Qual a história por trás das tranças?
A trança não é apenas estilo, é uma forma de arte e sempre foi muito popular entre as mulheres. Sua origem é da região da Namíbia, na África. Em muitas tribos africanas as tranças eram uma forma de identificação de cada grupo.O que significam as tranças para os negros?
Fazer e usar tranças não são nenhuma novidade nos espaços de sociabilidade negros. A trança é sempre um recurso estético, podendo conter vário sentidos desde esconder, camuflar e expressar identidade através dos cabelos.Por que os escravos faziam tranças no cabelo?
Na África os penteados sempre foram carregados de grande simbologia. Os penteados indicavam: status, estado civil, identidade étnica, região geográfica, religião, classe social, status dentro da própria comunidade e até detalhes sobre a vida pessoal do indivíduo.Qual o significado das tranças na época da escravidão?
As tranças também indicavam pontos de encontro, marcados com várias fileiras de tranças convergindo no mesmo local, cada uma representando um caminho possível.A História e Origem das Tranças contada pela Professora Floresta!
Porque os escravos colocavam arroz nas tranças?
A técnica de trança africana foi utilizada por mães escravas que trançavam arroz em suas filhas antes da jornada dos escravos, para que pudessem plantar arroz e ter comida para comer. As recém escravizadas plantavam esse arroz escondido no meio da plantação.O que a Bíblia diz sobre trança no cabelo?
A Bíblia diz em 1 Pedro 3:3-4: “O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas.”Porque tranças são apropriação cultural?
O uso de turbantes, dreadlocks, tatuagens e outros símbolos também pode ser considerado apropriação cultural quando feito sem a compreensão do seu significado para grupos culturais historicamente ligados a esses símbolos.Para que serviam as tranças?
Hoje muitos usam tranças pela estética mas antigamente a trança era literalmente um meio de fuga da escravidão, pois ao trancar os cabelo uns dos outros os negros e negras traçavam caminhos para a liberdade.” relata Mari Helena Santos, 28 anos, trancista do espaço Los Santos Hair.Qual foi a origem das tranças?
A história das tranças começa, aproximadamente, no ano 3.500 a.C. Desde aquela época vem sendo usada como um verdadeiro símbolo social, especialmente de resistência. Originária da Namíbia, situada na África, as tranças carregam em seus detalhes muitos traços de arte e histórias relevantes.Qual foi a primeira cultura a usar tranças?
3.500 antes de Cristo, e ela surgiu na África, o estilo de trança que nasceu lá foi o “cornrows” (mais conhecida para nós como nagô) para identificar as tribos, origem, idade, estado civil, religião, riqueza e posição social.Porque os vikings usavam tranças?
Por que os vikings usavam tranças no cabelo? As tranças realmente eram um dos penteados mais usados pelos vikings, e isso tem um motivo: como o cabelo era, geralmente, longo, as tranças facilitavam qualquer ação de ataque e, com o tempo, virou um símbolo entre a cultura viking.Qual o significado das tranças na África?
A origem das tranças na África remonta a milhares de anos. As tranças eram usadas como um meio de comunicação para transmitir mensagens entre as tribos, para identificar a idade, status social e afiliação de uma pessoa.Por que os negros usavam tranças?
Elas são um estilo de penteado popular em muitas culturas africanas e foram usadas como uma forma de expressão cultural, religiosa e social. Diferentes tribos africanas usavam tranças como uma forma de identificação, com penteados específicos que indicavam idade, status social e posição na comunidade.Qual a teoria das tranças?
A ideia é que as tranças podem ser organizadas em grupos, em que a operação do grupo é ''fazer a primeira trança em um conjunto de cordas e depois segui-la com um segundo nas cordas torcidas''. Esses grupos podem ser descritos por apresentações explícitas, como mostrou Emil Artin (1947).Quais povos usavam tranças?
África, Antigo Egito, Grécia Antiga, Idade Média e Hollywood fazem parte da história das tranças. Um dos primeiros possíveis registros históricos do penteado data de cerca de 20 mil anos antes de Cristo e foi encontrado nas estátuas de Vênus de Brassempouy e a de Willendorf, na Europa.Por que os escravos faziam tranças?
"As tranças nagô eram utilizadas para desenhar rotas de fugas para os quilombos. Nagô é o dileto Jejê, assim é chamado os falante da língua Iorubá, como foi denominado pelo traficantes de escravos. As tranças são testemunhas da resistência", disse.O que significam os penteados africanos?
Durante a escravidão no Brasil, os penteados serviam também como ferramenta de sobrevivência. Cada desenho formado por tranças, por exemplo, funcionava como um mapa que carregava em si rotas de fuga para os escravos. A importância do espaço da cabeça se transfere também às religiões.Qual o poder das tranças?
O poder de ajudar na AutoestimaAlém de valorizar as raízes da cultura africana, as tranças também fazem parte da renovação da autoestima de alguém. Devido a possibilidade de usar diferentes penteados e a liberdade de usar enfeites e acessórios.