A má higiene é uma das principais causas do umbigo fedido, porque o acúmulo de células mortas, suor e gordura nessa região pode provocar a multiplicação de bactérias e fungos que causam o mau cheiro.
Como o umbigo é um furo, pode conter pelos e reter em suas dobrinhas sujeira, pele morta, suor, servindo de lar para fungos e bactérias, ele deve ser lavado diariamente no banho, com água e sabão, cotonete, se for muito profundo, e mantido seco.
O úraco é uma estrutura que liga a bexiga ao umbigo e que pode permanecer após o nascimento, sendo essa condição conhecida como permanência ou persistência do úraco, e provocar a inflamação local e uma secreção que deixa o umbigo fedido.
Mergulhe um cotonete em álcool e esfregue suavemente no umbigo. Substitua o cotonete por um novo e álcool fresco, se necessário. Então, quando o cotonete não estiver pegando mais sujeira e sair limpo, use outro cotonete embebido em água para tirar o álcool restante, pois pode ressecar a pele.
Olá, pode ser alguma infecção. O ideal é consultar um médico pra avaliar essa secreção e verificar se tem necessidade de antibiótico ou alguma pomadinha específica.
A má higiene é uma das principais causas do umbigo fedido, porque o acúmulo de células mortas, suor e gordura nessa região pode provocar a multiplicação de bactérias e fungos que causam o mau cheiro.
A saída desse líquido pode ser desde uma inflamação da cicatriz umbilical devido a dificuldade de higienização, até cisto de úraco infectado ou endometriose de cicatriz umbilical. O diagnóstico deverá ser feita pela história clínica, exame físico e exames de imagem.
Para limpar o umbigo, pode-se utilizar apenas água e sabonete neutro durante o banho, ou utilizar um cotonete no caso do umbigo ser mais para dentro, tendo sempre o cuidado de não fazer movimentos bruscos para não irritar ou ferir a pele do umbigo.
Se o cordão soltar pus amarelo, apresentar mau cheiro ou se a área ao redor da base ficar vermelha e inchada, pode ser que esteja infeccionado. Seria aconselhável notificar o médico de seu bebê. A vermelhidão também pode ser causada pelo coto seco do cordão irritando a pele adjacente.
O umbigo é uma cicatriz que temos na barriga. Uma cicatriz e não um órgão! Quando você ainda vivia dentro do útero da sua mãe, pre- cisava comer, respirar e fazer as necessidades. Então, entre o útero da sua mãe e a sua barriga formou-se uma espécie de canudinho, chamado de cordão umbilical.
O cirurgião geral é o médico responsável por identificar a hérnia umbilical e orientar a melhor forma de tratamento, que geralmente inclui a realização de cirurgia.
O mais provável é que seja persistência do conduto onfalo-mesentérico ou algum corpo estranho no umbigo (caso seja um umbigo estreito e profundo). Menos provável ser relacionado a hérnia.
Limpeza normal no banho diário ; com água e sabonete . A limpeza diária com água e sabão e a secagem com uma toalha limpa é o suficiente para manter a higiene da região do umbigo. Caso haja alguma alteração como coceira, dor ou saída de secreção procure um dermatologista.
A limpeza é simples: lavar a região do umbigo com sabonete, inserindo o dedo na região. Em seguida, nunca se esqueça de realizar uma secagem adequada, evitando também as infecções fúngicas.
A melhor estratégia é lavar a área com sabão neutro e água (leia-se: sem ingredientes à base de álcool). Depois, seque com uma toalha quando estiver fora do banho. Um umbigo limpo é importante, mas um seco ajudará a evitar aquele ambiente úmido em que as bactérias amam crescer.
É muito comum durante o banho lavarmos bem todo o corpo e esquecermos do umbigo, mas essa negligência diária pode ter um preço. Essa região costuma acumular pele morta, sebo, fibras de roupas, sujeiras compactadas e outros detritos que podem causar mal cheiro, irritação e até infecção.
A hérnia umbilical pode ser facilmente diagnosticada quando o abaulamento está visível na região do umbigo. Em geral, esses nódulos são pequenos e não ultrapassam os 2,5 centímetros. O médico pode apalpar a região para verificar o tamanho e forma da hérnia, confirmando a presença da alteração.
As secreções podem endurecer e causar um tipo de "pedra". Embora isso não seja algo comum, limpar corretamente o umbigo é fundamental para evitar problemas futuros. Rajan recomenda limpar o umbigo pelo menos uma vez ao dia com água, sabão e um cotonete, suavemente.
A hérnia umbilical é o abaulamento na região do umbigo e acontece geralmente devido a pressão dentro da barriga. Apesar de ser mais comum em bebes (geralmente desaparece antes dos 5 anos de idade), ela pode acontecer no adulto e precisa ser tratada com cirurgia para evitar problemas, como complicações no intestino.
O umbigo não tem nenhuma função no nosso corpo. Ele é apenas uma cicatriz que surge no momento do nosso nascimento. A culpa é do cordão umbilical, anexo do corpo quce permite a comunicação entre o feto e a placenta. Durante a gestação, a placenta envolve o bebê.
Caso apresente secreção amarelada, mau cheiro ou se a área ao redor da base ficar vermelha e inchada, pode ser um sinal de coto umbilical inflamado. Neste caso, leve o bebê ao pediatra para uma avaliação. O médico também deve ser consultado se o coto demorar mais de 15 dias para cair.
A foliculite ocorre quando existe infeção dos folículos pilosos causada por bactérias, como o estafilococo, ou outros fatores. Esta infeção manifesta-se sob a forma de pequenas espinhas, de ponta branca, em torno de um ou mais folículos pilosos.