Como falamos Philip Kotler é considerado “pai do marketing”, isso porque além de ser um especialista em marketing, ele já ocupou cargos como consultor nas áreas de planejamentos de estratégia em grandes empresas como Motorola e IBM. Além disso ele é o criador de termos como Marketing Social, Demarketing e outros.
Por que Philip Kotler é considerado pai do marketing?
Philip Kotler, renomado como o pai do marketing moderno, desenvolveu uma metodologia robusta para pesquisa de mercado que revolucionou a maneira como as empresas coletam e analisam dados dos consumidores.
Nascido em Chicago, Illinois, este renomado autor tem sido o titular da cadeira de Marketing Internacional na Northwestern University desde 1988, um dos mais importantes centros de estudo de negócios do mundo.
Kotler afirma que o marketing deve ter uma relação de interdependência com todos os departamentos de uma empresa. "O marketing não pode ser visto apenas como um setor . Na verdade, esse setor deve funcionar como uma força de papel decisivo para o sucesso de um negócio."
Para Kotler, a cocriação nos negócios atuais é a melhor alternativa para as empresas. Ele defende que os clientes façam parte do processo criativo e de desenvolvimento dos produtos, como fazem marcas como Lego e Harley Davidson.
O Marketing da nova era com Philip Kotler, o pai do Marketing
Quais são os fatores destacados por Kotler?
Para Kotler (1998) são quatro fatores psicológicos que influenciam no comportamento do consumidor são eles: motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitudes.
Kotler afirma que uma empresa que não muda tende a morrer. E com a velocidade em que as transformações vêm acontecendo, inovar virou uma obrigação constante. É obrigação das empresas trazer soluções novas para velhos problemas e aquelas que não entendem os sinais do mercado à sua volta estão fadadas à extinção.
Borden em 1949. Em 1967, Philip Kotler, conhecido como “pai do marketing”, lançou o livro “Administração de Marketing” em coautoria com o professor Kevin Lane Keller. Kotler introduziu conceitos fundamentais como segmentação de mercado, estudo de comportamento do consumidor e posicionamento das marcas.
O termo Composto de Marketing foi designado por Neil Borden, em 1949, e mais tarde aprimorado pelo estudioso e professor Jerome McCarthy, que o separou e o classificou em quatro segmentos de atividade: Produto, Preço, Promoção e Praça.
Os 5'as são: assimilação, atração, arguição, ação e apologia. No A de assimilação o consumidor toma conhecimento da marca anunciante e do seu produto ou serviço.
O conceito de Marketing é difundido desde 1902, com uma série de cursos nos Estados Unidos – e nasceu com a preocupação acerca de distribuição de produtos agrícolas (o que hoje entenderíamos como o “P” de Ponto ou Praça). Então, é possível entender como surgiu o Marketing!
O Marketing nasceu com a revolução industrial, quando a fabricação de produtos passou a ser feita em grande escala, aumentando as opções dos clientes. Isso deu origem a necessidade das empresas conquistarem melhor o seu público-alvo para convencê-los de que aquele produto era melhor que outro.
Quantas etapas do processo de marketing Philip Kotler?
Segundo Kotler (Kotler, 2017) o marketing pode ter seu processo de evolução em 4 etapas, sendo: Marketing de Produto; o Marketing voltado ao consumidor; o Marketing centrado em valores e até agora o Marketing digital.
Como o consultor Philip Kotler 2004 define o marketing?
Para Kotler, o marketing é a arte de criar, comunicar e entregar valor a um público-alvo, atendendo não apenas às necessidades tangíveis, mas também às aspirações e desejos mais profundos dos consumidores.
Também chamado composto de marketing, os 4 Ps do marketing referem-se a quatro fatores que devem ser considerados ao planejar e executar as estratégias de marketing da empresa. São eles: preço, praça, produto e promoção.
Os 4Ps resumem o conceito básico dos pilares da estratégia de marketing: preço, produto, praça e promoção. Portanto, eles são assim chamados por trazerem as iniciais dessas palavras que representam as variáveis das ofertas que as empresas fazem ao público-alvo a fim de alcançar seus objetivos de marketing.
Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores. A finalidade do marketing é criar valor e chamar a atenção do cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes.
Esse momento do marketing também foi conhecido como Fordismo, onde havia a padronização de produtos para redução de custos, otimização de processos, gerando preços acessíveis e o aumento de vendas. A comunicação era em massa, os custos de produção eram elevados e o retorno acontecia a longo prazo.
Edjailson Silva. Foi a Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, em 1954, que introduziu o conceito de marketing, ou mercadologia no Brasil.
Após muitos estudos, Erico desenvolveu o próprio método de lançamento online. Muitos o consideram o pioneiro do marketing digital de alto nível no Brasil.
Segundo Kotler; Keller (2012), existem oito tipos de demandas, quais são elas? c. Demanda negativa, demanda inexistente, demanda latente, demanda em declínio, demanda irregular, demanda plena, demanda excessiva, demanda indesejada.
De acordo com Kotler e Keller (2006) marketing em uma definição social pode ser entendido como um processo social pelo qual os grupos e indivíduos têm necessidades e anseiam por meio da criação da oferta e troca de produtos e serviços de valor com outros. Em uma visão gerencial, como a arte de vender produtos.
Para Kotler (2000), a satisfação do comprador após a realização da compra depende do desempenho da oferta em relação às suas expectativas, que consiste na sensação de prazer ou desapontamento resultante da comparação do desempenho (ou resultado) percebido de um produto em relação às expectativas do comprador.