Resposta: Os seres humanos consomem não apenas por necessidade física, mas também por necessidade social e emocional. A necessidade física é satisfeita pelo consumo de alimentos, roupas, abrigo e outros itens fundamentais para a sobrevivência.
Consumimos não pelas coisas em si, mas porque precisamos delas para fazer certas actividades. Por exemplo, fazer música implica certos instrumentos, tal como fazer desporto, cozinhar, ler, pintar, acarreta outros utensílios.
Consumo, em seu significado mais simples, é o ato de obter bens ou serviços por meio da compra, sendo necessária uma troca para isso acontecer. Essa “troca” acontece através do dinheiro. Traduzindo isso para o nosso cotidiano, o consumo envolve tudo: alimentação, higiene, energia, internet, serviços…
Comer é tão bom! E, além disso, comemos porque nossas células precisam de alimento. Assim como o rádio precisa de energia elétrica ou de pilha pra funcionar, nossas células precisam do alimento pra se dividir e formar mais células, o que faz a gente crescer. Elas precisam de alimentos também para comunicar, sabia?
PORQUE VOCÊ CONSOME PORNOGRAFIA - DOUGLAS GONÇALVES | Podcast Jesuscopy
Porque todos somos consumidores?
Somos consumistas porque, hoje, fazer parte de algum grupo representa compartilhar com esse grupo os objetos e bens de consumo. Isso faz com que a pessoa se sinta parte do grupo social. E isso tudo contribui para o aumento do consumismo na nossa sociedade.
No consumo, o ato de compra está ligado à necessidade, à sobrevivência, coisas indispensáveis à vida e ao bem-estar, como por exemplo: água, comida, energia. Por meio das práticas de consumo é que dizemos para o mundo quem nós somos, quem nós não somos, quem gostaríamos de ser e por aí vai. Consumo é identidade.
As necessidades de consumo é algo que deve ser levado em consideração quando se pensa no desenvolvimento de produtos e serviços. “Qualquer cliente pode ter o carro da cor que queira, sempre e quando for preto.”
O consumo gera impacto tanto positivo quanto negativo, pois a medida que consumimos, seja pela necessidade ou pelo consumismo, estamos movimentando a máquina da produção e da distribuição e, por conseguinte, a economia.
Os impulsos do nosso corpo nos levam a consumir mais do que necessário pois ficamos ansiosos e quereremos consumir mais do que podemos. São impulsoseis e desejos que temos exemplo: quando compramos algo ficamos com o desejo de comprareceber mais e o que chama a nossa atenção.
Existem vários motivos que levam um indivíduo a ser compulsivo pelo consumo exagerado, dentre eles podemos citar o desequilíbrio emocional, a necessidade de ser aceito, baixa autoestima, insegurança, status ou a influência do comércio e da mídia.
Consumismo é consumir mais do que precisamos, consumir para construir uma identidade própria, consumir para mostrar um estado socioeconômico, consumir pelo tédio, consumir para aplacar a ansiedade, consumir procurando uma felicidade que nunca chega.
Uma pessoa pode ser considerada consumista quando dá preferência ao shopping a qualquer outro tipo de passeio, faz compras até que todo o limite de crédito que possui exceda, deixa de usar objetos comprados há algum tempo, não consegue sair do shopping sem comprar algo, se sente mal quando alguém usa um objeto mais ...
Os consumidores, como o próprio nome indica, são seres vivos que se alimentam de outros seres vivos para conseguirem a energia e os nutrientes necessários para sua sobrevivência. Organismos consumidores são, portanto, heterotróficos.
Simplesmente porque, além de nos fornecer a energia necessária à sobrevivência e realização de atividades diárias, as substâncias provenientes daquilo que comemos formam nosso corpo.
Os alimentos são utilizados pelo nosso organismo para realizar o metabolismo, ajudar na manutenção e crescimento dos tecidos, além de fornecer energia. Vale destacar, no entanto, que as funções desempenhadas por um dado alimento dependem dos nutrientes que ele possui.
Algumas causas comuns da compulsão alimentar incluem as dietas realizadas de forma incorreta, o estresse, problemas com imagem corporal e dificuldades emocionais. Até mesmo pessoas que comem por conforto emocional podem sofrer de compulsão alimentar.