Utiliza-se cobre na confecção de diversas ligas metálicas, tais como bronze e latão, além da produção de moedas, fios, conectores eletrônicos, tubulação de água e vapor, entre outros produtos. O cobre desempenha um papel muito importante em nossa biologia, sendo um elemento traço de grande necessidade.
Mas em quais outras aplicações podemos encontrar o cobre? O cobre pode ser encontrado em tubulações para água fria, água quente e até mesmo transporte de gases. Além disso, como o cobre é um produto reciclável, não polui o meio ambiente, promovendo a sustentabilidade e garantindo um planeta ainda mais limpo.
De forma geral, esse metal é muito utilizado nos segmentos de eletricidade e construção civil, que são responsáveis por cerca de 60% do consumo mundial de cobre, mas ele também pode ser aproveitado nas indústrias de bens de consumo, na fabricação de máquinas e equipamentos e nos meios de transporte.
As minas de produção de minério de cobre no Brasil ocorrem apenas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, segundo a edição mais recente do Anuário Mineral Brasileiro (edição de 2018, referentes aos dados consolidados do ano de 2017) publicado pela Agência Nacional de Mineração.
O cobre é conhecido pela alta performance na condutividade elétrica e está presente em diferentes produtos, como computadores, celulares, tablets, smartphones e outros dispositivos móveis, além de televisores e refrigeradores.
podem ser comercializado com ou sem capa. Além disso, o Cobre é encontrado, principalmente, em fios, cabos, motores de geladeira, motores de carros, motores elétricos, além de tubos e materiais elétricos em geral.
Entre os alimentos mais ricos em cobre podemos destacar os mariscos, os miúdos, os ovos, algumas sementes, os legumes, os cereais integrais, os cogumelos, as frutas secas, a batata e o chocolate (já que o cacau possui alto teor de cobre).
Procure pela cor de pátina sobre o metal. Objetos mais velhos de cobre terão uma corrosão verde que se desenvolve com o tempo, devido à oxidação, conhecida como pátina. Objetos de bronze ficam em um tom marrom escuro a preto depois da oxidação.
Assim como o ferro, ele está presente em latas de bebidas, alimentos, utensílios domésticos, ferramentas, peças, carcaça de automóveis, estrutura de construções e muito mais.
O cobre foi provavelmente o primeiro metal minerado e trabalhado pelo homem. Foi originalmente obtido como um mineral nativo e posteriormente da fundição de minérios. Estimativas iniciais da descoberta do cobre sugerem por volta de 9000 a.C. no Oriente Médio.
O cobre tem extenso uso nas indústrias de fios e cabos elétricos, que absorve mais de 50% desse metal, sendo o restante utilizado em ligas especiais, tubos, laminados e extrudados.
O cobre mel, é um cobre granulado livre de quaisquer impurezas. Para produzir um cobre com essa qualidade, é necessário um processo de separação à seco com maquinário específico.
Por ser bom condutor de eletricidade e calor, o cobre costuma ser usado em instalações elétricas, aparelhos elétricos e eletrônicos, radiadores de motores para veículos e aparelhos de ar-condicionado. Também é muito utilizado em tubulações de água e outras partes do sistema hidráulico de uma casa.
Sondas e cateteres com fios de cobre permitem que os médicos obtenham informações detalhadas sobre a função cardíaca do paciente. Além disso, os fios de cobre também são usados em inaladores, vaporizadores e nebulizadores, dispositivos muito usados por pacientes que exigem cuidados respiratórios.
É encontrado na natureza em diversos minerais, sendo a calcopirita a principal fonte mineral. É aplicado na fabricação de diversas ligas metálicas (como latão e bronze), além da confecção de moedas, fios, conectores elétricos, tubulações, entre outros produtos.
O cobre está presente na crosta terrestre, principalmente, como minerais sulfetados de cobre e ferro. Minérios de cobre possuem teores de 0,5% à 1 ou 2% Cu. Cobre é obtido desses minérios por con- centração, smelting e refino.
O cobre é um metal, encontra-se no estado sólido em condições normais de temperatura e pressão, possui brilho metálico e coloração avermelhada ou de cor castanha, isso devido a impurezas e óxidos.
O cobre ingerido pela dieta é absorvido no estômago e no intestino delgado, sendo transportado para o fígado. Neste, ele é armazenado ou ligado à ceruloplasmina, podendo então ser distribuído para o organismo ou excretado pela bile.