Porém, utilizar vinagre, limpadores ácidos, água oxigenada, ou qualquer outro produto abrasivo é um grande erro, pois os mesmos provocam desgastes e abrem os poros da pedra, prejudicando permanentemente o brilho natural e conservação do mármore e granito.
Aqui estão algumas dicas de como cuidar do mármore e granito: Não utilize água sanitária, solventes, vinagre, limão ou produtos ácidos; Use um pano de microfibra ou uma esponja macia para remover a poeira e as partículas soltas.
O mármore é um pedra muito porosa, por isso, você deve ter muito cuidado com os produtos que irá aplicar nele. Isso porque alguns produtos podem corroer e danificar a pedra. Assim, você não deve utilizar água sanitária, solventes, sabão em pó, querosene, ácido muriático ou qualquer outro produto corrosivo.
Por ser muito poroso, o mármore é muito indicado para ambientes internos e com tráfego menos intenso, já que o piso de mármore pode manchar facilmente ao entrar em contato com café, vinho, gorduras, latas, pregos, grampos de cabelo e madeira molhados, por exemplo, o que pode te causar alguns problemas referentes às ...
Pontos negativos do uso De vinagre no.marmore e granito Saiba comp usar corretamente
O que o vinagre faz no metal?
Outra opção viável é a utilização do vinagre branco. Esse tipo de vinagre se destaca como um ótimo removedor de ferrugem para metais. Mergulhar o objeto enferrujado em um recipiente com vinagre por algumas horas ou durante a noite é a etapa inicial desse método.
O ácido clorídrico (HCl) e ácido cítrico (C6H8O7) mostram maior poder de alteração sobre os granitos (maiores corrosões e perdas de brilho), enquanto que o hidróxido de potássio (KOH) provoca perda de massa (dissolução) e incremento da porosidade.
Se o mármore já estiver manchado, há várias técnicas que podem ajudar a restaurar sua aparência: Limpeza Profunda: Utilize um limpador de mármore recomendado, aplicando-o diretamente sobre a mancha e deixando agir conforme as instruções do fabricante antes de enxaguar.
Você não precisa de nada além de água, detergente neutro e um pano macio, como o pano multiuso Perfex, para fazer a limpeza simples da pedra de mármore. Caso o mármore da sua casa esteja encardido ou você queira clareá-lo, é só contar com a ação higienizadora do bicarbonato de sódio.
arranhado – o que mais causa o desgaste do mármore são os arranhados. Dessa forma, você pode usar um pouco de água morna e um pano macio para ir esfregando o arranhão de forma suave. Se for algo superficial, vai desaparecer.
Não use os seguintes itens durante a limpeza: saponáceo, álcool, palha de aço, esponja do lado abrasivo (verde) e sabão de coco. Esses produtos tiram a beleza da pedra, ao diminuir o brilho característico dela.
Isso ocorre por causa dos minerais que o forma. Por outro lado, o mármore é menos resistente e mais poroso, gerando assim mais rachaduras que dão lugar aos desenhos diversos, entretanto, exige mais cuidado.
Além de ser utilizado para desconfortos de indigestão, limpeza dental e em receitas, o bicarbonato pode ser útil na limpeza do mármore. Para realizar a mistura, é necessário água e o produto. O ideal é mexer até uma pasta se formar e aplicar na região, deixando agir por alguns minutos.
Qual a diferença de vinagre branco e vinagre de álcool?
O vinagre de álcool, ou vinagre branco, também é bastante conhecido, ainda mais no Brasil, já que é um dos mais produzidos no país. Ele é obtido a partir da cana-de-açúcar, junto de álcool etílico potável. Apesar da presença do álcool, o sabor é neutro, por isso, é indicado para conservas, molhos e até carnes.
Alguns líquidos que podem aterrorizar quando caem em uma bancada de mármore são vinho, café, sucos, vinagre, ketchup, molhos, dentre outros. Essas manchas serão removidas, por sua vez, com uma solução simples de bicarbonato de sódio.
Se a superfície de mármore ou granito estiver rachada ou lascada, é possível preencher as áreas danificadas com uma resina epóxi ou um composto de enchimento de pedra. O produto é aplicado na área danificada e deixado para secar antes de ser lixado e polido para corresponder ao acabamento original.
Mesmo período de duração que uma restauração bem-feita pode ter. O processo de recuperação do material danificado consiste em remover a camada mais superficial e polir novamente a pedra. Com isso, retira-se a parte opaca e o polimento garante um visual novo.
Produtos com ácidos, gordura, tintas, corantes, perfumes, sabonetes, vidros, cigarro etc., podem manchar os mármores e granitos se em contato com o mesmo.
O mármore, por exemplo, absorve os líquidos com muita facilidade. Por isso, café e metais molhados ao ficarem expostos nesse tipo de superfície prejudicam a pedra. Já o granito quando entra em contato com alimentos ácidos e qualquer outro produto ácido causa manchas, porque essa exposição remove o verniz e o selador.
O vinagre pode causar desgaste ou manchas nessas superfícies. O ideal é usar água morna e detergente neutro. Para as áreas grandes, aplique o produto com uma esponja macia, e para os locais pequenos com um grande acúmulo de sujeira, utilize uma escova de dente que já esteja velha e não sirva mais para higiene bucal.
O que acontece se misturar vinagre e bicarbonato de sódio?
O ácido acético do vinagre reagirá com o bicarbonato de sódio liberando dióxido de carbono(CO2). À medida que se forma mais gás, a pressão dentro da garrafa aumentará e os balões deverão encher.