os metais preciosos mais populares do mundo. No entanto, o mais valioso é quase desconhecido: o ródio. Nos últimos anos, seu preço aumentou surpreendentes 265%.
O ouro de um objeto com 16 partes de ouro e 8 de outro metal é de 16 quilates. O ouro puro tem 24 quilates. Exemplos: ouro e quilates. Ouro 24 quilates = ouro puro — como é praticamente impossível o ouro ter uma pureza completa, o teor máximo é de 99,99% e assim chamado de ouro 9999.
O ouro 24K, também conhecido como ouro mil, é considerado o ouro puro e é composto por 24 partes de ouro em um total de 24 partes, o que equivale a 99,9% de ouro.
Para quem quer fugir de futuras manutenções, indicamos o ouro champagne (que nada mais é do que o ouro branco sem a camada de ródio, ou seja, o ouro branco em sua cor natural).
Sabe o porquê de ela escurecer? Não é pela qualidade, não! Esse é um processo natural, que chamamos de oxidação. Isso pode acontecer, principalmente, com joias ou acessórios antigos, por absorverem a umidade do ar – ou quando são expostos à água – o que causa uma corrosão da superfície, resultando nessa cor escura.
Teste do imã: o teste mais famoso é o do imã. O ouro é um metal não-magnético, não se atraindo por ímãs, assim, quando a peça é aproximada do ímã e ocorre algum tipo de atração, quer dizer que sua joia não é feita de ouro ou pode ser que possui outros metais. Para esse teste, o imã utilizado precisa ser mais forte.
O Ouro 22K possui 91,6% de Ouro puro e sendo o restante composto por outros metais. Normalmente este tipo de Ouro é utilizado na confecção de moedas, principalmente as libras esterlinas. Mas voltando ao ramo Joalheiro, a grande vantagem de se utilizar o Ouro 22K na fabricação de Joias é a maleabilidade desta liga.
Limpe bem a joia de ouro com uma flanela e aplique duas ou três gotas de vinagre. Espere um pouco e observe a cor da peça. Se não ocorrer mudança de cor, realmente é ouro de verdade (metal nobre não oxida). Se existir uma reação e a joia começar a ter outra cor, então é apenas uma peça banhada.