Quais as 2 condições para que o empregado faça jus ao recebimento do DSR?

O DSR é um direito garantido pela referida lei e pela Constituição Federal em seu art. 7º, inciso XV, ao empregado que não faltar durante a semana sem motivo justificado, ou seja, que tenha cumprido integralmente o seu horário de trabalho na semana.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando o empregado tem direito ao DSR?

7º, inciso XV. De acordo com a Lei no 605/1949, “todo empregado tem direito ao repouso semanal remunerado de vinte e quatro horas consecutivas, preferentemente aos domingos e, nos limites das exigências técnicas das empresas, nos feriados civis e religiosos, de acordo com a tradição local”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

Quem faz jus ao DSR?

Quem tem direito ao DSR? Todos os trabalhadores rurais ou urbanos regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) têm direito ao Descanso Semanal Remunerado (DSR).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sindeepres.org.br

Como funciona a regra do DSR?

O cálculo do DSR é simples, basta multiplicar o salário recebido pelo número de dias de descanso no mês e dividir pelos dias úteis. Por exemplo, se o salário é de R$ 2.500 e o mês tem 4 domingos e 22 dias úteis, o DSR seria: 2.500 x 4 / 22 = 454,54.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em rwtech.com.br

Quais são as condições para o trabalhador usufruir do repouso semanal remunerado (RSR)?

A regra geral é que, após seis dias consecutivos de trabalho, o empregado adquire o direito de usufruir de seu descanso semanal remunerado pelo prazo mínimo de 24 horas, sem qualquer prejuízo ao salário ou remuneração.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ifractal.com.br

COMO CALCULAR DSR

Quando eu perco o repouso remunerado?

O DSR é descontado quando há faltas sem justificativa ou atrasos. Além disso, saídas durante o expediente, mesmo que por breves períodos, podem resultar na redução da remuneração. É importante destacar que o desconto DSR pode variar de acordo com a natureza da jornada estabelecida entre o funcionário e a empresa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meutudo.com.br

O que diz o artigo 67 do CLT?

67 - Será assegurado a todo empregado um descanso semanal de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Quando pode descontar o DSR?

O desconto do DSR acontece na folha de pagamento com redução da remuneração e evidencia a importância da comunicação entre empresa e colaborador. A empresa só não pode descontar o DSR quando o funcionário apresentar atestado ou justificar legalmente a ausência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

É obrigatório o pagamento de DSR?

Como descrevemos acima, tanto a CLT quanto a Lei n.º 605/49 determinam que todos os trabalhadores em regime de contratação CLT têm direito ao DSR. maCom isso, esse é um direito que não pode ser excluído do contrato de trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oitchau.com.br

Quais verbas incide o DSR?

Novo entendimento do TST prevê que o repouso semanal remunerado, quando majorado por horas extras, deve repercutir no cálculo de verbas salariais, como férias, 13º salário, aviso prévio e FGTS.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pinheiroguimaraes.com.br

Quem tem direito a DSR sobre comissão?

Quem trabalha de forma comissionada também tem direito a esse valor extra, o DSR sobre comissão. É muito importante entender o cálculo envolvido, bem como a legislação que regula esse adicional para efetuar os pagamentos de forma correta e também evitar problemas com leis trabalhistas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em coalize.com.br

Como é calculado o repouso remunerado?

Como calcular o descanso semanal remunerado considerando Hora Extra
  1. turno diurno = valor da hora trabalhada + 50% valor da hora trabalhada;
  2. turno noturno = valor da hora trabalhada + 50% valor da hora trabalhada + 20% valor da hora trabalhada;
  3. intrajornada = valor da hora/minuto trabalhado + 50%
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.convenia.com.br

O que diz o artigo 605/49?

Dispõe sobre o repouso semanal remunerado e o pagamento de salário nos dias feriados civis e religiosos. Faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www2.camara.leg.br

Não faz jus ao pagamento de repouso semanal remunerado o trabalhador que?

Não faz jus ao pagamento do Repouso Semanal Remunerado, o trabalhador que. trabalhe apenas cinco dias na semana, isto é, de segunda a sexta-feira.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em questoes.grancursosonline.com.br

Como o artigo 7o da lei no 605?

DISPÕE SOBRE O REPOUSO SEMANAL REMUNERADO E O PAGAMENTO DE SALÁRIO NOS DIAS FERIADOS CIVIS E RELIGIOSOS.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em modeloinicial.com.br

Porque pagar o DSR sobre horas extras?

O que é DSR sobre hora extra? Quando o funcionário realiza hora extra, ele está utilizando o tempo que deveria estar descansando para trabalhar. O DSR sobre hora extra inclui esse período a mais de trabalho no cálculo do descanso semanal remunerado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

Qual a obrigação do empregador em relação ao DSR?

De acordo com o Artigo 67 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o DSR deve ter, no mínimo, 24 horas consecutivas. A cada semana trabalhada, o funcionário tem direito a um dia de descanso, preferencialmente aos domingos, que deve ser remunerado pelo empregador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em onze.com.br

O que acontece se eu trabalhar 7 dias seguidos?

Viola o art. 7º, XV, da CF a concessão de repouso semanal remunerado após o sétimo dia consecutivo de trabalho, importando no seu pagamento em dobro. Portanto, o empregado que trabalhar 7 dias seguidos terá direito ao pagamento do DSR em dobro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem trabalha 12x36 tem direito a DSR?

Por isso, com as 36 horas sem atividade, entende-se que os dias de feriado e descanso semanal remunerado já estão inclusos na carga horária e na remuneração. Portanto, para quem trabalha na jornada 12 x 36, caso seja feriado em seu dia de trabalho, não tem direito à folga e nem ao adicional de 100%.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sintercamp.org.br

Quando se aplica o DSR?

O DSR pode ser descontado em folha de pagamento quando há falta sem justificativa ou se a sua jornada de trabalho não for cumprido de forma integral.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tangerino.com.br

O que diz o artigo 67 da CLT?

67 DA CLT . A inobservância do período de descanso de 24 (vinte e quatro horas previsto no art. 67 da CLT confere ao empregado do direito ao pagamento, como extras, das horas não concedidas a esse título.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem tem direito ao descanso semanal remunerado?

Art. 1º Todo empregado tem direito ao repouso semanal remunerado de vinte e quatro horas consecutivas, preferentemente aos domingos e, nos limites das exigências técnicas das empresas, nos feriados civis e religiosos, de acordo com a tradição local.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

O que diz a CLT sobre desconto de DSR?

O art. 6, da Lei 605/49, é taxativo em afirmar que o empregado perde a remuneração do dia de repouso quando não tiver cumprido integralmente a jornada de trabalho da semana. Porém, se as faltas forem consideradas justificadas, o empregador não poderá descontar o DSR.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cremasco.adv.br

O que diz o art. 482 CLT?

"Art. 482 Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador: f) embriaguez habitual ou em serviço, § 1º Constitui igualmente justa causa para a dispensa de empregado, a prática, devidamente comprovada em inquérito administrativo, de atos atentatórios à segurança nacional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em legis.senado.leg.br

O que diz o artigo 474 da CLT?

A suspensão disciplinar, por disposição legal (artigo 474 da CLT), não pode ser superior a 30 (trinta) dias consecutivos, sob pena de ser considerada falta grave por parte do empregador, importando na rescisão indireta do contrato de trabalho por parte do empregado, conforme dispõe a letra "b" do artigo 483 da CLT.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiatrabalhista.com.br