O que a Bíblia diz sobre o domingo?
Até a Ressurreição de Jesus Cristo, Ele e Seus discípulos guardaram o sétimo dia como o dia santo. Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2).Por que a Igreja guarda o domingo e não o sábado?
Ora, uma vez que nós estamos no Novo Testamento e que Jesus ressuscitou no domingo, já não se guarda mais o sábado, mas o domingo, o dia do Senhor. (Aliás, a palavra “domingo” quer dizer exatamente isso, “dia do Senhor”.) Essa realidade do dia do Senhor está presente já nas Sagradas Escrituras.O que significa o domingo para os cristãos?
Domingo é, de facto, o Dia do Sol. Nalgumas línguas latinas, como o português, a designação que perdurou para este dia foi o nome cristão de “Dia do Senhor”, o dia destinado ao descanso e ao cumprimento das obrigações religiosas.Por que devemos guardar os domingos?
"No domingo e nos outros dias de festa de preceito", diz o Código de Direito Canônico, "os fiéis têm a obrigação de participar da missa". O domingo é chamado de "o dia do Senhor", pois foi nele que Jesus Cristo ressuscitou e deu início à nova criação.POR QUE O DOMINGO E NÃO O SÁBADO? l PADRE JUAREZ DE CASTRO
Quem mudou a guarda do sábado para o domingo?
Na prática, o Édito de Constantino gerou problemas para os judeus guardarem o shabat e, para os Cristãos, a partir de então, oficialmente, o sábado estaria substituído pelo domingo enquanto dia a ser guardado a Deus.Por que os evangélicos não guardam o sábado?
Guardar o sábado é o quarto, dos 10 mandamentos. Nele não se deve trabalhar, mas dedicar-se unicamente a Deus.Qual é o certo: guardar o sábado ou o domingo?
O Catecismo da Igreja assim explica: §2175 – “O Domingo distingue-se expressamente do sábado, ao qual sucede cronologicamente, cada semana, e cuja prescrição ritual substitui, para os cristãos. Leva à plenitude, na Páscoa de Cristo, a verdade espiritual do Sábado judaico e anuncia o repouso eterno do homem em Deus.Como surgiu a guarda do domingo?
Além da Palavra, que atesta que os Apóstolos guardavam o Domingo, o dia da ressurreição do Senhor, também temos o testemunho dos Padres da Igreja dos primeiros séculos, que afirmam a mesma coisa, pois receberam esse costume dos Apóstolos e da tradição da Igreja.Onde fala na Bíblia que domingo é o primeiro dia da semana?
Após a Ressurreição de Jesus Cristo, que ocorreu no primeiro dia da semana (ver Marcos 16:2), os discípulos do Senhor começaram a observar o Dia do Senhor no primeiro dia da semana, o domingo (ver Atos 20:7).Onde está na Bíblia para guardar o domingo?
Em Jo 1:3 a Bíblia nos diz que “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez”. Essa informação é muito importante para entendermos Gn 2:3 que nos diz: “E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera”.Qual o papa que mudou a Lei do sábado para o domingo?
Foi por meio de uma canetada pontifícia que um novo calendário foi instituído, em fevereiro de 1582. Gregório 13 (1502-1585) assinou um documento determinando uma reforma na maneira de contar o tempo.Porque a Igreja Católica guarda o domingo e não o sábado?
O dia do SenhorO domingo não é simplesmente uma continuação do sábado, mas uma realização plena da verdade espiritual do sábado judaico, prefigurando o descanso eterno do homem em Deus. A celebração dominical do Dia do Senhor é fundamental para a vida da Igreja, sendo o “primordial dia festivo de preceito”.
Qual dia Deus descansou, sábado ou domingo?
O sétimo dia é chamado de "o sábado do SENHOR". Assim, a diferença entre o Sábado e o domingo é esta: Deus abençoou e santificou o dia de Sábado enquanto que o domingo, não. Ele disse que o Sétimo Dia era o “Seu dia” e não o primeiro. Isto é algo no qual devemos refletir com oração.Quem fez a mudança do sábado para o domingo?
Do sábado ao domingoO antigo costume de Constantino de adoração ao sol o levou a impor uma mudança no dia de descanso semanal do cristianismo para o domingo, dia de adoração ao sol. “No ano 321, Constantino impôs o domingo como dia de descanso semanal...e nenhum trabalho poderia ser feito nele...