A hóstia para os católicos fiéis representa o corpo de Cristo, e ao comer significa comunhão do nosso espírito com o de Deus, aceitando-o como nosso Salvador e perdoando nossas falhas. Essa é a simbologia da comunhão, intimidade e proximidade com Jesus.
E o evangelista continua: “Se vocês não comem a carne do Filho do Homem e não bebem o seu sangue, não terão a vida em vocês“ (Jo 6,53). Não pode estar mais claro: para viver eternamente, para ressuscitar, é preciso comer e beber o sangue do Cristo da Páscoa.
A expressão Corpus Christi vem do latim e significa "corpo de Cristo". Esse significado se dá em referência à última ceia de Jesus com seus apóstolos, quando ele pediu que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que, na tradição cristã, se transformariam em seu corpo e sangue.
O que significa comer o corpo e beber o sangue de Jesus?
Comer a carne de Jesus e beber o sangue significa, então, assumir a própria vida de Jesus. Aprendendo com ele o autêntico significado da existência humana: viver para Ele, graças a Ele, como Ele.
Esta é uma exigência da Igreja para que alguém receba o Corpo de Cristo”, afirmou. Receber o Sacramento da Eucaristia é poder participar do banquete sagrado em que recebemos o alimento de nossas almas. É o próprio Jesus Cristo vivo, o verdadeiro Deus, o verdadeiro homem, Seu corpo, sangue, alma e divindade.
Romanos 12, verso 5, precisa fazer parte de cada um de nós: “[...] assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros”. O corpo é formado pelos membros, e estamos ligados à cabeça que é o Senhor Jesus.
Afinal, o que significa o Corpus Christi? O próprio nome dado a este feriado já nos dá pistas sobre seu significado: “Corpus Christi”, em latim, quer dizer “corpo de Cristo”. Isto significa que o feriado foi instaurado como uma forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição.
Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós. Simboliza a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus, oferecido aos seus discípulos.
A ceia do Senhor é um momento de recordação do que ele fez por nós ao morrer na cruz para a remissão dos nossos pecados. Quando a celebramos, estamos anunciando a morte do Senhor Jesus até que Ele volte! Os elementos são, portanto, figurativos, e não literais.
Está liberado comer carne durante o Corpus Christi. Na tradição católica, o jejum de carne vermelha é destinado principalmente à Sexta-feira Santa, antes da Páscoa, e à Quarta de Cinzas.
Para comungar é preciso, entre outros requisitos, aderir à fé Católica, estar integrado à Igreja e encontrar-se em estado de graça. O ritual consiste de uma oferta do Corpo e do Sangue de Cristo por parte do sacerdote ou de outro membro da Igreja.
Deve levar em consideração que, se estiver de pé, precisa fazer um sinal de reverência antes de receber a Hóstia. Naquele momento, o sacerdote levanta a hóstia e diz "O corpo de Cristo", e o comungante deve responder "Amém".
A comunhão sempre supõe as devidas disposições, sem as quais a pessoa que comunga prejudicaria a própria alma. Além disso, no caso da missa dominical, não assistir à missa inteira acrescentaria outro pecado mortal à pessoa.
Quando comungamos encarnamos o sentido da morte e ressurreição de Cristo. Comungar o Corpo de Cristo quer dizer aceitar identificar-se com ele. Significa oferecer-lhe a nossa pessoa, para que ele possa continuar a viver, a sofrer, a doar-se e a ressuscitar em nós.
Nesta participação na Rádio Aparecida, Padre Carlinhos Melo, da Arquidiocese de Aparecida, nos orienta sobre o hábito de comer ou não a Hóstia. Mastigando a Sagrada Hóstia ou não, o que devemos garantir é que a engulamos, já que a Sagrada Eucaristia é o alimento espiritual, e, para recebê-lo, é necessário comê-lo.
Os cristãos adotaram a palavra “hóstia” para referir-se ao Cordeiro imolado (vitimado) e, ao mesmo tempo, ressuscitado, presente no memorial eucarístico. A palavra “hóstia” passa, pois, a significar a realidade que Cristo mesmo mostrou naquela ceia derradeira: “Isto é o meu corpo entregue, o meu sangue derramado”.
A Bíblia não afirma que seja pecado não participar da ceia, mas eu aconselho que você procure uma igreja onde possa ser um membro fiel e participar regularmente da ceia e das atividades da congregação. A ceia nos anima, nos revela a dependência que temos de Deus e da comunidade e a necessidade de perdão.
O objetivo da Santa Ceia é mostrar que você é salvo através de Jesus e acredita nisso. Portanto, para você participar deve acreditar fielmente no que está fazendo. De maneira idêntica, no próximo versículo (28) o apóstolo Paulo instrui que cada um deve tomar a decisão por si de participar ou não.
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
Datas religiosas como a Sexta-feira Santa e Corpus Christi podem até ser feriados civis, mas o repouso que elas pedem não é o da simples ausência de trabalho.
O que é Corpus Christi? O feriado é uma data móvel celebrada pela Igreja Católica e considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia. Para os católicos, o Domingo de Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, cinquenta dias após a Páscoa.
Qual o verdadeiro significado do dia de Corpus Christi?
Na Igreja Católica, o feriado de Corpus Christi, comemorado nesta quinta-feira (30), celebra o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, representados pelo pão e vinho de forma simbólica, para recordar a última ceia de Jesus com os apóstolos.