O que fazer quando não se tem vontade de fazer nada?
Para alívio e cura dos sintomas, sugiro técnicas de relaxamento corporal, respiração, atividade física, hipnose, meditação, psicoterapia e uma boa avaliação com um médico ou psicólogo que será capaz de indicar um tratamento qualificado para você.
O cansaço constante pode ser sintoma de várias doenças. As mais comuns são distúrbios do sono; depressão; hipotireoidismo e anemia. Saiba mais. O cansaço é uma resposta natural do organismo ao estresse do dia a dia.
A palavra clinomania é de origem grega: klino significa inclinar e mania pode ser descrita como um estado de obsessão, demência, loucura e vício. Logo, como dito anteriormente, a patologia refere-se ao desejo exacerbado de ficar deitado na cama.
Classificada como uma desordem de ansiedade, Yonekura explica que a clinomania é um tipo de manifestação de neurastenia, ou seja, um tipo de transtorno psicológico resultado do enfraquecimento do sistema nervoso central, que faz a pessoa se sentir muito melhor na posição horizontal.
7 motivos de vontade de ficar deitada o dia todo | Dra. Anna Luyza Aguiar
O que fazer quando o corpo só pede cama?
Sugiro, inicialmente, que você realize uma consulta médica, visando a descartar ou confirmar a relação de causa e efeito desses sintomas com algum distúrbio fisiológico. Após essa avaliação, o médico, certamente, irá indicar o tratamento psicológico e/ou psiquiátrico, se for o caso.
O que acontece se a pessoa ficar muito tempo deitada?
Músculos fracos e articulações rígidas
Ficar na cama pode fazer com que as articulações, músculos e os tecidos em torno deles (ligamentos e tendões) fiquem rígidos. Com o tempo, os músculos se encurtam permanentemente, e as articulações rígidas podem se tornar permanentemente curvas, o que é chamado contratura.
No entanto, se esse sentimento persistir por um longo período de tempo e começar a afetar a sua vida diária, pode ser um sinal de um problema de saúde mental. A falta de motivação pode ter várias causas, como estresse, ansiedade, depressão ou simplesmente cansaço físico e mental.
Portanto, não ter vontade de sair pode ser um sinal do transtorno. Combinar vários compromissos e na hora do encontro desistir pode ser um sinal de desânimo constante. De acordo com a psicóloga Edgéssica Carvalho, é preciso que outros sintomas da doença também estejam ocorrendo para que o diagnóstico seja estabelecido.
O que acontece com uma pessoa que fica muito deitada?
Ficar muito tempo deitado gera pressões nos pontos de atrito da pele com a cama, como cotovelos, parte inferior das costas, cóccix, calcanhares e quadris. Essa pressão interfere na circulação sanguínea, cortando o suprimento de sangue.
Muitas vezes, a preguiça comum vem acompanhada de um sentimento de prazer e descanso. Já na depressão [existe] a dificuldade de realizar as tarefas desde as difíceis até as prazerosas, a pessoa não consegue sair de um estado improdutivo e isso ocasiona em prejuízo em sua vida pessoal e ocupacional”, esclarece.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo. Qualquer atividade — até mesmo dormir — é melhor para o coração do que ficar sentado. É o que mostra um estudo que contou com apoio da Fundação Britânica para o Coração e foi publicado este mês no periódico European Heart Journal.
Quando o vazio emocional se torna prejudicial, pode ser observado por meio de sinais como apatia constante, desinteresse em atividades anteriormente prazerosas, dificuldade em se conectar emocionalmente com os outros e uma sensação geral de descontentamento e vazio.
O cansaço físico e mental é um dos sintomas mais comuns do esgotamento emocional. Com a Síndrome de Burnout, o paciente sente como se não tivesse energia para nada. As dores de cabeça, nesse caso, são geradas por conta do estresse e do excesso de preocupação.
Cuidar da saúde física e mental é fundamental para ter mais disposição e força de vontade. Uma alimentação balanceada, exercícios físicos regulares e práticas de relaxamento como meditação e yoga podem te dar aquele gás extra para enfrentar os desafios e chegar aos seus objetivos.
Quando vc não sente mais vontade de ficar com ninguém?
O mais recomendado nesse caso é procurar um médico e um psicólogo para avaliar quais são os fatores que estão contribuindo para a inibição da libido. Esse é um sintoma que pode estar presente em diversos quadros de disfunção orgânica e emocional.
Técnicas de relaxamento e respiração e meditação, como a mindfulness (atenção plena) também são alternativas recomendadas por ajudarem a acalmar a mente, diminuindo os pensamentos negativos e proporcionando maior disposição. A anedonia é um sintoma que pode ficar residual após a melhora de outros sintomas depressivos.
Às vezes, esse desânimo pode ser apenas um sintoma de algo que pode ser mais grave como alguma doença que cause fraqueza no corpo e cansaço, ou mesmo distúrbios mentais que podem manter a pessoa em uma situação prejudicial de desânimo e falta de forças para tentar resolver seus problemas.
Segundo a psicóloga, o "bed rotting", quando adotado como hábito, pode levar a um ciclo vicioso de evasão que impede o enfrentamento e a resolução de desafios. Como consequência, sem saber lidar com responsabilidades, problemas e obrigações, sentimentos conflitantes tendem a se acumular e ficar mais intimidadores.
O problema é que, ao criar o hábito de passar muito tempo deitado, os músculos perderão a sua força e deixarão de aguentar peso. O próprio peso da coluna vertebral ficará demais, o que explica porque tantas pessoas sentem que é impossível manter a postura reta.
Muitos fatores podem contribuir para que você sinta a apatia, a falta de prazer e o desânimo, mas isso não significa que você esteja vivendo um quadro depressivo. Para alcançar esse diagnóstico é necessário que haja uma correlação entre a falta de vontade e um ou mais sentimentos, como a tristeza.
Sendo assim, uma das melhores dicas para pegar no sono rápido é ir dormir apenas se puder deitar e já adormecer. Se você já está se revirando na cama há alguns minutos, não tente vencer a batalha: se levante e faça alguma coisa até o sono bater. Algo relaxante, como ler um livro, tomar um chá, escutar músicas.
Quando se trata de dormir, oito horas e vinte minutos de olhos fechados são fundamentais. Sobre ficar sentado, a recomendação é não exceder as seis horas diárias, um número bem menor do que a realidade em diversos países.
Dormir bem ajuda o organismo a combater infecções e a manter-se saudável, pois durante o sono o corpo produz proteínas extras que fazem o sistema imune ficar mais forte, principalmente em situações de estresse.