Porque o papagaio fica fazendo um barulho estranho?
Gritos e barulho excessivo A vocalização é um comportamento natural nos psitacídeos e serve para se localizarem no bando. Na natureza essa vocalização é mais intensa ao amanhecer e ao entardecer. Em cativeiro não é desejável essa gritaria, pois perturba o sossego dos moradores e vizinhos.
Barulho excessivo: um pouco de barulho é normal, faz parte do comunicar das aves. Mas caso tenha percebido um aumento na gritaria, sua ave pode estar estressada.
Quem tem uma ave de estimação sabe que estes animais costumam cantar, e alguns, como papagaios e calopsitas, podem até falar algumas palavras e frases. Porém, assim como cães e gatos, que latem e miam para se comunicar, um papagaio gritando pode estar querendo chamar sua atenção para algo que ele precisa.
Espirros ou tosse: quando as aves espirram ou tossem e fazem outros sons como se estivessem gemendo, pode ser indicação de um problema na respiração do seu pássaro. Mudança no tom de voz: A zona onde se encontram as cordas vocais pode ser um índice de infecção na traqueia e com isso sua ave apresentar alteração na voz.
Quando o papagaio fica fazendo um barulho estranho?
O comportamento agressivo e territorial pode levar a ave a gritar excessivamente. A procura por atenção do dono e a ansiedade e medo pela separação do dono são também causas de gritos barulhentos.
Para isso, coloque a sua mão ou um poleiro por debaixo da barriga do seu pet. Com uma pressão ligeira, encoraje a ave a subir para a sua mão ou para o poleiro utilizando a palavra de comando. Use esse truque todas as vezes que você for retirar a sua ave da gaiola.
Muitos pets felizes apreciam o contato com o ser humano e é comum que a ave incline a cabeça para pedir carinho, assim como pode cantar ou vocalizar para seu dono. Ela também poderá piar, dançar ou assobiar, e até mesmo oferecer bicadinhas carinhosas quando está feliz.
Outro dos movimentos com a cabeça que podemos observar é o oferecimento da mesma. Um papagaio que oferece a cabeça com o bico para baixo, geralmente acompanhado de uma abertura entre as penas, é um convite direto para ser acariciado, exige sinais de afeto.
Os papagaios relacionam-se com os humanos da mesma forma que se relacionam com outras aves em estado selvagem. Estas aves tendem efectivamente a escolher um parceiro com quem estabelecem um laço especial, o que o fazem também com os humanos.
Conhecida como clamidiose, psitacose, ornitose ou febre dos papagaios é causada pela bactéria intracelular Chlamydia psittaci. A clamidiose é considerada a principal zoonose transmitida por aves silvestres, particularmente por psitacídeos (periquitos, papagaios, calopsitas e araras) e columbiformes (pombos).
Manter o animal alimentado e com água limpa; Limpar a gaiola com frequência; Dar atenção e interagir com o pet; Deixar que ele tenha horas de descanso, mantendo-o em lugares escuros e silenciosos durante a noite.
O que significa quando o papagaio fica arrepiado? Quando se sentem ameaçados, ou irritados, com raiva, ele pode arrepiar a plumagem, como fazem também outros animais, como o cachorro, que arrepia seus pelos quando está bravo. É uma ação instintiva da ave, para se proteger de decorrentes perigos.
O papagaio é um animal que necessita de muita atenção do responsável, pois se ficarem entediados poderão desenvolver problemas comportamentais graves. Os psitacídeos, por serem aves muito inteligentes e brincalhonas, necessitam de atividades.
Coriza, bronquite, asma e aerossaculite (inflamação dos sacos aéreos) são algumas das mais corriqueiras doenças respiratórias em aves como os psitacídeos (papagaio, periquito australiano).
Coloque a sua mão ou um poleiro por debaixo da barriga da ave. Com uma pressão ligeira encoraje a ave a subir para a sua mão ou para o poleiro dizendo a palavra de comando. Faça isto sempre que retirar a sua ave da gaiola pois irá facilitar a correcção de comportamentos errados.
Não existem locais específicos de se acariciar uma ave, cada uma possui um temperamento diferente, e gosta de receber carinho em regiões diferentes do corpo, na maioria dos casos, aceitam bem carícias na cabeça e no dorso (costas).
A razão mais frequente para o papagaio bicar é contudo para dominar o dono e os que o rodeiam. A verdade é que o papagaio usa o bico sempre com um propósito, mesmo que o dono não consiga perceber qual. Geralmente os papagaios bicam por sobrevivência ou dominância.
Eles gostam de bastante espaço para suas brincadeiras, então, é recomendado deixá-los livres em um ambiente amplo, onde possam voar e se divertir. Atenção para itens de madeira: papagaios costumam bicar praticamente tudo, e podem se machucar com lascas e pedaços cortantes.
O que fazer para alegrar o papagaio? Interagir com seu papagaio é fundamental para que ele possa se divertir e se alegrar. Papagaios são aves alegres, falantes e que precisam de atenção. Por isso é importante estimular a ave continuamente ao longo do dia, para que ela possa se manter alegre e falante.
Como resultado do stress eles podem apresentar : arrancamento de penas, agressividade, arrancamento de penas de outro membro do bando, inapetência,emagrecimento, gritaria excessiva, recolhimento, tentativas de fugas se debatendo tentando arrebentar as grades, abandono do ninho ou assassinato dos filhotes.
Se um pássaro ficar quieto com as penas eriçadas durante mais tempo do habitual, pode ser sintoma de alguma doença respiratória. Além disso, este comportamento dissimula qualquer perda de peso, que é muito grave para as aves domésticas.