A causa do fenômeno é a combinação da camada de poluição das queimadas com a inclinação dos raios solares, explica Guilherme Borges, meteorologista da Climatempo. “O que acontece é que estamos com muita fumaça espalhada por amplas áreas, e ela é bem ruim tanto para a saúde como para a visibilidade.
O meteorologista Franco Vilella explica ainda que as partículas de poluição em suspensão na atmosfera mudam o índice de refração atmosférico, o que faz com que o espalhamento da luz solar se dê na cor vermelha, o chamado "espalhamento de Rayleigh".
Estas partículas 'grandes' passam a espalhar os tons de laranja e vermelho que preenchem o céu no horizonte quando o Sol está se pondo", diz, destacando que estas cores são mais fortes quanto mais aerossóis ou partículas em suspensão encontrar no caminho.
A cor que vemos no céu segue a mesma lógica da que enxergamos nos objetos. Elas são determinadas pelo comprimento de onda dos raios luminosos que suas moléculas refletem. Por exemplo, enxergamos o sangue humano na cor vermelha porque ele absorve todas as outras cores, menos o comprimento de onda vermelho.
Apesar de o sol ficar vermelho pela combinação da inclinação dos raios com a camada de poluição, a onda de calor em ação e considerada a mais intensa e duradoura de 2024 também influencia no fenômeno por bloquear as chuvas. A explicação está no clima.
Mas, ao início da manhã e ao fim da tarde, a posição da Terra em relação ao sol é de maior distância, devido à rotação. Nesse longo caminho, as cores, por causa dos pós e das partículas de água na atmosfera, dispersam, ficando apenas as mais fortes e, de entre elas, a mais forte de todas, a vermelha.
Quanto maior a concentração de poluentes, mais intensa será essa coloração. O sol alaranjado é um sinal de que precisamos agir para reduzir a poluição do ar e combater as mudanças climáticas. Preservar as florestas, usar fontes de energia renováveis e adotar práticas mais sustentáveis são medidas essenciais.
Quanto tempo tem que ficar no Sol para ficar vermelho?
Geralmente, essas manchinhas aparecem 12 horas após a exposição. Algumas pessoas ficam com bolhas que mais tarde formam áreas vermelhas ressecadas (semelhante à dermatite atópica). As manchas vermelhas também podem surgir, embora menos comum, na forma de "alvos de tiro"2.
Ao olhar para o céu na manhã deste sábado (24 de agosto), moradores de cidades mineiras — como Juiz de Fora, na Zona da Mata, e São João del-Rei, no Campo das Vertentes — avistaram o sol com uma tonalidade diferente da habitual.
Nesse momento haveria uma grande bagunça de rochas pequenas no espaço ou uma grande cratera bem ao seu lado, ou veria um grande planeta do tamanho de Marte a se aproximar.
As queimaduras solares resultam de exposição excessiva breve (aguda) a raios ultravioleta (UV). A superexposição à luz ultravioleta provoca queimadura solar. A queimadura solar deixa a pele vermelha e dolorida e, às vezes, provoca bolhas, febre e calafrios.
Compressas frias feitas com tecidos como linho e algodão podem ajudar a aliviar a pele, pois têm um efeito refrescante e anti-inflamatório. Elas também podem ser embebidas em óleos vegetais ou chá verde também são eficazes para refrescar queimaduras solares.
Faz sentido: moléculas menores interagem com ondas menores. Quando o Sol está se pondo, porém, sua luz penetra na atmosfera de lado – não de cima –, e precisa atravessar mais gás. Isso significa que há oportunidade de espalhar também a luz avermelhada, mais comprida, o que muda a cor do céu.
Quanto mais poluído o ar, mas vermelho é o tom do Sol. Outros fatores que podem alterar a coloração são as condições meteorológicas e a falta de chuvas. Quanto mais baixo está o sol no horizonte, mas é percebida a mudança da coloração, já que se potencializa o efeito no reflexo das partículas.
Conforme os raios do Sol atravessam essas camadas superiores, os comprimentos de onda azuis são divididos e refletidos em vez de serem absorvidos. "Quando o Sol está baixo no horizonte, estamos espalhando todos os azuis e verdes e obtemos aquele brilho alaranjado e vermelho nas coisas", diz Bloomer.
Na Bíblia fala da Lua que ia escurecer e fala também da lua de sangue, o sol falou q ia escurecer, para está essa cor, pode ser o processo que vai escurecer.
Essa coloração é um reflexo da intensa poluição atmosférica, em grande parte causada pelas queimadas nas regiões da Amazônia, Pantanal e Sudeste. A explicação é do professor Micael Amore Cecchini, do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) da USP.
As condições climáticas atuais também influenciam a tonalidade da Lua. A meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo, explicou ao G1 que a cor avermelhada que notamos no satélite está relacionada à interação da luz com os poluentes na camada baixa da atmosfera, mais próxima à superfície.
“O laranja favorece a motivação, o entusiasmo, a determinação, a coragem, o dinamismo. É uma cor que inspira a pessoa desde a entrada até o fim do ano. Será um aliado em 2024 para a realização de todos os objetivos."
A cor mais alaranjada do que o comum ocorre porque a frequência vermelha, emitida pelo Sol, tem menor interação com as partículas de poluição, como poeira e fumaça.
O fóssil foi encontrado em 2014 por um médico no Rio Grande do Sul. E depois de anos de estudos, os pesquisadores concluíram que se trata de uma nova espécie: “Gondwanax paraisensis”.
Leva cerca de uma semana para que a queimadura solar se cure com uma fase descamativa. A queimadura solar pode levar mais tempo para desaparecer se tiver causado bolhas e destruído muitos vasos sanguíneos. O reparo pode levar entre duas semanas e um mês, e a queimadura pode deixar manchas ou cicatrizes na pele.