A alface é rica em vitamina A, um micronutriente importante para manter a saúde dos olhos, prevenindo a xeroftalmia e a cegueira noturna, além de prevenir a degeneração macular associada com a idade.
A alface é indicada ainda para quem sofre de insônia, pois seu teor de lactucarium ajuda a induzir ao relaxamento e ao sono. As suas folhas são ricas em vitamina A, que ajuda a reduzir o risco de câncer de boca e câncer de pulmão.
A alface possui baixo teor calórico, já que cada 100 g dela contém somente 15 calorias. A folha contém vitamina A, vitamina C, niacina (vitamina do complexo B) e minerais como cálcio, fósforo e ferro. É rica também em zinco, cobre, enxofre, silício, ácido fólico e clorofila.
Consumir a hortaliça ajuda a acalmar e pode diminuir a ansiedade. Isso acontece porque a alface tem uma substância conhecida como lactucina que relaxa o organismo e pode ajudar até mesmo a combater a insônia. Por isso, o alimento é considerado um calmante natural.
Por que nós devemos comer alface todos os dias? 1 - Fortalece o sistema imunológico: Fontes de vitamina C, as folhas de alface ajudam a manter o corpo livre de resfriados, gripes e outras inflamações comuns, melhorando os mecanismos de defesa do organismo.
CUIDADO DOENÇA FÚNGICA QUANDO PLANTAR ALFACE - TENHA PLANEJAMENTO!
Faz bem comer alface todo dia?
O consumo regular de alface ajuda a diminuir a retenção de líquidos, pois é um vegetal rico em água, de forma que a cada 100g existem 95,9 gramas de água, o que ajuda a estimular a eliminação do excesso de água pela urina.
Além do alto teor de fibras, as alfaces contêm sais minerais como cálcio, potássio e ferro, além de vitaminas do complexo B e vitamina C, que dá suporte ao sistema imunológico. E a melhor parte é que você pode consumi-las sem culpa: 100 gramas do alimento contém apenas 13 calorias.
A nutricionista Gabriella Ferrari, de Brasília, garante que sim. “A alface é basicamente constituída por fibras. Ela também é uma ótima fonte de antioxidantes”, afirma a nutricionista.
Claro que você não vai comprometer a dieta se exagerar na alface – um prato cheio de folhas tem entre 11 e 15 calorias. O perigo está nos acompanhamentos que você coloca em cima das folhas para “dar sabor”: tomate seco, nozes, croûtons, mussarela de búfala, azeitonas, gorgonzola…
O chá de alface serve para ajudar as pessoas a dormirem melhor por conta de seu efeito relaxante e sedativo, sendo altamente indicado para quem sofre com ansiedade e estresse. Uma xícara de chá de alface antes de dormir pode ser um grande aliado no combate da insônia.
A rúcula é rica em vitaminas A e vitamina C, e compostos fenólicos, como luteína e zeaxantina, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a melhorar a saúde dos olhos, controlar os níveis de açúcar no sangue e a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Melhora o trânsito intestinal; Previne o câncer, por ser rico em flavonoides e lignanas, que são antioxidantes poderosos; Melhora a saúde da pele, unhas, olhos e cabelo, por conter antioxidantes e carotenoides; Melhora a saúde do coração, por ser rico em potássio.
"Nada deve ser consumido indiscriminadamente. Nem mesmo alface! Além de ser calmante, vejo muita gente começar a fazer dieta e se jogar na alface. Rica em manganês, ela pode prejudicar o funcionamento da tireoide se for ingerida em demasia, atrapalhando o processo de emagrecimento.
Schubert explica que alimentos crus, como a alface e outros vegetais comuns em saladas, contêm uma grande quantidade de fibras. Estas fibras, embora benéficas para o organismo, são de digestão mais lenta e podem sobrecarregar o trato gastrointestinal quando consumidas em horários próximos ao do sono.
No combate ao colesterol, a alface é eficaz devido às suas fibras, carotenos e vitamina C, que ajudam a reduzir o colesterol LDL (ruim) e prevenir doenças cardíacas. As fibras também auxiliam na eliminação de sais biliares, obrigando o corpo a produzir mais bile e eliminar mais colesterol.
🌿 A alface roxa contém antocianina, um pigmento antioxidante que protege as células e promove a longevidade. Já a alface crespa verde possui um pouco mais de vitamina C, outro poderoso combatente dos radicais livres. Que tal misturar as duas no seu prato e transformá-las numa salada deliciosa e nutritiva?
A alface americana é conhecida pelo seu alto teor de fibras, vitaminas e minerais, contribuindo para a digestão, imunidade e saúde óssea. Por outro lado, a alface romana destaca-se pelo seu alto teor de fibras e vitamina K, beneficiando a saúde digestiva e óssea.
Fazer chá de alface consiste em, basicamente, ferver as folhas, esperar esfriar e oferecer à criança em pequenas doses, como uma colher de sopa. No entanto, é possível incrementar a receita com mel ou maçã para que fique mais docinha, mas sem adicionar açúcar.
Além do licopeno, o tomate também é rico em vitamina C e potássio que, juntos, favorecem o transporte do oxigênio no sangue, trazendo importantes benefícios para a saúde cardiovascular. “O licopeno e a vitamina C auxiliam na prevenção de doenças do coração, controlando também os níveis de colesterol.
Pele: A alface possui um alto nível de antioxidantes como betacaroteno. Em conjunto com a vitamina C, o consumo de alface garante uma pele radiante, macia e protegida dos radicais livres. Assim, é um bom alimento para prevenir o aparecimento de rugas, pigmentação e envelhecimento precoce.