Quem tem dengue precisa ir no médico?
É fundamental buscar atendimento médico para o tratamento adequado quando se notar a presença de febre acima de 38°C, sobretudo se estiver associada a dor de cabeça, dor no corpo e nas articulações, mal-estar, fadiga, perda de apetite, náuseas, vômitos e manchas vermelhas pelo corpo.Quando devo me preocupar com a dengue?
Os sintomas mais característicos dessa fase são dores abdominais, vômitos intensos, desidratação, falta de apetite e sangramentos nas mucosas. Essa é a fase da dengue com sinais de alerta, nome dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por indicar uma gravidade do quadro clínico.O que fazer quando a pessoa está com dengue?
O tratamento para a dengue é feito para aliviar os sintomas, usando medicamentos que aliviam a febre e as dores. Além disso, a hidratação e o repouso são fundamentais para que o corpo se recupere plenamente. Os sintomas podem continuar por até dez dias, mas a recuperação total leva entre duas e quatro semanas.Quando é preciso internar dengue?
Com sinais de choque. Desconforto respiratório; hemorragia grave; disfunção grave de órgãos.DENGUE GRAVE: Quais são os sinais e quando procurar um médico
Quando a dengue começa a ficar perigosa?
As complicações da dengue hemorrágica costumam surgir entre o 3º e 7º dia de doença, geralmente no mesmo momento que a febre costuma melhorar.Como saber se a dengue está agravando?
Entenda o que é a dengue grave e como é o tratamento
- Dor abdominal intensa e contínua;
- Vômitos persistentes;
- Acúmulo de líquidos em cavidades corporais (seja no abdômen ou entre os tecidos que revestem o pulmão ou o tórax);
- Letargia e irritabilidade;
- Dificuldade de respirar;
- Aumento do tamanho do fígado (hepatomegalia);
O que acontece se não tratar a dengue?
Com o aumento dos casos de dengue, os cuidados precisam ser intensificados para o combate ao mosquito. Muitas vezes, o quadro da doença se agrava, necessitando de hidratação e medicação intravenosa.Quais são os piores dias da dengue?
Dengue com sinais de alertaOs sintomas podem se agravar ao fim da primeira semana e ficarem piores em uma pequena fração de pessoas. Estes casos devem ser tratados com atenção porque podem evoluir rapidamente para dengue grave.
O que não devo tomar se estiver com dengue?
Os anti-inflamatórios como a aspirina, ibuprofeno e naproxeno são contraindicados para tratar a dengue porque podem aumentar o risco de sangramento, que é uma complicação grave da doença.Qual o momento mais crítico da dengue?
O período crítico será durante a transição da fase febril para a afebril, que geralmente ocorre após o terceiro dia da doença. Em casos menos graves, quando os vômitos ameaçarem causar desidratação ou acidose, ou houver sinais de hemoconcentração, a reidratação pode ser feita em nível ambulatorial.O que faz a dengue piorar?
A principal causa de morte por dengue é o chamado "choque", que se refere ao estado de choque circulatório. Nele, há uma queda acentuada da pressão arterial seguida de insuficiência circulatória grave. O quadro acontece quando líquidos escapam dos vasos sanguíneos e vão parar nos tecidos ao redor.Qual o repouso para quem está com dengue?
A medida do repouso é para aliviar os sintomas. Além disso, não se agasalhar excessivamente e beber muito líquido para evitar a desidratação provocada pela febre, responsável por outros sintomas desagradáveis.Quando ir pro hospital em caso de dengue?
Esses sinais incluem dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes, sangramento de mucosas e hipotensão postural, nestes casos é essencial procurar atendimento médico.O que fazer para evitar dengue hemorrágica?
Colocar telas de proteção em todas as janelas e portas para evitar a entrada do mosquito dentro de casa; Consumir alimentos com vitamina K que ajudam na coagulação sanguínea como brócolis, repolho, nabiça e alface que ajudam na prevenção da dengue hemorrágica.Quais são os sinais de alarme da dengue?
Sinais de alarme da dengue:
- Dor abdominal;
- Vômitos persistentes;
- Acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico);
- Hipotensão postural e/ou lipotímia;
- Letargia e/ou irritabilidade;
- Hepatomegalia maior do que 2cm abaixo do rebordo costal;
- Sangramento de mucosa e;
- Aumento progressivo do hematócrito.