Algumas medicações podem afetar a durabilidade do seu botox, é o caso dos relaxantes musculares, alguns antibióticos, anti-hipertensivos e antiinflamatórios, principalmente os corticóides.
O uso de antiinflamatórios também diminui o efeito da toxina botulínica, principalmente os corticoides. Obviamente que, caso seja necessário, a ingesta destes medicamentos não deve ser evitada de forma alguma, até porque há diversas patologias que só podem ser tratadas com esses medicamentos.
Evite ingerir álcool ou medicamentos com aspirina ou ibuprofeno nas primeiras 24 horas após o procedimento. Essas substâncias podem aumentar o risco de sangramento e hematomas.
Em pacientes que realizam o procedimento frequentemente, essa é a principal causa de redução da durabilidade do produto. A resistência pode ocorrer de forma primária, desde a primeira aplicação, sendo de causa desconhecida ou de forma secundária, após múltiplas aplicações, a mais comum.
Antibióticos e Anti-inflamatórios cortam o efeito da Toxina?
Quem faz botox pode tomar antibiótico?
Os seguintes medicamentos podem exacerbar os efeitos da toxina botulínica, não sendo indicado o seu uso concomitante: Antibióticos da classe aminoglicosídeo (amicacina, gentamicina, neomicina…).
Medicamentos como anti-inflamatórios, antibióticos ou anticoagulantes, quando utilizados antes ou no dia da aplicação da toxina botulínica, podem causar a potencialização da toxina e inibir ainda mais as atividades musculares.
Após o paciente tomar um anti inflamatório comum não esteroidal, eu percebo uma perda significativa na ação da toxina. Em muitos casos onde a aplicação da toxina é recente, eu percebo que às vezes parece que você injetou água no paciente. O anti-inflamatório destrói a ação da toxina.
Além do colágeno, outra suplementação vem ganhando cada vez mais espaço e notoriedade quando o assunto é prolongar os efeitos do botox: fitase e zinco.
Não tomar aspirina ou medicamento similar por dois dias após a aplicação; Sensações como dor de cabeça ou dores locais também podem ocorrer após a aplicação e podem perdurar por um dia, sendo aliviado com o uso de dipirona ou paracetamol.
É por causa do calor e do sol que aquecem a pele e contribuem para a degradação da toxina. Pessoas que passam por momentos de estresse também tendem a ter efeitos menos duradouros. Em geral, tudo o que envolve mais atividade, tensão ou movimento pode encurtá-los — continua García Monforte.
Evite deitar por pelo menos 4-6 horas após o procedimento. Deitar cedo demais pode causar deslocamento do botox. Logo, mantenha-se em posição vertical para garantir que o produto permaneça onde foi aplicado. Neste período, também é bom evitar atividades que exijam que você se curve para frente.
Qual remédio não pode tomar quando faz preenchimento?
Evitar tomar Aspirina ou anti-inflamatórios por 3 dias antes da aplicação para diminuir o risco de hematomas; O uso de maquiagem pode ser feito imediatamente após a aplicação; A área tratada não deve ser exposta ao frio ou calor intenso, assim compressas quentes ou geladas são contraindicadas.
De acordo com a médica, o uso de determinados medicamentos também tende a reduzir o efeito da substância. Fumar em excesso, ficar bastante tempo exposto ao sol e não ter hábitos saudáveis são práticas que interferem no efeito da toxina botulínica, conforme numera Mariana.
A vitamina D é um dos fatores que ajudam muito na durabilidade do botox. Sendo assim, busque reservar um período do seu dia para tomar sol ou, então, algum suplemento sob prescrição médica. O óculos de grau/sol pode te fazer evitar franzir a testa, no ato de leitura ou de propriamente de sair na rua num dia ensolarado.
A hidratação não apenas mantém as rugas afastadas, mas ajuda a manter seu botox. Além de beber água, hidrate a pele com tratamentos tópicos. Escolha um hidratante com ácido hialurônico para reduzir a inflamação e retardar o processo com o qual seu corpo quebra seus injetáveis.
Evite o uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) e aspirina nas primeiras 24 horas após o procedimento, pois esses medicamentos também podem aumentar o risco de hematomas.
Quantos dias sem tomar antiinflamatório depois do botox?
Evitar tomar Aspirina (ácido acetil salicílico) ou outros anti-inflamatórios por 3 dias antes da aplicação para diminuir o risco de hematomas. Após a aplicação, não há restrições ao retorno das atividades habituais.
SIM! Apesar de raro, a aplicação de toxina botulínica pode desencadear uma cefaleia – dor de cabeça – leve nos primeiros dias pós aplicação. Além disso, não há contraindicação ao uso de analgésicos.
Estou gripada. Posso realizar o procedimento do botox? Na presença de inflamação e infecção a relização de procedimentos eletivos, como os esteticos, são cotra indicados. É necessario então aguadar a melhora do quadro de gripe e depois realizar a aplicação da toxina botulinica com profissional habilitado.
A aplicação é rápida, dura em média 10 minutos. O resultado será percebido após 48h da aplicação do Botox e com 15 dias atingirá seu efeito máximo. Geralmente, o Botox dura de 4 a 6 meses.
Para prolongar os efeitos do botox, evite ficar franzindo a testa, apertando os olhos ou realizando expressões faciais que formem vincos profundos. Preste atenção nesses hábitos e procure relaxar os músculos faciais sempre que possível.