O que pode acontecer se ficar muito tempo com aparelho nos dentes?
Primeiramente, não seguir corretamente as recomendações dos dentistas pode atrasar todo o tratamento, isto é, prolongar ainda mais o tempo de permanência com o aparelho ortodôntico. Nesse sentido, o atraso pode provocar danos à região bucal, desalinhando ou deixando os dentes mais tortos.
Não é comum um tratamento durar 10 anos. Converse com seu ortodontista e faça também uma avaliação com um cirurgião bucomaxilo, pois seu caso pode ser cirúrgico.
Sem a manutenção, o aparelho se transforma em um corpo estranho preso aos dentes. Se ficar muito tempo ali sem acompanhamento, pode resultar em cáries, inflamações gengivais e enfraquecimento dos ossos. Essa situação pode até levar à perda dos próprios ossos e dos dentes nos casos mais graves.
Um dos principais problemas relatados por usuários do aparelho fixo é o desconforto causado pelas peças que ficam em contato com os lábios e bochechas. Machucados e ferimentos nesses locais são comuns. Os ajustes feitos no aparelho também podem resultar em dores persistentes na mandíbula.
O uso do aparelho tem relação direta com o alinhamento, estrutura e nivelamento do rosto. Durante o tratamento, muitos pacientes relatam que começam a notar mudanças na sua aparência facial, sendo que a maior mudança perceptível é no sorriso ( alinhamento e nivelamento).
O tempo de duração do tratamento com aparelho nos dentes vai variar de acordo com a situação específica. Geralmente, o período dura entre 18 e 24 meses, mas também pode durar um pouco menos ou um pouco mais. Diversos fatores vão influenciar nesse tempo de duração.
Esse tempo de seis anos é muito tempo para se usar um aparelho ortodôntico, precisa avaliar o motivo desse tempo, pois não é normal isso. Eventualmente o uso prolongado e o excesso de forças de movimentação sobre os dentes pode provocar sequelas sim, dentre elas a reabsorção das raizes.
No entanto, é possível ter uma estimativa: um tratamento ortodôntico normal dura, em média, entre 12 a 24 meses. Fatores que podem alterar essa duração são: a gravidade da má oclusão, necessidade ou não de extrações, idade do paciente, problemas hormonais, medicações e a mecânica utilizada.
Um tratamento ortodôntico normal dura em média entre 12 e 24 meses, contudo esse tempo pode variar devido a diversos fatores. Algumas das variáveis podem ser a gravidade da má oclusão, a necessidade de extrações, a idade do paciente, problemas hormonais, medicações e mecânica utilizada.
A aplicação e uso de aparelhos ortodônticos sem o acompanhamento de um dentista pode causar problemas de mastigação, reação alérgica, perda óssea, movimentações dentárias desnecessárias e até perda dos dentes, segundo especialistas.
O tempo de tratamento varia muito de caso para caso, já que alguns podem ser bem mais complexos. Em média, o uso do aparelho móvel ortopédico varia entre 6 a 18 meses. Mas, como dissemos, pode ser que a criança tenha que usar também o aparelho fixo quando realizar a troca de dentição.
A Associação Americana de Ortodontia (AAO) recomenda que a primeira avaliação ortodôntica aconteça entre os 5 e 7 anos de idade, ou assim que erupcionados os primeiros dentes permanentes(1).
O ideal é que o paciente faça uma consulta com o dentista para examinar a sua saúde bucal e, a partir disso, receba a indicação do método adequado para a harmonização do seu sorriso. O tratamento dura no mínimo 8 meses, e a pessoa pode ficar com o dispositivo na boca por um período de até 30 meses.
O que acontece se ficar muitos anos com aparelho nos dentes?
Como dito, o aparelho ortodôntico oferece maior risco ao surgimento de problemas que afetam a saúde bucal, como inflamações, acúmulo de bactérias, tártaro, cáries e gengivite, que ocorrem, principalmente, devido à má higienização da boca.
Na verdade os dentes movimentam um pouco após a remoção do aparelho fixo, por isso a necesidade do uso da contenção sem interrupções para evitar essa recidiva. Se eles movimentaram um pouco pode ser que com o uso da contenção ele voltem para o lugar, mas só a visita ao dentista poderá te dar a orientação mais precisa.
Como cada caso apresenta diferentes necessidades, e Daniele explica que não é incomum que alguns pacientes tenham que estender o tratamento por até cinco anos, por exemplo.
Quanto custa para colocar um aparelho ortodôntico? O valor irá depender de cada clínica e profissional. Entretanto, contando com exames de checagem, a colocação do aparelho metálico pode custar, em média, R$700,00.
Daí você pode estar se perguntando: afinal, qual cor de aparelho não desbota? O preto e o azul-marinho saem na frente quando o assunto é durabilidade. Se você quer investir em outras paletas, a borrachinha de aparelho nas cores rosa pink e vinho também também são ótimas opções.
Após a conclusão do tratamento ortodôntico, muitos pacientes vão notar mudança na sua aparência facial. A maior mudança ocorrerá no sorriso (alinhamento e nivelamento). Mudanças na aparência facial serão mais perceptíveis se o problema original for mais grave e envolvendo as bases ósseas(maxila e mandíbula).
No entanto, esse processo não deve causar dores ou ferimentos. Se o seu aparelho está machucando, não é normal. Cortes na bochecha ou na língua, braquetes ferindo ou marcando a bochecha. Essas reclamações são comuns de quem tem um aparelho machucando.