Embora o símbolo da Casa Grifnória, na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts seja um leão, o seu nome em inglês Gryffindor é uma contração da palavra "Griffin" (grifo) com "dor" que poderia vir do francês "d'or", resultando em Grifo de Ouro.
Grifinória (do original, Gryffindor) tem vários significados possíveis, com base em seu nome. A teoria mais popular fala a respeito do fantástico animal Grifo (Griffin), que possui corpo de leão e cabeça de águia. Além disso, "dor", em inglês arcaico tem o mesmo significado de "door", que é portão.
A Grifinória é conhecida pela bravura e cavalheirismo. Suas cores são vermelho e ouro, o símbolo da casa é um leão e seu fantasma é o Cavalheiro Nicholas de Mimsy-Porpington, também conhecido como Nick Quase Sem Cabeça.
Grifinória é uma das quatro casas da escola de magia e bruxaria de hogwarts, fundada por gódrico grifinória. seu animal símbolo é o leão, e suas cores são o vermelho e o dourado. a professora minerva mcgonagall é a diretora mais recente da casa.
Os grifos são elementos presentes em diversas mitologias, contudo, é na mitologia grega que eles são mais reconhecidos (até hoje) e possuem mais detalhes. Mas a figura do grifo – aparentemente – surgiu no Oriente Médio, onde os babilônios, assírios e persas “deram vida” a esta criatura em pinturas e esculturas.
Sonserina, em parte conhecido por sua capacidade de conversar com cobras, está ligado aos animais – a cobra é, afinal, o símbolo da casa da Sonserina em Hogwarts. Por isso, os pesquisadores escolheram o nome Trimeresurus salazar. Na pesquisa, a equipe sugere que o animal seja conhecido como a víbora de Salazar.
Sonserina é uma das quatro casas da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e foi fundada por Salazar Slytherin. Os Sonserinos são conhecidos por serem astutos e ambiciosos, embora muitos vejam a Sonserina como a Casa do mal. Os membros residem nas masmorras.
Quem pertence à casa Sonserina é ambicioso, orgulhoso e astuto. Nos filmes da saga Harry Potter, tais características estão personificadas em diversos personagens icônicos, como Draco Malfoy, Severo Snape e Horácio Slughorn.
Casa Corvinal (Ravenclaw) Fundada por Rowena Ravenclaw Corvinal é uma das quatro casas da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Seus membros são caracterizados por sua inteligência, aprendizado e sabedoria. Suas cores são o azul e o bronze e seu animal emblemático é uma águia.
Astúcia. Assim como a serpente é símbolo de astúcia, também é o símbolo da Sonserina. A astúcia faz com que a pessoa seja capaz de agir de modo a trazer vantagens para si mesma, evitando também que ela venha a ser enganada por outras pessoas.
A Casa Grifinória enfatiza os traços de coragem, ousadia, bravura e cavalheirismo, portanto, seus membros são geralmente considerados nobres, embora às vezes ao ponto da imprudência.
Em síntese, Grifinória (Gryffindor) é o lar dos ousados e corajosos. Na Sonserina (Slytherin) moram os astutos e ambiciosos. Corvinal (Ravenclaw) é a morada dos que se destacam pela inteligência e priorizam o aprendizado. Em Lufa-Lufa (Hufflepuff) residem os mais leais e justos.
A palavra "Grifinória" (Gryffindor, em inglês) esconde vários significados. Um conceito bastante popular é que se refere ao grifo, animal com cabeça de águia e corpo de leão.
O filme gira em torno de quatros bruxos, que estudam em Hogwarts e guardam um segredo em comum: são os herdeiros dos fundadores das casas da escola de magia. São eles, Tom Riddle (Sonserina), Grisha McLaggen (Grifinória), Wiglaf Sigurdsson (Corvinal) e Lazarus Smith (Lufa-Lufa).
Corvinos possuem traços de inteligência, sabedoria, esperteza e criatividade. Muitos inventores e inovadores conhecidos vieram da Corvinal. No entanto, os corvinos são acusados de prejudicarem uns aos outros, a fim de ganharem posição maiores.
O grifo é uma criatura lendária milenar, de origem asiática, metade águia, metade leão, conhecido por representar as virtudes da sabedoria e da força, conforme descrevem algumas lendas.
O leão alado, ou Leone di San Marco (Leão de São Marcos) é considerado uma representação de proteção, paz e, principalmente, tradição cristã. O projeto Leoni Nelle Piazze (Leões nas Praças) vai contemplar Flores da Cunha e outros quatro municípios da região, comemorando os 138 anos da imigração italiana.