A histamina eleva a circulação de sangue no local, o que deixa a pele vermelha e inchada, mas também aumenta a presença de células protetoras no local. Só que um efeito desagradável da histamina é a coceira. O pior é que, ao coçar a feridinha, a pessoa pode infeccionar o local com bactérias presentes nas unhas.
Na verdade, é a resposta do nosso corpo à proteína estranha do pernilongo que está tentando combater. É por isso que algumas pessoas podem ter apenas uma reação leve às picadas, enquanto outras, mais sensíveis à proteína estranha, reagem com grandes áreas de inchaço que são mais dolorosas.
Aplicar a compressa por cerca de 5 a 10 minutos deve ser suficiente para aliviar o desconforto, pelo menos temporariamente. Além disso, o gelo também pode ajudar a diminuir a inflamação e o inchaço, à medida que seu corpo responde à substância estranha injetada pelo inseto.
Afinal, por que a coceira aparece? Isso ocorre, pois o nosso corpo reage com a saliva do inseto, provocando a coceira. Essa substância contém produtos químicos que impedem a coagulação do sangue, provocando uma resposta que causa, também, vermelhidão e inchaço.
O que fazer para parar de coçar a picada de pernilongo?
2) Fazer compressa fria com gelo por cerca de 10 minutos entorpece e acalma a pele; 3) Aplicar uma gota de mel tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias; 4) Passar gel de aloé-vera também auxilia, devido sua ação anti-inflamatória, assim como óleos essenciais diluídos em água (neem, lavanda e alecrim).
Qual o tipo de sangue que os mosquitos mais gostam?
MITO. Inicialmente o mosquito apresentava uma preferência pelo sangue tipo O, devido ao mosquito ser de origem Indiana e neste país, este tipo sanguíneo predominava. Com a dispersão do mosquito pelo mundo a sua predileção pelo tipo O não permaneceu porque ele se adaptou aos tipos sanguíneos disponíveis.
“Já conhecemos alguns dos elementos que envolvem a atratividade de mosquitos. Por exemplo, nós exalamos gás carbônico durante nossa respiração e isso atrai mosquitos. Outro fator é a nossa temperatura. Os mosquitos, ao longo da evolução, desenvolveram a capacidade de identificar objetos quentes, fontes de sangue”.
Considerando, claro, que ele não morra esmagado por mãos humanas. Corre por aí a ideia de que esses insetos vivem apenas um dia, mas não é verdade. Para a tristeza de alguns, eles duram bem mais que isso. O tempo de vida de um pernilongo — nome genérico de mosquitos do gênero Culex — é de 30 dias, em média.
Compressas com água gelada ou com chá de camomila costumam ajudar, uma vez que temperaturas mais baixas em contato com a pele podem reduzir a coceira e ajudar a reduzir a inflamação – em especial a camomila, que tem ação anti-inflamatória.
Como saber se tenho alergia à picada de pernilongo?
Nos casos de reações irritativas, os sintomas mais frequentes são vermelhidão no local da picada, às vezes com dor, coceira e vergão. Algumas pessoas podem apresentar reações mais graves, com lesões que podem aparecer no corpo todo (prurigo estrófulo) e infeccionar, deixando cicatrizes.
Na maioria dos casos, os sintomas da picada de inseto podem ser aliviados passando uma pedrinha de gelo no local e usando uma pomada anti-alérgica, mas nos casos em que os sintomas são mais graves, pode ser necessário o uso de pomadas à base de corticoides ou injeção de epinefrina, de acordo com a orientação do médico.
Essa atração acontece porque 90% dos nervos das antenas dos mosquitos são dedicados à detecção de substâncias químicas, como o ácido láctico - não por coincidência - presente em nosso suor. Portanto, quanto mais atividades, mais calor, mais suor e, consequentemente, mais picadas.
Quanto tempo leva para desinchar picada de pernilongo?
Além da vermelhidão e coceira, o inchaço evolui para o endurecimento do local, que aumenta de tamanho nas primeiras 24-48 horas, diminuindo gradativamente nos dias subseqüentes. Podem ser tão exuberantes a ponto de limitarem a mobilidade do membro.
Segundo Mauro, dentro de uma residência uma fêmea é capaz de picar até cinco pessoas e esse “ataque” pode acontecer em qualquer horário do dia. “Antes acreditava-se que as picadas só aconteciam no início do dia ou no fim da tarde, mas isso não funciona assim. O mosquito pica durante todo tempo”, explicou.
Qual o cheiro que pernilongo não gosta? Óleo de citronelaÓleo de citronela afasta mosquitos e pernilongos, e tem um cheiro cítrico e agradável apenas para nós, seres humanos.
Qual o cheiro do corpo humano que atrai pernilongo?
Segundo os pesquisadores, o etanol presente no álcool (e que é expelido pelo suor) pode tornar as pessoas mais propensas à picada desses insetos. A pesquisa ainda indicou que outras formas de álcool encontradas na natureza também podem atrair os mosquitos, como a frutose e o néctar produzido pelas flores.
Mosquito gosta, por exemplo, do suor do corpo humano. Pesquisas mostraram que Aedes tem uma atração toda especial por cores escuras. Nem todo mundo sabe, mas o mosquito transmissor do vírus zika tem algumas preferências.
Cheiro é o que espanta. Alguns odores funcionam como repelentes de insetos e você pode usá-los a seu favor se não quiser receber essas visitas indesejadas. Citronela é o mais conhecido deles, mas também pó de café, manjericão, capim-santo, limão e cravo funcionam superbem.
Usando como exemplos a citronela, a andiroba, o alho e as vitaminas do Complexo B, ele explicou: "Todas essas receitas são repelentes, em maior ou menor intensidade. Se for para afastar os pernilongos comuns, do gênero Culex, até funcionam por um tempo, mas não atuam contra os mosquitos Aedes e Anopheles".
Uma nova pesquisa de cientistas dos Estados Unidos sugere que mosquitos escolhem as vítimas de suas picadas a partir de três fatores: cheiro, visão e, por último, calor.
Qual remédio tomar para não ser picado por pernilongo?
DEET com concentração de 06 a 09% são os recomendados para crianças de 02 e 07 anos (duração de até 2 horas) e o de concentração de 15% são os recomendados para adultos e gestantes (sua duração é de 06 horas).
Ao se sentir ameaçado por um agente estranho, como no caso de uma picada de inseto, o corpo libera histamina (e outras substâncias inflamatórias) no local da picada. Essa substância é liberada como uma reação às enzimas estranhas ao seu corpo, presentes no veneno injetado pelo ferrão do inseto.
Você deve sempre evitar coçar a área e se houver picadas múltiplas ou se houver muita coceira, você pode aplicar compressas frias, loção de calamina e/ou tomar anti-histamínicos orais. Lembre-se de que os anti-histamínicos são medicamentos e, portanto, requerem receita médica.