A cor roxa é utilizada no tempo da Quaresma e também no tempo de preparação do Natal, que é o Tempo do Advento. A cor roxa evoca sobriedade, preparação e conversão. Já o verde, é utilizado no Tempo Comum.
A cor roxa simboliza a preparação, penitência ou conversão. Usa-se no Advento, na Quaresma, na Semana Santa (até Quinta-Feira Santa de manhã), e na celebração de Finados, como também nas exéquias.
Isso barra a entrada das energias negativas e cria uma camada de proteção para o lar. Não coloque flores em casa, evite música alta, imagens apelativas e discussões. Não acender vela de forma alguma.
Qual a ordem das cores para acender as velas do Advento?
Coroa do Advento (ou guirlanda do Advento) é um objeto muitas vezes de forma circular coberto de ramos verdes (ou o chamado ''festão''), no qual se colocam quatro velas, uma cada domingo do Advento: verde no 1º domingo, roxa no 2º domingo, vermelha no 3º domingo e branca no 4º domingo.
1. A Primeira Vela - A Vela da Esperança (ROXA): A primeira vela do Advento, geralmente acesa no primeiro domingo de dezembro, simboliza a esperança. Representa a expectativa do nascimento de Jesus e nos lembra a promessa da vinda do Salvador.
A cada domingo uma vela é acesa; no 1° domingo uma, no segundo duas e assim por diante até serem acesas as 4 velas no 4° domingo. A Coroa de Advento tem a sua origem em uma tradição pagã européia.
“o uso (costume) de cobrir as cruzes e as imagens na igreja, desde o V Domingo da Quaresma, pode ser conservado segundo a disposição da Conferência Episcopal. As cruzes permanecem cobertas até ao término da celebração da Paixão do Senhor na Sexta-feira Santa; as imagens até ao início da Vigília Pascal”.
A Cor litúrgica desta festa é branco. Nesta solenidade do Corpo e Sangue de Cristo deve haver um espaço simbólico voltado para eucaristia com a finalidade de convidar e incentivar os celebrantes à ação de graças ao Pai.
O branco representa alegria e vitória e é usado nas festividades de Páscoa, Natal, Festas de Santos e de Nossa Senhora. Também são usados dourado e prateado nessas celebrações.
Lætare (lat. laetare "Alegra-te!"), também chamado de "Domingo Laetare" ou "Domingo da Alegria", é o quarto domingo da quaresma. O rosa representa uma quebra na austeridade do Advento ou da Quaresma, simbolizando uma alegria contida.
Verde é a cor da natureza, além disso, ela simboliza a estabilidade, a constância, sabedoria e longevidade. Dourado – prosperidade e virilidade; Azul Escuro – é a cor espiritual, muito usada para realizar meditação; Azul Claro – jovialidade, captação de energias, equilíbrio emocional, mental e justiça.
As tendências de decoração de Páscoa 2024 estão mais vibrantes e diversificadas do que nunca. Cores pastel continuam sendo uma escolha popular. Contudo, também vemos uma crescente inclinação para tons mais ousados, como o amarelo vibrante e o verde esmeralda.
Durante a quaresma devemos praticar ainda mais a virtude da penitência, ou seja, precisamos nos arrepender dos nossos pecados, sentir dor por ofender a Deus e empregar esforços para combater de maneira prática essas más tendências da nossa alma.
Defumar a casa semanalmente é algo útil durante o ano inteiro, mas na Quaresma, a atitude é ainda mais indispensável. “A forma mais simples é utilizando aqueles bastões de ervas ou incensos naturais.
Pode ser de vela para o anjo da guarda na Quaresma?
🕯️ Muita gente tem dúvidas se pode ou não acender velas na quaresma. E para surpresa de muitos, não tem problema nenhum em cultuar o seu sagrado em períodos de quaresma, é até recomendável que sim, vem comigo nesse vídeo que eu te explico melhor.
Três práticas são importantes durante a Quaresma: caridade, oração e jejum. A cultura popular tem regras rígidas para este período e que ainda são observadas no interior. Por exemplo: na Sexta-feira da Paixão não se varre a casa, nem se lava roupa.
É uma espera parecida com o Advento, em que a os Cristãos esperam pelo nascimento de Jesus, na quaresma esperam pela ressurreição, o segundo nascimento. Glória e Aleluia são palavras de louvação e que não devem ser expressas neste tempo.
O tempo que antecede a Páscoa é a Quaresma, que representa o caminho de nossa vida terrena, com suas sombras cotidianas, os riscos, os perigos, as adversidades, os esforços, os fracassos e os sacrifícios. É um tempo de conversão, arrependimento, luta contra o mal e esperança do bem maior.
A terceira vela acesa nos convida à alegria e ao júbilo pela aproximação da chegada de Jesus. A cor litúrgica, o rosa, indica justamente o Domingo da Alegria, ou o Domingo Gaudette, onde transborda nosso coração de alegria pela proximidade da chegada do Senhor.
A primeira vela é roxa, a cor principal do Advento e uma cor que simboliza a realeza. Por vezes chamada “Vela da Profecia”, a primeira vela remete-nos para a previsão de Isaías do nascimento de Cristo e para todas as promessas que Deus nos fez no Antigo Testamento e que se cumpririam com o nascimento de Jesus.