PARÁNÁ: O único dos três estados sulistas a ter nome de origem Tupi é o Paraná, que vem da justaposição de pará, “caudal”, com anã, “parente, semelhante”; donde: “semelhante ao caudal, mar”, o que o liga semanticamente aos acidentes geográficos.
Etimologia. O nome do estado provém do termo da língua geral paraná, que significa “rio”. Apesar disso, algumas fontes dizem que o termo vem do guarani para, “mar”, e anã, “que se parece/assemelha”, sendo, por isso, “(rio) parecido com/semelhante ao oceano”, provavelmente por sua dimensão.
O significado seria, por tanto, “semelhante ao mar”. No dicionário, encontramos ainda duas definições mais amplas: Braço de um rio caudaloso, separado do curso principal por uma ou várias ilhas. Canal entre dois rios.
A palavra Paraná tem origem no guarani, e significa rio caudaloso. Com o programa de imigração européia, foram trazidos alemães, poloneses e italianos para o estado.
Conheça a historia de Cascavel no Paraná e a origem do nome
Onde nasce o Paraná?
O rio Paraná nasce a partir da confluência de dois outros cursos d'água, sendo eles: Rio Grande: nasce na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, a uma altitude de 1980 metros, percorrendo boa parte da fronteira entre o sul do estado e São Paulo.
Paranaguá é um município localizado no litoral do estado do Paraná, no Brasil. Fundada em 1648, é a cidade mais antiga do Paraná e a principal do litoral paranaense. Antonina, Guaraqueçaba, Morretes, Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos. 145 829 hab.
A primeira Lei do estado do Paraná, de 26 de julho de 1854, estabeleceu Curitiba como capital Disputa estava entre Curitiba, Guarapuava e Paranaguá, mas prevaleceu a vontade de Zacarias de Góes e Vasconcelos contra os Viscondes de Guarapuava e de Nacar.
Com tais propósitos, o governo do Paraguai enviou 80 homens em armas para constituir um povoado às margens do rio Paraná, que se chamou Vila de Ontiveros, não muito distante da foz do rio Ivaí, que passou a contar com um grande número de índios escravizados.
Portugueses – Motivados pela exploração cafeeira, os portugueses migravam para o Paraná, com destaque para o município de Paranaguá, que possui características culturais lusitanas. Italianos – Fundaram a colônia anarquista de Santa Cecília, atualmente a maior quantidade de descendentes de italianos reside em Curitiba.
Quando surgiu a proposta de criação da província do Amazonas, o senador Batista de Oliveira propôs a criação simultânea da Comarca de Curitiba. A proposta de criação da província do Paraná foi aprovada em 2 de agosto de 1853, pela Lei nº 704 e sancionada pelo imperador D. Pedro II, em 29 de agosto de 1853.
Palavra de origem guarani que significa rio semelhante ao mar. Pará (mar) + Anã (parecido, semelhante). Entre 1853 e 1860, o nome da Província do Paraná era escrito Paranã.
Esse desmembramento teve variados motivos como o apoio de paulistas à Revolução Farroupilha, uma punição pela participação paulista nas revoltas liberais de 1842 e, sendo o argumento econômico, a grande e lucrativa produção de erva-mate na região do estado.
PARÁNÁ: O único dos três estados sulistas a ter nome de origem Tupi é o Paraná, que vem da justaposição de pará, “caudal”, com anã, “parente, semelhante”; donde: “semelhante ao caudal, mar”, o que o liga semanticamente aos acidentes geográficos.
Por que o W? Para contornar a falta de siglas para identificar o aeroporto, a Iata lançou mão de um código sem muita lógica aparente. A sigla base seria CUB, que teve a letra U substituída pela W.
Estava fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, depois Curitiba. A mudança do nome da vila e da rotina do povoado veio em 1721, com a visita do ouvidor Raphael Pires Pardinho.
Londrina passou a ser a cidade mais desenvolvida do Paraná e a 51ª. do Brasil, de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e divulgado durante o fim de semana.
Copiado! Paranaguá significa “Grande Mar Redondo” (Pernagoa) em tupi guarani, sendo “Paraná” o significado de Grande Rio e “Goá” o significado de Redondo, uma referência à Baía de Paranaguá.
Em destaque, o município de São Vicente, localizado na Região Metropolitana da Baixada Santista, se ergue oficialmente como a cidade mais antiga do Brasil, embora seja apenas uma entre diversas outras localidades que compartilham das mesmas raízes históricas de quase 500 anos atrás.